Economizando

Como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco 11516

Imagem: tororadar.com

Primeiramente gostaria de me apresentar a vocês, sou Jádila, Economista, Roraimense e apaixonada por finanças pessoais. Nem sempre tive a vida financeira organizada, e nem ao menos sabia a importância de tal organização. Depois de algumas dívidas e de me dedicar a entender o motivo disso, cheguei à conclusão de que todos nós estamos sempre em movimento, seguindo para alguma direção, traçando um novo objetivo, seja pessoal ou profissional, e seja qual for o seu objetivo te garanto que ter uma vida financeira organizada te ajudará a alcança-lo mais rápido.

Todos nós estamos sempre em busca de dinheiro, o dinheiro move o mundo, paga nossas contas, e o mais importante, nos permite realizar alguns sonhos. Seja a casa própria, o primeiro carro, aquela viajem maravilhosa ou um presente para uma pessoa querida.

O dinheiro se utilizado corretamente vira um aliado, e não aceita desaforo e por isso trago hoje 5 dicas fáceis pra você parar de jogar dinheiro fora.

Anote todas as suas receitas e despesas

Parece clichê, eu sei! Mas esse é o primeiro passo para uma vida financeira organizada. Pode até não parecer, mas confesso que vai te ajudar muito. Muitas pessoas não fazem ideia de quanto ganham, e principalmente do quanto gastam. Quando você passa para o papel o quanto você ganha e passa a anotar todas as suas despesas, você começa a ter noção do seu padrão de vida. Mas Jádila tenho que anotar tudo? Tem. Perceba que quando estamos iniciando qualquer coisa na nossa vida, não fazemos pela metade, precisamos fazer o correto porque os passos iniciais são definitivos para alcançarmos nosso objetivo final. Confesso que vai dá um trabalhinho, mas quando você anotar tudo e perceber a quantidade de gastos supérfluos que existem na sua vida, sua ficha vai cair.

Corte os gastos supérfluos

Antes que você pergunte, gastos supérfluos são todos aqueles que podem ser cortados do seu orçamento sem prejuízo nenhum. Exemplo: o lanche depois do passeio, a cervejinha do final de semana, a bolsa que estava na promoção, mas você não precisava. Entenda que não existe certo ou errado na educação financeira, existe somente o que funciona pra você. Como assim Jádila? Calma que eu te explico. É errado comprar a bolsa que está na promoção, mas que você não precisa? Não, não é. Mas se isso acontece com frequência e faz com que você feche o mês no vermelho, não é legal. O ideal é que depois que você anote as despesas veja com o que você mais gasta e analise se realmente você precisa gastar tudo isso. Se você não conseguir cortar no primeiro momento, tente ao menos diminuir, isso já vai fazer uma grande diferença no final do mês.

Viva um degrau abaixo

Depois que você anotar suas despesas e cortar os gastos desnecessários você perceberá que, quando nos organizamos conseguimos ficar com uma folguinha no orçamento. Exemplo: Se você ganha dois mil reais e após cortar os gastos supérfluos consegue viver tranquilamente com mil e setecentos reais, você já consegue formar uma reserva financeira. Perceba que se você ganha dois mil, você precisa viver com menos que isso. O maior erro das pessoas é achar que devem fechar o mês no zero a zero, ou seja, sem um real na conta, mas sem nenhuma dívida. A importância de viver num padrão de vida menor do que você pode pagar, é justamente ter uma sobra para formar uma reserva financeira. Agora se o que você ganha não supre suas necessidades mesmo depois cortar os gastos desnecessários, é hora de arregaçar as mangas e ganhar mais, seja pedindo um aumento ou criando uma renda extra.

Dia “detox’’

Jádila pensei que estava falando sobre dinheiro e não sobre dieta! Calma que eu explico. Assim como na dieta, no caminho para termos uma vida financeira organizada precisamos nos manter no foco. Na dieta o dia detox é um dia em que fazemos todas as refeições o mais saudáveis possível, na “dieta financeira” você precisa escolher um dia da semana pra não gastar nada, isso mesmo, nem um real sequer, é um dia inteiro sem movimentar a conta bancária e sem tirar um centavo da carteira. Impossível Jádila! Se eu consegui, você também consegue. Basta se organizar escolher o dia e mãos a obra. Pra te ajudar ainda mais vou dar uma dica bônus, no dia detox tudo o que você pensar em comprar, anote. Anote absolutamente tudo o que quiser comprar e no final do dia veja o quanto economizou, lembre-se daquela famosa frase “se eu não comprar nada o desconto é maior”.

Eu preciso? Eu posso?

Essas duas simples perguntas podem salvar o seu orçamento. Toda vez que você estiver prestes a comprar algo pergunte a si mesmo: Eu preciso? Se a resposta for não, você segue a vida como se nada tivesse acontecido. Agora se a resposta for sim, se você realmente precisar você passa para a segunda pergunta: Eu posso? Se a resposta for sim, você compra e leva sem peso na consciência. Agora se a resposta for não, você volta pra casa, refaz o orçamento e veja quando poderá comprar o que deseja. Perceba que é um exercício simples, mas que te permite refletir antes de uma decisão que pode comprometer seu orçamento por alguns meses, em casos de comprar altas e parceladas. Se perguntar se você realmente precisa é essencial, quantas vezes já não compramos algo só porque estava na promoção? Ou porque um amigo comprou? Comprar somente o que é necessário e o que o seu orçamento permite já é um grande passo rumo a uma vida financeira organizada.

Essas são as 5 dicas práticas e simples que adotadas no dia a dia fazem toda diferença no orçamento. Espero que vocês coloquem em prática e compartilhem conosco o resultado.