Social

Coluna Social de 21 10 2014 178

Em Baixa * Quem já estava chocado com o baixo nível da campanha eleitoral de 2014 agora não tem mais nem palavras pra expressar a perplexidade com tamanha falta de respeito aos eleitores e as famílias de modo geral. O que parecia impossível aconteceu: os achincalhes públicos – no Horário Eleitoral Gratuito e por meio da internet, especialmente os vídeos espalhados pelo WhatsApp  – que estavam rés ao chão, desceram para uma espécie de umbral subterrâneo. Podre! Dá nojo e vergonha só de ouvir. Em Alta * O Grupo Folha está em clima de comemoração nesta terça-feira. Hoje o “Jornal Necessário” completa 31 anos de existência, mais da metade desse tempo, como o veículo de comunicação escrito mais lido e de maior credibilidade do Estado de Roraima, segundo pesquisas anuais. Nesta data, também, a Rádio Folha AM 1020 está de aniversário, comemorando 11 anos no ar. Será celebrada uma Missa em Ação de Graças, às 9h, na sede da empresa, e logo após um coffee break para os funcionários.
Os sócios-proprietários do Grupo Folha, Getúlio Filho, Paula, Alberto e Carolina Cruz, em clima de comemoração pelo aniversário de 31 anos do Jornal Folha e 11 anos da Rádio Folha AM 1020
Canais * O Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal, que têm a competência de fiscalizar as Eleições, disponibilizaram alguns canais para denúncias de possíveis irregularidades na campanha. * Para denunciar práticas de crimes eleitorais pode-se fazer de várias maneiras: via WhatsApp 8406-3005, no endereço eletrônico http://cidadao.mpf.mp.br/formularios/formulario-eletronico ou ainda pessoalmente o MPE, na rua General Penha Brasil, 1255, São Francisco, das 8h às 18h, ou ligar para a Polícia Federal no 3621-1515. Fiscalização * O titular da Procuradoria Regional Eleitoral, procurador da República Ígor Miranda – que, diga-se de passagem, está realizando um excelente trabalho – ressaltou que nas Eleições 2014 o MPE quer mostrar ao cidadão que fiscaliza o cumprimento das regras eleitorais para garantir o equilíbrio da disputa. * Disponibilizar canais para denúncias é, sem dúvida, uma forma de a  população poder efetivamente ajudar os procuradores a garantir o bom andamento do pleito. Justiça Eleitoral * A propósito, o presidente em exercício do TRE local, desembargador Mauro Campello, já explicou que não compete à Justiça Eleitoral investigar possíveis ilícitos nas campanhas. Muita gente confunde o papel da Justiça Eleitoral, que não é investigar, mas sim julgar. * Segundo o desembargador, “a fiscalização cabe aos partidos políticos, candidatos e também ao Ministério Público, que atua em benefício da sociedade como fiscal da lei”. “O eleitor é representado pelo Ministério Público”, disse ele. Documentos * A propósito, vem sendo denunciado, na mídia, que uma quadrilha está agindo em Roraima, aproveitando-se do período eleitoral. De acordo com as denúncias, os bandidos oferecem dinheiro às pessoas em troca dos seus documentos, fingindo que estão comprando votos. * De posse da documentação, eles abrem empresas fantasmas para obter empréstimos no nome dessas pessoas humildes, que depois ficarão com o nome sujo e com uma dívida que nunca poderão pagar.
O jornalista Jessé Souza – na foto com sua amada Ellen Lima – é editor-chefe da Folha há mais de uma década e articulista número um há 17 anos (Foto: Jader Souza)
Denúncias * Ainda sobre as Eleições 2014, com a proximidade da votação do segundo turno, começam a pipocar vários tipos de denúncias, algumas delas gravíssimas. * Há, inclusive, umas com provas documentais e testemunhais de ações que podem interferir no resultado do pleito. Outras sem as provas necessárias, mas nem por isso menos preocupantes. Importante * Nesta terça e quarta-feira (21 e 22), presidentes e tesoureiros das Associações de Pais e Mestres e gestores de escolas do interior do Estado participam de uma capacitação sobre prestação de contas dos programas federais. * A ação é uma iniciativa da Divisão de Convênios da Secretaria Estadual de Educação e Desportos e será realizada das 8h às 12 horas no auditório da própria secretaria. Importante II * Deverão participar da capacitação sobre prestação de contas dos programas federais aproximadamente 125 profissionais que atuam nas unidades de ensino, 59 das escolas da região Sul do Estado, no dia 21, e outras 66 pessoas de escolas da região Norte no dia 22 de outubro. * Os profissionais que atuam nas escolas da Capital farão a referida capacitação no final do mês, nos dias 30 e 31.
Ana Carolina Alencar e Kaio Hamid, em clima de contagem regressiva para o casamento no próximo dia 25
O Erro * Depois do fiasco que foram as pesquisas de intenções de votos, especialmente as do famoso Ibope no primeiro turno, praticamente ninguém confia mais nesses números. * Mas diz que a margem de erro tão fora da realidade deve-se ao fato de que muita gente mente na hora de dizer em quem vota e, sendo assim, certeza, certeza mesmo, a gente só vai ter após a apuração. Trânsito livre * A página de hoje é dedicada à querida professora Lídia Tavares, que recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data. * Também inaugurando idade nova nesta terça-feira, junto com a Folha, nosso vizinho, Sr. Newton Magalhães. * Ainda de aniversário hoje o colega comunicador Bruno Willemon, Tayna Carvalho Cruz, Cintia Xavier e Paulo Renato Barbosa. * Na sessão da Câmara Municipal de Boa Vista desta terça-feira acontece a entrega títulos em reconhecimento ao “Mérito Profissional Médico”, concedidos por meio do Decreto Legislativo 018, de autoria do vereador Marcelo Batista. * O título será conferido anualmente por conta da transcorrência do Dia do Médico – 18 de outubro.
Silvan Leitão, inaugurando idade nova hoje ao lado da esposa, jornalista Consuelo Oliveira
Vale Conferir Tonu’s * A Tnu’s Academia Boa Vista irá anunciar, em breve, outros programas que serão lançados naquela unidade. Internet * A internet em Boa Vista, que sempre foi ruim, ontem esteve simplesmente péssima, tornando o trabalho dos jornalistas ainda mais árduo.