SHIRLEY RODRIGUES

Coluna Social: Sustentabilidade de povos indígenas será debatida em seminário

“UFRR Yanoa - Sustentabilidade Yanomami”, tem o objetivo de fomentar diálogos e parcerias com instituições governamentais e não governamentais, e as organizações que representam o Povo Yanomami e Ye’kwana

Com Tudo  

* A Universidade Federal de Roraima, estará realizando nos dias 17 e 18 deste mês em seu Salão Nobre, o Seminário: “UFRR Yanoa – Sustentabilidade Yanomami”, cujo objetivo é fomentar diálogos e parcerias com instituições governamentais e não governamentais, e as organizações que representam o Povo Yanomami e Ye’kwana, para identificação de viabilidades que possam contribuir com a sustentabilidade desses povos, a partir das demandas contidas no Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena Yanomami. Vários representantes de importantes entidades participarão dos debates e Mesas Redondas em torno de 7 temas a serem discutidos.  

Com Nada  

* Um novo golpe, apelidado Sextortion, vem tirando a paz de muita gente na internet. Trata-se de um tipo de extorsão sexual em que o criminoso envia um e-mail as vítimas informando que teria invadido seu computador, celular e recolhido fotos e vídeos íntimos. E para não vazar as supostas imagens, exige um valor (geralmente entre R$ 2 mil a R$ 3 mil reais) em criptomoeda (bitcoin). No final de semana, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernético da Policia Civil de Goiás, prendeu um homem no Paraná, que em pouco tempo de atuação, fez mais de mil vítimas em todo o país e arrecadou mais de um milhão de reais. A maioria das vítimas eram homens que trocavam nuds.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O roraimense Gelbh Costa, chega a Roraima para importante evento de moda. Na foto, ele divide clic com a bela Ellen Aragão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Importante  

* A bem da verdade, o Seminário: “UFRR Yanoa – Sustentabilidade Yanomami”, é a primeira ação institucional que será realizada no país, em busca de solução para o fato, de que,  após invasão garimpeira que resultou na recente crise humanitária na Terra Indígena Yanomami, comprometendo a qualidade e continuidade da vida do Povo Yanomami e Ye ́kuana.  

* É inegável que mesmo após o início das atividades de desintrusão, aquele povo segue adoecido pelo longo período de fome, várias doenças e a contaminação por mercúrio. E essa proposta de envolver todos pela causa, é sem dúvida muito oportuna.  Haverá certificado para os participantes. Inscrições abertas no link: https://forms.gle/WkAkkGnqt1gpbX89A 

Importante II 

* Entre os participantes do Seminário “UFRR Yanoa – Sustentabilidade Yanomami”, estão o líder Yanomami, Davi Kopenawa; o procurador do Ministério Público Federal, Allison Marugal; o coordenador do CIR, Edinho Batista Macuxi;  a presidente da Funai, Joênia Wapichana;  a indigenista e escritora Loretta Emiri; 

* E mais:  Dario Kopenawa da Hutukara Associação Yanomami;  professora doutora Sandra Buenafuente (UFRR); professora doutora Priscila Cardoso do Observatório de Direitos Humanos da UFRR;  Junior Hekurari (Urihi Associação Yanomami); Dr. Marcos Pelegrini (DISEI Yanomami), Marizete de Souza (Funai RR), entre outros.  

Impactante  

* Gente do céu, o que foi aquela apresentação no recente evento do Ministério da Saúde, que chocou até a ala mais modernex da militância ? O encontro tinha o objetivo de debater a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde o Brasil, mas de repente uma mulher semi nua, faz uma dança erótica ao som de uma música de letra impublicável.  

* O episódio impactante rendeu (não sem razão) trocentas manifestações de repúdio e fez com que Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério, responsável pela iniciativa, viesse a público admitir e lamentar a “coreografia inapropriada”. E o resumo da “ópera bufa”, foi a demissão do “gênio” que teve a infeliz idéia, e um desgaste pra lá de desnecessário.   

J. Vilela, tem se destacado por produzir belas obras de artes regionais, a partir de reaproveitamentos 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada a maravilhosa, Irene Severo Robeiro, que hoje recebe kilométricas homenagens por conta da transcorrência de sua nova idade.  

* Também trocando de data nesta segunda-feira, 9, Dr. Homero Neto, Yolanda Morais e Joaquim Freitas.  

* O Sesc-RR, abriu inscrições até dia 18 deste mês para o  Circuito Sesc de Corridas – etapa Rorainópolis.  

* O evento esportivo será composto por corrida de 5km e caminhada de 3km aberta ao público, com às 17h, na Unidade Educacional de Campo Sesc e Senac – Campolândia/Rorainópolis.  

* Poderão participar pessoas a partir de 14 anos e para tanto, basta acessar o site: www.sescrr.com.br e preencher o formulário.  

* Para efetivar a  inscrição pede-se a doação de alimentos não perecíveis, sendo: 4kg para o público geral e 2kg para os participantes 60+ e PcD. 

O economista e professor universitário, Fancivaldo Lima, celebra com a esposa, Danielle e a filha Carolina, mais uma importante conquista. Acabou de ser aprovado no Exame de ordem da OAB 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Tá Valendo  

Mundial  

* Há uma ordem mundial sombria, com as mudanças climáticas. Alagamentos em várias partes e falta de água em outros, um desequilíbrio total da natureza. Catástrofes em meio a guerras que ceifam as vidas de inocentes, violência e intolerância injustificáveis, com o próximo !  

* Selecionada na 17ª edição do Festival de Teatro da Amazônia – que está acontecendo em Manaus desde o dia 5 –  a companhia de teatro de Roraima, Criart Teatral, apresentará na próxima quarta-feira,11, no Teatro da Instalação,  a peça “Cordel do Amor Sem Fim”. O festival segue até dia 15.  

Rafael Bento da Silva, veio do Manaus celebrar idade nova em Boa Vista 

Publicidade

Publicidade