De crisálida a besouro

“O dom de maravilhar-se é a primeira característica da criança, que o adulto perde. A crisálida entra na adolescência e sai para a vida adulta como feio e duro besouro”.

Você já prestou atenção à capacidade que a criança tem de maravilhar-se? Depois a gente vai caminhando na estrada barrenta da vida, e virando uma crisálida. E é aí que o lamaçal muitas vezes é inevitável e acabamos entrando na vida adulta realmente como um duro besouro. Que na verdade é o que somos, como adultos humanos. Mas é melhor ser assim. Queiramos ou não, todos nós, e cada um de nós, está no seu grau de evolução racional. Não há como sair dessa. E o mais importante é que tomemos consciência disso e procuremos o caminho da evolução. E é simples pra dedéu. É só acreditar que vivemos em um mundo em permanente evolução. E essa permanência é permanente. Se não encontrarmos o caminho certo continuaremos indo e voltando, e sempre sem rumo. Então vamos simplificar o problema e caminhar rumo à racionalidade. Por que ficar perdendo tempo com o que não merece nosso tempo?

Confesso que me lembrei de tudo isso olhando pela janela, pela manhã. E se você teve que se levantar, pela manhã, correndo porque estava atrasado, ou atrasada, para o trabalho, ótimo. Reflita sobre o que você aprendeu como o erro que praticou inconscientemente. Garanto que amanhã você acordará na hora certa. Vamos aprender com nossos erros, em vez de ficarmos aborrecidos com eles. Os erros são uma lição para o aprendizado. Mas, não vamos relaxar e continuar errando sobre o mesmo problema. Evite sempre a rotina. Ela enfraquece e leva ao esquecimento. Mantenha-se sempre em movimento, tanto físico quanto mental. Mantenha seus pensamentos sempre em nível elevado, mas dentro da racionalidade. Já sabemos que ser racional é ser inteligente. E ser inteligente é saber cuidar de si mesmo ou mesma. E não podemos cuidar de nós mesmos sem cuidarmos dos outros.

O Arthur Schopenhauer também já nos disse: “Toda verdade tem três etapas. Primeiro ela é ridicularizada. Depois é violentamente antagonizada. E por último, ela é aceita universalmente como auto evidente”. Mas, mesmo assim não devemos deixar de falar sempre a verdade. O importante é que aprendamos a ser verdadeiros. Não tente iludir, porque é você que está caindo na ilusão. Mais cedo ou mais tarde a verdade vem à tona e você vai ser desmascarado ou desmascarada. O que resulta sempre em prejuízo para o mentiroso. Olhe-se sempre no seu espelho interior. Ainda há muita gente que ainda não conseguiu ver o seu espelho interior que está sempre e bem na sua frente. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460