Social

Coluna Social de 22 08 2016 2869

Em Baixa* Há quem diga que a única maneira segura de comunicar-se por telefone atualmente sem correr o risco de ser grampeado é via WhatsApp. Tanto que os juízes brasileiros já bloquearam o aplicativo várias vezes no País, naturalmente porque a polícia não consegue ter acesso às mensagens de investigados. Porém, há controvérsias. Aqueles que tiverem “culpa no cartório”, mesmo pelo WhatsApp, correm o risco de ter o conteúdo de seus áudios e suas conversas “printados” por pessoas com quem mantêm contato. Em Alta * É simplesmente fantástica a produção de arte indígena do povo Yekuana. São colares de diversas cores, feitos em contas (miçangas), com imagens de pássaros, animais, plantas, etc., que revelam toda a beleza da natureza. Além da perfeição com que as peças são elaboradas (com estilo e técnica semelhantes à dos índios cherokee, dos Estados Unidos), o preço de cada colar chega a ser inacreditável. Para adquirir uma dessas obras de arte exclusivas, os interessados devem entrar em contato pelo: 3224-7068.

O presidente do SESCON-RR, José Belido, ladeado pelo Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e pela deputada federal Maria Helena Veronese, em recente reunião em Brasília

“Escutas” I* Quando um conhecido nosso recebe uma ligação e a pessoa tenta falar por código, ele diz logo: “de que negócio você está falando? Por favor, seja claro!”. Na verdade, ele age dessa maneira para não ser surpreendido no caso de estar sendo alvo de alguma escuta.* Tudo porque se traumatizou com o fato de um artista humilde ter ido parar na cadeia por conta disso. Quando ele ligava perguntando se a madeira (para obras de entalhe) já havia chegado, a Polícia traduzia: “madeira” = droga, “entalhe” = dinheiro. “Escutas” II* Há gente que entra em pânico ao receber uma ligação e vai logo dizendo: “Não posso falar por telefone, só pessoalmente”. E por que será, hein? Se a pessoa não está cometendo crime, não é cúmplice nem conivente com crime, não há por que ter esse medo todo.* Até porque, com a tecnologia avançada dos tempos modernos, falar pessoalmente também é um perigo. A gravação pode até nem ser autorizada pela justiça, mas, se espalhada na internet, dependendo do teor, faz um estrago danado. Folclore I* Encerram-se, nesta segunda-feira, as inscrições para participação de grupos folclóricos no 1º Festival Makunaima, que será realizado entre os dias 24 a 27 de agosto no Forródromo do Parque Anauá. As fichas de inscrição padronizadas devem ser entregues no Departamento de Promoção Cultural da Secult, no Palácio da Cultura.* O Festival tem como meta valorizar a diversidade etnocultural dos povos da Amazônia com a participação de grupos folclóricos de Boi Bumbá, Cirandas, Cangaços, Araras e temas livres (manifestações das matrizes africanas e indígenas). Folclore II* O 1º Festival Makunaima – em comemoração pelo Dia Nacional do Folclore, celebrado em 22 de agosto – atende à orientação do Ministério da Cultura e Turismo no sentido de valorizar quem milita na área do folclore. A iniciativa local é destinada unicamente a grupos folclóricos independentes.* Segundo a secretária da Cultura, Selma Mulinari, “o festival de quadrilhas juninas permanecerá no Arraial do Anauá, e o Festival Makunaima, é destinado a mostrar o trabalho de grupos que atuam exclusivamente com folclore”.

A secretária estadual de Cultura, Selma Mulinari, dividindo clic com seu amado, Vilson Mulinari, em clima de alto astral

Reunião* O presidente do Sescon/RR, José Belido, acompanhado da deputada federal Maria Helena Veronese, foi recebido em Brasília para uma reunião com o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Na ocasião, solicitou a suspensão do Sistema Trabalhista HomologNet. * A luta pela suspensão desse sistema existe desde dezembro do ano passado, quando o Sescon/RR enviou um documento informando as dificuldades enfrentadas pelos contadores e demais profissionais. O documento pedia melhorias ou a suspensão do referido sistema. Estratégia I* A Oi investiu mais de R$ 6,5 milhões em Roraima no primeiro semestre de 2016. A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações como uma das estratégias do plano de transformação operacional para a melhoria da qualidade do serviço em todas as regiões. * No período, a operadora, que oferece cobertura 4G em Boa Vista, disponibilizou cobertura 3G em São João do Baliza e instalou 576 novas portas para o serviço de banda larga fixa.Estratégia II* Aliás, com a estratégia de oferecer planos de telefonia móvel de acordo com as preferências dos clientes, a Oi registrou, no segundo trimestre, um crescimento de 20,3% na receita de dados, comparando este ao mesmo período do ano passado.* Os resultados foram impulsionados pelo lançamento dos novos planos (Oi Livre e Oi Mais), aumento da penetração de aparelhos 3G/4G e por investimentos na modernização e ampliação da capacidade da rede.

A cirurgiã dentista Suyene Therezinha Mota ficando hoje um ano mais querida. Na foto, ela divide clic com Alessandra Vilhena

Trânsito Livre* A página de hoje é dedicada ao casal Nazaré e Getúlio Cruz, que nesta segunda-feira celebram mais um ano de feliz união. * Trocando de idade hoje Juliana de Souza Cruz, que nesta segunda-feira fica um ano mais linda e maravilhosa. * Ainda de aniversário nesta segunda Luciano Castro, Marcos Aurélio Santos e Gildete Araújo Pinheiro.  * O comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Algacir Antônio Polsin, será o anfitrião da solenidade alusiva ao Dia do Soldado, 25 de agosto, às 19h, no QG daquela Unidade Militar.

Shérida Ribeiro fica um ano mais linda e maravilhosa

Vale ConferirBombooz* Cada dia mais bem frequentado o Restaurante Bambooz, cuja especialidade é comida saudável para lá de deliciosa. O point (av. Ville Roy, em frente ao Itaú) abre para café, almoço, lanche e jantar. Amora* Maravilhosa a recém-lançada coleção de Verão da Amora Boutique, que traz modelitos exclusivos para mulheres de bom gosto de todas as faixas etárias. Um luxo!