Com Tudo
* O Grupo Folha de Comunicação, celebra hoje o aniversário de seus dois mais importantes Veículos. No próximo dia 21, o jornal Folha Bv (www.folhabv.com.br) comemora 40 anos, mesma data em que a Radio Folha (FM 100.3) completa 20 anos no ar. A celebração em dose dupla, acontecerá com um almoço as 13 h no Espaço Cemarium, onde a Diretoria do Grupo reunirá, comunicadores, colaboradores e apoiadores mais próximos. Em 4 décadas ininterruptas de informação a Folha BV se tornou não só o veiculo de comunicação escrita mais lido de maior credibilidade, como o mais antigo em atividade do nosso Estado.
Com Nada
* Se a informação não tivesse sido anunciada por uma autoridade de alta credibilidade, poderíamos até acreditar que se tratava de fake news, mas infelizmente não é. A ONG Evangélica de Mato Grosso do Sul, contratada em 2019 para cuidar da saúde dos yanomami, mesmo tendo R$ 3 bilhões em serviços ainda pendentes de prestação de contas com o Governo Federal, e de ter sido denunciada oficialmente pelo total abandono daquele povo, inclusive com denúncia de genocídio (Pasmem), teve seu contrato estendido até 2024. O fato foi revelado pelo procurador do Ministério Público Federal, Leandro Mitidieri Figueiredo, durante o recente Seminário UFRR Yanoa – Sustentabilidade Yanomami.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dos Danos
* Aliás, quem esteve na tarde de quarta-feira na Reitoria da UFRR, durante o Seminário promovido por aquela Instituição, não teve como não se impactar com as falas de três autoridades, que revelaram o tamanho do estrago causado pelo garimpo ilegal na TI Yamomami, desde 2016.
* Os relatos do médico Marcos Pelegrini, que atua há mais de 30 anos com os Yanomami e atualmente está a frente do DSEI Y; do representante do IBAMA Joaquim Parimé Lima e do procurador da República, Leandro Mitidieri (MPF), revelaram números, fatos e imagens de uma tragédia ambiental e humanitária sem precedentes, cujos danos serão de difícil reparação.
Investigação
* A propósito, é fato que a investigação de genocídio do Povo Yanomami segue seu curso na surdina – como se diz popularmente por aqui – tipo fogo no monturo. Não se sabe exatamente o que os investigadores já tem de provas sobre o assunto, nem quem são exatamente os investigados.
* Porém, não duvidem se, de uma hora pra outra, essa bomba venha a explodir abalando as – já tão frágeis – estruturas da Macuxinand e atingindo criaturas inimagináveis. Quando isso acontecerá, ninguém sabe informar e de certo mesmo, só que tem trocentas pessoas escarafunchando meio mundo de coisa da Corte, a Macuxiland e (diz que) até fora do país.
Carmézia
* A artista plástica roraimense Carmézia Emiliano participa da exposição coletiva “Histórias Indígenas”, que terá inicio nesta sexta-feira, 20, no MASP, em São Paulo e permanecerá aberta ao público até o dia 25 de fevereiro de 2024.
* Depois disso, a importante Mostra segue em itinerância até o Kode Bergen Art Museum, na Noruega, onde permanecerá de 24 de março de a 25 de agosto de 2024. Nessa exposição, participam obras de artistas indígenas das Américas do Sul e do Norte, Oceania e Escandinávia. A artista macuxi seguiu para São Paulo para a vernissage e demais atividades ligadas ao evento.
Da Geografia
* Começa hoje e se estenderá até domingo o II° Encontro de Bacharéis e Bacharelandos em Geografia: “Conectando Mentes Geográficas em Busca de Soluções”, cujo objetivo proporcionar uma experiência formativa com atividades que irão refletir sobre o papel do geógrafo cidadão e sua importância como profissional. O encontro será no Campus Paricarana.
* Durante o evento serão realizadas: Palestra; Workshops; Roda de Conversa; Grupos de Trabalhos, em q eu os participantes terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, compartilhar experiências e estabelecer conexões com outros profissionais para o aprimoramento constante da matriz curricular do Bacharelado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
#Rápidas
* Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, Jane Wanderley, Tarsira Rodrigues e José Pedro Vieira dos Santos.
* No sábado, junto com a Folha e a FM 100.3, troca de data, Tayna Carvalho Cruz, amada do Diretor do Grupo Folha, Alberto Cruz.
* Também de aniversário sábado, Bruno Vilemom, Cíntia Xavier e Paulo Renato Barbosa.
* Domingo, quem recebe homenagens é Evangelista Siqueira, Franklin Rodrigues da Costa, Herman Denis Rodrigues e Sebastião Silva.
* Vem aí o “Entre Elas 2023”, evento que reúne mulheres de vários segmentos da sociedade local, em prol de apoio a mulheres em estado de vulnerabilidade.
* A iniciativa acontece desde 2019, sempre em agosto como parte da Campanha Outubro Rosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tá Valendo
Do WhatsApp
* O WhatsApp acaba de disponibilizar um recurso, que permite duas contas em um único celular. A nova ferramenta do App, permite que usuários tenham por exemplo uma conta profissional e outra particular, conectadas ao mesmo tempo em um único aparelho.
Importante
* Defensoria Pública de Roraima, participou do VI Congresso FMC para a Mediação de Conflitos, que acontece em Portugal e é organizado pela Federação Nacional de Mediação de Conflitos com o apoio da Direção-Geral da Política de Justiça. A representou a DPE de forma virtual no evento que aconteceu ontem, defensora pública e titular da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Defensoria, Elceni Diogo
Publicidade
Publicidade