Coluna Social

Coluna Social 30/06/2023

Destaque: A artista plástica roraimense, Carmézia Emiliano vai expor na 35ª Bienal de São Paulo  

Com Tudo  

* Depois do sucesso com a exposição individual no MASP, a artista plástica roraimense, Carmézia Emiliano, foi  selecionada para a 35ª  Bienal de São Paulo, que é o que se pode chamar de consagração máxima nacional para um artista brasileiro. A Bienal de São Paulo, é a maior bienal de arte do hemisfério sul e um dos três  principais eventos do Circutio Mundial de Arte, os outros dois são a Bienal de Veneza, na Itália, e a Documenta Kassel, na Alemanha. O anúncio dos selecionados pode ser conferido pelo site https://35.bienal.org.br/participantes. Carmézia participará desse importante evento com 10 obras. Outro roraimense, em destaque, é  Augusto Luitgards, responsável pela exitosa mentoria de Carmézia  desde 2005 e que agora colhe bons frutos.  

Com Nada

* Uma das principais queixas da pandemia, é a queda excessiva de cabelos, principalmente nas mulheres. E de acordo com os médicos, esse quadro se agrava nas mulheres com mais de 40 anos, por conta da menopausa. Ou seja, mulheres que tiveram episódios de Covid e estão entrando na menopausa, são as mais prejudicadas. Só pra se ter uma idéia, algumas inclusive, após tentarem de tudo pra estancar a perda dos fios sem sucesso, já se submeteram inclusive a implantes capilares, um procedimento invasivo que retira filetes de couro cabeludo da própria paciente e implanta fio a fio  nas áreas afetadas. O procedimento requer muita habilidade e repouso no pós operatório. A má noticia para elas, é que, dependendo da paciente, infelizmente, nem sempre da muito certo.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Da série “Roraimenses que brilham”, a artista plástica, Carmézia Emiliano e o marchand Augusto Luitgards, em clima de contagem regressiva para a 35ª  Bienal de São Paulo 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Em Manaus  

* O artista plástico, poeta e compositor Rui Machado, estará mais uma vez expondo na Galeria de Artes do ICBEU Manaus, no próximo mês de julho, com abertura no dia 6, às 19:00 h. O evento acontece a convite do Presidente da instituição, Luis Fabian Pereira Barbosa, para celebrar o aniversário do referido instituto, que  completa 67 anos de existência.  

*Segundo Rui Machado, esta será a maior exposição de sua carreira, haja vista que serão 70 obras, quantidade nunca antes exposta pelo artista.  São trabalhos pintados nos anos de 2020 a2023, a grande maioria durante a pandemia. A Mostra ficará aberta ao público até 4 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 15h as 20h.  

Madona  

* No mundo inteiro não fala em outra coisa, senão no adiamento da estréia da turné da cantora Madonna, que teve de ser internada as pressas na UTI, há alguns dias, por conta de uma infecção bacteriana severa. De acordo com a assessoria da estrela, sua saúde está melhorando, mas ainda requer muitos cuidados.  

* Aos 64 anos, mãe de seis filhos (dois biológicos e quatro adotivos), antes de ser internada Madona estava ensaiando 12 horas por dia para a turnê “Celebration”, anunciada em janeiro, em comemoração aos seus 40 anos de carreira, cuja estréia estava confirmada para  15 de julho, em Vancouver –  Canadá. A nova data, ainda não foi divulgada.  

Da MSF 

* A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras está dando apoio ao trabalho de assistência à população da Terra Indígena Yanomami. As ações de MSF ocorrem em parceria com a SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena), do Ministério da Saúde, e estão focadas no combate à malária na região de Auaris/ Roraima.   

* A doença é endêmica na região e representa um grave problema de saúde que atinge adultos e crianças. Em função da incidência elevada, uma estratégia de busca ativa de casos foi adotada na região por MSF e pelo DSEI-Yanomami (Distrito Sanitário Especial Indígena), divisão do sistema de saúde pública indígena dedicada ao atendimento no território Yanomami.  

Da MSF II 

* De acordo com a MSF, as equipes de percorrem longas distânciasna TI Yamomami, para chegar às comunidades e realizar a testagem da população. Além do território indígena Yanomami, uma equipe de Médicos Sem Fronteiras também trabalha na assistência médica aos indígenas na Casa de Apoio à Saúde Indígena Yanomami (CASAI-Y), em Boa Vista.  

* Devido à grave situação sanitária no Território Indígena Yanomami, Casai vem absorvendo um número elevado de pacientes e tem trabalhado  com uma ocupação muito superior à capacidade das instalações. Por isso, a atuação de MSF tem sido importante para aliviar a sobrecarga de pacientes no local.  

 D. Lourdinha Pinheiro e D. Marta Pinheiro, em recente acontecimento social 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas  

* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, o Sr. Zelio Mota, Professora Ivone Magalhães Duarte, Marcione Moraes e Ralf Weisseistein.  

* No sábado, quem troca de data é Cássio Dib, Ivan Luiz Albuquerque, Cássio Dib e Rita de Cássia Fonseca Abreu.  

* No domingo, estarão de aniversário, professora Gardênia Neves e a colega jornalista Cyneida Correa.  

* Daí que mais uma vez a gente vai perguntar, o que foi mesmo que aconteceu com a nomeação do Secretário de Cultura que segue sem titular há mais de dois meses.  

* No principio, os artistas ainda se mobilizaram em torno dos nomes que foram lançados. Mas o tempo passou e ninguém ouve mais nem um pio sobre o assunto. Parece que foram vencidos pelo cansaço, um por um… 

 Está confirmado. O artista Ruy Machado, vão expor em Manaus, no próximo mês 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ta Valendo  

Do Censo 

* De acordo com o Censo 2022 do IBGE, Roraima foi o único estado do Brasil em que todos os municípios cresceram e não perderam habitantes. O estado teve um crescimento de mais de 41% e ultrapassou 630 mil habitantes.  

Mayara Aragão e Berg Fernandes rumo a Parintins  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE