Sesc * Na verdade, não fosse o Sesc, que instalou sua maravilhosa Estância Ecológica na Serra do Tepequém e está construindo um hotel fantástico naquela localidade, aquele lugar estaria entregue à própria sorte. * Até porque, não existe qualquer entidade que ajude os moradores do Tepequém senão o Sesc. A Prefeitura do Município de Amajari é o que se pode chamar de “eminência parda”, e o Governo do Estado, como é de conhecimento público, foi completamente alheio aos problemas da região nos últimos dez anos. Lixo * O lixo é, sem dúvidas, uma questão séria para a população da Serra do Tepequém que, além de ter de ser hospitaleira com os turistas, oferecendo pousadas cada vez mais estruturadas e alimentação de qualidade, ainda tem de resolver, sozinha, uma série de problemas. * O principal deles é a falta de educação dos que vão até a localidade. Muitos, além de fazerem fogo nas cachoeiras (o que é proibido), para churrasco, assar peixes, etc., deixam por lá toda a sujeira, além de fraldas de crianças, latas e garrafas de bebidas, etc., que os moradores precisam limpar depois. Saúde * Outro problema grave da Serra do Tepequém é o funcionamento do Posto de Saúde, que existe mas vive constantemente fechado. Dizem que há duas enfermeiras na Vila do Paiva, mas ninguém nunca as viu no local de trabalho. * No fim de semana em que estivemos naquela localidade, houve dois acidentes e as atendentes do Posto de Saúde não foram localizadas. Uma estava cuidando de seu empreendimento e a outra, dizem que havia viajado. E os acidentados ficaram – literalmente – a ver navios. Polícia * Quando os jornalistas chegam a Tepequém é como se fossem padres, políticos ou representantes de órgãos públicos. A comunidade faz fila para fazer suas queixas, desde a falta crônica de comunicação com o resto do mundo (telefonia) a coisas bem piores. * Porém, o que a Serra do Tepequém mais carece nesse momento é de um destacamento policial, com representatividade de delegacia, pois, sem isso, a comunidade fica entregue à própria sorte, numa espécie de terra sem lei.
Em Pizza * De uns tempos para cá, Boa Vista passou a contar com mais opções no ramo da gastronomia, e aquele velho ditado de que tudo acaba em pizza deixou de vigorar. * Agora esperamos a inauguração de todos os empreendimentos das praças de alimentação dos dois shoppings para que essa variedade se amplie, assim como o acesso da população. Da Hora * O Dia Internacional da Mulher é só em março, mas algumas instituições, a exemplo da Assembleia Legislativa de Roraima, saíram na frente e estão desenhando uma programação toda especial para o público. * Um dos parceiros do evento, conforme soubemos, será a marca de domésticos Avon, comandada, em Roraima, pela arrojada Ângela Parente, gerente regional da multinacional. Instafood * O Instafood, mania de postar fotos de comidas em redes sociais, já virou moda no mundo inteiro e, em Roraima, tem revelado vários “mestres cucas” de plantão. * Dia desses, as fotos do desembargador Mauro Campello, no comando da cozinha, preparando uma macarronada, fizeram o maior sucesso na rede.
Vale Conferir Campanha * A Tonu’s está com a campanha Summer Fit, com planos de 2 meses e o 3 mais um, em que a cliente paga três meses e ganha um. Todos com descontos de 25% a 50%, à vista ou no cartão. Lançamento * Será lançado, no dia 30, simultaneamente em Roraima, Goiás e em Minas Gerais, o livro sobre “Etnodesenvolvimento e Gestão Territorial: Comunidades Indígenas e Quilombolas”, produzido por Ismar Lima e mais 10 autores que são professores da UERR, IFRR, UFG, UFMG, UnB e PUC-GO.