SHIRLEY RODRIGUES

Confirmado para os dias 11 e 12 deste mês, a estréia no Brasil do Filme “A Queda do Céu”

O filme, baseado do livro do mesmo nome de autoria do líder Yanomami, Davi Kopenawa e do antropólogo frnacês, Bruce Albert, teve sua estréia em Cannes e foi exibido em vários festivais de cinema pelo mundo e agora chega ao Brasil do Festival do Rio.

Com Tudo  

* Após a linda estréia na Quinzena dos Cineastas em Cannes e em diversos festivais pelo mundo, o filme “A Queda do Céu” estréia no Brasil no Festival do Rio/ RJ, em duas seções. Será na sexta-feira, 11, as 19h15 no Estação Net Gávea, com a  presença de Davi Kopenawa Yanomami e no sábado, 12, às 13h30 no Cine Odeon, em uma sessão com debate mediado pela antropóloga Tânia Stolze Lima. O filme “A Queda do Céu” é baseado no livro com o mesmo título, resultante de um trabalho de 30 anos entre o xamã Davi Kopenawa Yanomami, um dos maiores líderes indígenas do mundo, e o antropólogo francês Bruce Albert.

Com Nada  

* Nesses tempos de calor extremo onde qualquer arvore que faça sombra já é um alento, testemunhamos um autêntico atentado ao meio ambiente – literalmente – no centro da nossa capital. Estamos falando das arvores próximas do Hospital Coronel Mota, que foram cortadas a revelia das inúmeras aves que dormiam e faziam seus ninhos nelas, simplesmente, (pasmem) para dar lugar a uma tenda plástica, que agora é uma espécie ponto de triagem para pacientes em busca de consultas. Não se pode justificar que as arvores colocavam em risco o prédio, por que elas eram tão antigas quanto aquela edificação e além das sombras, eram as casas de muitos passarinhos que agora estão desabrigados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Dr. Aimberê Freitas, recebendo hoje kilométricas homenagens por conta de sua troca de data. Na foto, ele divide clic com o tenente José Alexandre Faustino, do Projeto Ambiental e Patriótico Pau Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Pau Brasil

* Se chama Projeto Ambiental e Patriótico, uma iniciativa sem fins lucrativos nem políticos, que surgiu em 2 de maio de 2022, cujo objetivo principal é plantar mudas de pau brasil, arvore nativa originária da região da mata atlântica que tem esse nome devido sua coloração vermelha e que deu nome ao nosso país. 

* O projeto Ambiental, que é coordenado pelo oficial da reserva José Alexandre Faustino, com apoio de parceiros e voluntários, já plantou  84 mudas. As solenidades de plantio das mudas são todas documentadas por vídeos  e o projeto também faz doações de mudas de pitaia, ora pronobis, babosa e jabuticaba. Mais informações:  95 9917 4885

Lei Seca

* A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Roraima, publicou na última segunda-feira, uma Portaria que define as regras da chamada “Lei Seca”, que proíbe a  venda e o consumo de bebida alcoólica durante as eleições.  De acordo com o documento, não será permitida a comercialização nem o consumo bebidas alcoólicas das 23h de sábado, 3, as 17h de domingo, 6 de outubro.

* De acordo com as autoridades, a medida (que já é tradição durante eleições no Brasil), é de suma importância para a tranqüilidade da votação, por prevenir possíveis atos de violência, além de proteger o processo eleitoral, para que este transcorra dentro da mais transparente normalidade.

Expectativa

* Duas coisas são extremamente esperadas pelos eleitores nessa reta final da Campanha municipal local. A primeira, é a tradicional pesquisa de boca de urna, realizada pelo Inop (Instituto do Norte de Opinião e Estatística) em parceria com a Folha BV, que acontece há 15 anos e será divulgada na sexta-feira, 5, com as intenções de votos de todos os municípios.

Expectativa II

* Gente do céu, há três dias das eleições, a Procuradoria Geral Eleitoral, emite parecer favorável a sentença do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, que decidiu pela exclusão dos candidatos do União Brasil, Antonio Nicoletti e Catarina Guerra. #nemelenemela.

*  Catarina é candidata por conta de uma liminar no ministro Nunes Marques, por isso seu nome é que consta nas urnas para o dia da votação. Mas a decisão final ainda depende de decisão do TSE. Se o julgamento não acontecer nesta quinta-feira, 3, só irá ocorrer após as eleições, daí já terá perdido o objeto. E caso acontece hoje e a decisão for diferente da liminar ora em vigor, o TRE terá um trabalhão com as urnas de Boa Vista.

Jucinele Rodrigues e Nonato Lopes (adjunto da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário em Roraima), felizes ao celebrar hoje a idade nova dele

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas

* A Coluna de hoje é dedicada a Luan Pablo Amarante, que nesta quinta-feira, celebra um novo ciclo.

* Também trocando de data hoje, Os coronéis, Jairo Elgaly, Ricardo Rommel Rocha Lima, e Carlos Alberto Brito.

* Ainda de aniversário nesta quinta, Neuzinha Braga e Elton Mturano Lopes.

* A Secretaria de Educação e Desporto,  conta com um novo canal de comunicação dedicado exclusivamente às APMs (associações de pais e mestres) das escolas da rede estadual.

* A medida busca facilitar a interação entre as APMs e a Asplan (Assessoria de Planejamento da secretaria, promovendo uma gestão escolar mais participativa, transparente e eficiente.

* O novo canal está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h pelo telefone e WhatsApp (95) 9140-6523 ou ainda por meio do site da Asplan, feito especialmente para o contato com as APMs.

* A página pode ser acessada por este link e também possui materiais de apoio para as associações.

Miss Roraima 2024,  Karol Falcão, em clic exclusivo para a Coluna  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ta Valendo

Horário Político

* Diz que os  últimos programas do Horário Eleitoral Gratuito, trará políticos nacionais pedindo votos seus candidatos em tudo quanto é de município e aqui em Roraima não será diferente.  

Operação

* Quem tiver sendo investigado por algum motivo, é bom ficar atento. Diz que, a qualquer momento após a eleição de 6 de outubro,poderá acontecer uma Operação das grandes por esses lados.

Dra. Danielly  Marques, ilustrando a Coluna desta quinta-feira

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE