Jessé Souza

Comecando por baixo 4129

Começando por baixo Até agora, essa legislatura da Câmara de Boa Vista não mostrou a que veio. A não ser o reajuste salarial que os então novatos trataram logo de articular antes mesmo de assumir o mandado e da recente ocorrência policial em que dois vereadores são acusados de envolvimento numa confusão em frente a uma casa de show, nada de importante se viu até aqui.

O que temos é um Legislativo que se mostra disperso, com vereadores que foram eleitos de acordo com suas atividades em alguns setores, portanto, suscetíveis a agirem conforme seus interesses, e não o interesse dos eleitores e da sociedade de uma forma geral.

Alguma novidade nisso? Absolutamente não. Desde muito tempo os interesses estão setorizados nos legislativos de uma forma geral, como está o Congresso atualmente, com bancadas bem definidas defendendo interesses de grupos.

Porém, da forma que o país vem se desmanchando em crise, somente em não se envolver em escândalo de corrupção já está dentro da média. Porém, por aqui, já houve inclusive denúncias circulando nas redes sociais de gente envolvida direta ou indiretamente com o crime organizado. Mas, tudo ficou envolto em mistério e silêncio.

A legislatura passada pode não ter sido uma das piores de todos os tempos, mas foi a mais envolvida em escândalos divulgados pela imprensa, inclusive indo parar no Fantástico, além de ter vereador afastado por decisão judicial. E por isso mesmo a maioria dos vereadores foi varrida nas eleições municipais passadas, pois era lógico que o eleitor ao menos não reconduzisse os envolvidos nos esquemas.

O que o eleitor precisa entender é que a faxina moral que o país precisa, na política, tem que começar por baixo, a partir das câmaras municipais, uma vez que é a partir da escolha de nossos representantes na cidade onde moramos é que se começa a montar a estrutura política como um todo.

Daí a importância de o eleitor estar atento à importância de seu voto que irá conduzir vereadores e prefeitos, que são a base eleitoral para eleger os deputados estaduais, que por sua vez irão ajudar eleger os deputados federais, senadores, até chegar ao presidente do Brasil.

Se a sociedade não começar a exigir mais de seus legisladores municipais e de quem conduz os municípios, não iremos conseguir colocar a política nos trilhos. É por isso que não devemos nos descuidar do que a Câmara de Vereadores está fazendo. A moralização do país deve começar na base, onde moramos.  Então vamos ficar de olho neles!*[email protected]: www.roraimadefato.com/main