LETRAS SABOROSAS

Criada a fundação mundial de ciência e cozinha

Delegação Brasileira no Congresso Mundial de Ciência e Cozinha em 2024
Delegação Brasileira no Congresso Mundial de Ciência e Cozinha em 2024

Com o objetivo de dar um passo maior para o diálogo entre a ciência e a cozinha, foi criada a partir do Manifesto de Gastronomia Científica firmado na cidade de Barcelona, Espanha em 2019, a Fundação Internacional Science and Cooking World Congress, ou a Fundação Mundial de Ciência e Cozinha.

A Fundação é uma organização sem fins lucrativos e pretende destinar  permanentemente seus ativos à consecução dos objetivos de interesse geral, tendo a sede na Espanha e desenvolverá suas atividades principalmente em todo o país, embora também possa desenvolver atividades internacionais.

Além de desenvolver o Manifesto Gastronômico Científico acordado em 2019, pretende unir as esferas gastronômica, acadêmica e social para criar conhecimento que seja útil para o futuro, além de formação acadêmica na área gastronômica.

A Fundação poderá realizar, entre outras, as seguintes atividades: o Congresso Mundial de Ciência e Cozinha (SCWC) em Barcelona em novembro de cada ano, além de outros eventos e reuniões na Espanha e em outros países.

Formação em escolas de culinária, universidades, empresas etc., através das 27 delegações que compõem o grupo de ciência e cozinha mundial. Além de participação em fóruns, feiras, conferências para divulgação da gastronomia científica em cursos, livros, revistas.

São inúmeras atividades que  estão sendo realizadas em prol do conhecimento da gastronomia científica.

O Brasil também faz parte deste grupo mundial com a delegação brasileira presidida atualmente por Denise Rohnelt Araujo (RR) e tem quatro subdelegações: do Amazonas com a chef Elisângela Valle, do Mato Grosso do Sul com o chef Paulo Machado, do Pará com a pesquisadora Joanna Martins e do Rio Grande do Sul com o pesquisador Marcelo Sulzbacher, além da colaboração da Universidade Presbiteriana Mackenzie através da coordenadora do curso de gastronomia, Camila Landi.

Os países que fazem parte do grupo mundial de Ciência e Cozinha são: Barcelona- Espanha, Parma – Itália, Buenos Aires e subdelegação de Ushuaia – Argentina, Califórnia – EUA, Havana – Cuba, Galápagos- Equador, Universidade de Harvard-EUA, Bangkok – Tailândia, Chile, Madagascar, Montreal-Canadá, Turquia, Guatemala, Brasil, México, Costa Rica, Bolívia, Japão, Peru, Colômbia, França, Siria (Midle East), Taiwan – China, Egito, Reino Unido, Panamá e Portugal.

Fazem parte da Fundação SCWC, os cientistas gastronômicos Pere Castels da Universidade de Barcelona (Espanha) que também é o presidente executivo, Davide Cassi da Universidade de Parma (Itália) e vice-presidente, Harold McGee (EUA), Mariana Koppamm da Argentina; além dos chefs Ferran Adrià e Joan Roca da Catalunya, entre outros nomes de grande relevância  e referências mundiais na área gastronômica científica. Acompanhem as atividades da Delegação Brasileira através do Instagram @scwcbrasil e saibam mais sobre o Congresso Mundial de Ciência e Cozinha que acontecerá na Universidade de Barcelona de 10 a 12 de novembro deste ano, com o tema “ Aromas e sabores – criando ComCiência”, através do site: www.scienceandcookingworldcongress.com.

RECEITA DA SEMANA

Brigadeiro no copinho

Fonte: Franquia Restaurantes Água Doce

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de manteiga

200 gramas de chocolate ao leite ralado

200 gramas de chocolate meio amargo picado

Raspas de chocolate e cereja para decorar

Copinhos de plásticos de 50 ml para decorar

Modo de preparo:

Derreta 200 gramas de chocolate meio amargo picado por um minuto no micro-ondas. Em seguida, passe o chocolate derretido dentro dos copinhos até ficar uma camada espessa. Leve ao congelador para endurecer por 10 minutos. Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga, o chocolate ralado e leve ao fogo médio mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Reserve. Retire o chocolate dos copinhos com cuidado para não quebrar. Com ajuda de um saco de confeitar, recheie os copinhos. Por fim, enfeite com raspas de chocolate e cereja.

Aproveitem a receita é façam para a sobremesa de Páscoa.

Rendimento: 6 porções.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.