SHIRLEY RODRIGUES

Coluna Social: Gastronomia regional destaca-se internacionalmente com ingredientes locais  

Chefs de cozinha de Roraima, fazem cada vez mais sucesso com receitas autorias utilizando produtos tradicionais da culinária local e originária

Com Tudo  

* Até bem pouco tempo, cozinheiro era tido como uma sub profissão. Entretanto, esse status mudou radicalmente nos últimos tempos e esses profissionais agora fazem inclusive curso superior na área especifica da gastronomia e ostentam status de chef internacional. Em meio a esse autêntico turbilhão de sabores em ebulição, surgem os pesquisadores de produtos locais e especialistas em  cozinhas autorais e aqui em Roraima contamos com destacados profissionais que se dedicam a essa área. Denise Rohnelt Araújo, por exemplo, é uma das precursoras de receitas com o tucupi preto, que se destaca entre chefes internacionais. Além dela, chef Jorge Augusto Cardoso, que se dedica a cozinha autoral Amazônica, também é reconhecido como um grande talento.  

Com Nada  

* Três anos depois do início da vacinação contra a Covid no Brasil, uma nova onda da doença  se alastra fazendo muitas vítimas, inclusive fatais, em vários estados do País. Em Roraima, muitas pessoas testaram positivo nos últimos dias e houve até registros de óbitos recentes por conta de complicações respiratórias originadas do coronavírus. É inegável que as vacinas foram determinantes para o fim da pandemia e o fato de podermos voltar a socializar sem tantas restrições como o uso contínuo de máscaras, por exemplo. Entretanto, somente (pasmem!!!) 15% da população concluiu o esquema vacinal completo, tomando todas as doses recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O procurador geral do Ministério Público do Estado de Roraima, Dr. Fábio Stica, com Dr. Edson Damas (vice-reitor eleito da UERR), em clic exclusivo para a Coluna  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Posicionamento  

* O Brasil inteiro viu, quando recentemente a cantora Kally Fonseca, da Banda Cavaleiros do Forró, encontra-se no Reality Show da Record, A Fazenda e de lá  terminou o relacionamento de 4 anos com Alencar William, pela internet. Confinada na Casa sem poder sair nem usar o telefone, a única maneira de se comunicar era a rede social Kwai.  

* E foi assim que ela mandou um recado para o então namorado terminando tudo e provocando o próprio “cancelamento” pelo “Tribunal da Internet”. Ao ser eliminada, foi ao programa de Rodrigo Faro e declarou que achou melhor terminar tudo mesmo via on line porque se sentiu atraída por outro homem.  

Posicionamento II 

* O homem por quem  Kally Fonseca declarou que se sentiu atraída era outro participante de A Fazenda,  Cezar Black, com quem em seguida engatou namoro e está com ele até o momento. Ela justificou que, ao se interessar por outra pessoa, se deu conta que seu antigo relacionamento havia chegado ao fim e decidiu terminar pelo Kwai.   

* Depois disso, vários especialistas comportamentais, passaram a avaliar  a atitude da cantora. Para a maioria, ela agiu certo ao externar imediatamente o que sentia. Para eles, iniciar um relacionamento estando comprometida com outra pessoa, não é só sobre traição, mas sobre o caráter de quem faz, além de passar a imagem de pessoa inconfiável. 

Sobre Elas  

* A Polícia Militar de Roraima realiza nesta quinta-feira, 18, às 9h, no auditório do Comando do Policiamento da Capital – Centro , a roda de conversa “Entre Eles Sobre Elas”, destinada a policiais militares, abordando a questão  do combate à violência doméstica familiar.  

* O objetivo da iniciativa é  fomentar o diálogo entre os policiais, fornecendo orientações sobre a importância do combate à violência contra a mulher, incentivando a construção de relacionamentos saudáveis e a valorização da família. O evento tem apoio e participação do  Centro Humanitário de Apoio à Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima e do grupo Reflexivo Reconstruir  

Mais Uma  

* Mais uma Operação contra o Garimpo ilegal da Terra Indígena Yanomami. Novamente as forças de segurança destruíram acampamentos e equipamentos usados na mineração e apreenderam desde documentos, a rádios transmissores, munições e até coletes a prova de bala.  

* A determinação do Governo Federal é que doravante haja sempre tropas permanentes naquele território em pelo menos três bases fixas, além do mapeamento dos locais de invasões para contínuo monitoramento. Entretanto, se não houver um real combate a aviação clandestina com efetiva coibição de vôos para a área, qualquer outra ação será apenas paliativa, tipo enxugar gelo, mesmo.   

Os capricornianos aniversariantes desta quinta-feira, Edilson Rodrigues e Dilvana Fernandes, e Guaracy Cruz, na quarta-feira, 16

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas  

* A Coluna de hoje é dedicada ao colega jornalista Edílson Rodrigues, que hoje recebe homenagens por conta de sua troca de data nesta Inaugurando idade nova nesta quinta feira, Rodrigo Guedes. 

* O Sexteto de Cordas do Sesc Roraima está  na 12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas –  Rio Grande do Sul, em duas apresentações.  

 * Composto pelos músicos Juan Carlos Lopez (Violoncelo), Azahel Alejandro (Viola) – e a dupla de irmãos – Santiago e Luis Palma (Violoncelo e Viola), e Pedro e Flávio Rocha (Violino), o grupo terá a companhia da convidada Maria Clara Ramirez que toca Fagote. 

 * A primeira apresentação foi na noite de ontem,  na Catedral Anglicana do Redentor, uma das igrejas mais conhecidas da região. 

* Na sexta-feira, 19, os músicos farão uma participação especial em um cortejo no Hospital Escola UFPel.  

Delchelly Oliveira e Ney Maison, em recente acontecimento social  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ta Valendo 

Janeiro Branco 

*Nos dias 24 e 25 deste mês, das 8h30 às 11h30, o Detran-RR promoverá ações alusivas à campanha Janeiro Branco, tendo como público alvo servidores e colaboradores do Departamento.Nesses dois dias, serão realizadas mini palestras com dinâmicas, com o intuito de informar e conscientizar os participantes sobre questões referentes à saúde mental. 

WhatsApp  

* Após o período de manutenção para aprimoramento do serviço, o atendimento virtual da Defensoria Pública do Estado de Roraima, retornou ontem,  em novo número exclusivo para o atendimento via WhatsApp: 95 2121-0264. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, exceto em feriados e pontos facultativos. No mesmo número, a população pode agendar atendimentos iniciais e tirar dúvidas. 

Airla Regina Morais Viana recebendo homenagens por conta de seu aniversário nesta quinta-feira  

Publicidade

Publicidade