COLUNA PARABÓLICA

Decisão que manteve governador de Roraima cassado é publicada

Coluna desta terça-feira (30) ainda repercute a retirada de pauta de três ações contra a ex-prefeita e o prefeito de Boa Vista por infrações em 2022

Bom dia,

Embargos

O acórdão dos embargos de declaração na ação de cassação contra o governador Antonio Denarium (Progressistas), analisados pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) no último dia 23, já foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico da sexta-feira, 26. Depois disso, como cabe recurso ordinário, após as contrarrazões da defesa, acontece a remessa do processo para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Analistas ouvidos pela Parabólica dizem que, até o próximo dia 10, o processo segue para julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lá começa um longo caminho que envolve interposição de recursos, inclusive, pedidos de vistas e novos embargos.

Destaque

Trecho do relatório dos embargos de declaração destaca que “o desenvolvimento de dois programas sociais em afronta” à legislação eleitoral, “com a alocação expressiva de recursos públicos constitui medida eleitoreira caracterizadora de abuso do poder político e econômico”, assim como, “da mesma forma, o aumento exponencial do número de beneficiários de programa social constitui abuso de poder”. Na teoria, não pode.

Processos

O TRE-RR retirou da pauta da sessão de julgamento desta terça-feira, 30, três processos contra o atual prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), e a ex-prefeita Teresa Surita (MDB). Dois processos são de autoria do presidente do Partido Verde (PV), Rudson Leite e um tem como autores o governador Antônio Denarium e seu vice, Edilson Damião (Republicanos). Arthur e Teresa são acusados de utilizarem servidores públicos na campanha eleitoral para o Governo do Estado em 2022. Correligionários dos acusados dizem estar tranquilos quando ao resultado.

Grilagem 1

Pelo visto, o gesto de “endurecer” com o Instituto de Terras de Roraima (Iteraima) anunciado nesse domingo, 28, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), terá que ser pautado para ocorrer o mais rápido possível. Conforme informações que chegaram à Parabólica, o homicídio de um homem na vicinal do Surrão, no Cantá, guarda graves denúncias contra aquela instituição.

Grilagem 2

Um áudio que já está em poder da polícia revela não apenas o modus operandi utilizado para a grilagem de terras, com a participação de servidores públicos, como nomes e áreas onde a prática tem sido mais recorrente. Na entrevista concedida por Soldado Sampaio, ele admitiu ações para tentar dificultar a vida de pessoas que estão na posse das terras há mais de uma década. O caso promete render e muito. Segundo Sampaio, as áreas mais críticas ocorrem em São João da Baliza (Sul do Estado) envolvendo quase 250 famílias, e no Amajari (Norte do Estado).

Poder

Outra fala de Sampaio que repercutiu durante esse início de semana foi a de que o governador Antonio Denarium sofre forte influência do seu núcleo familiar, o que não é segredo para ninguém. Tanto que demos em primeira mão, cá na Parabólica, que o anúncio da pré-candidatura da deputada Catarina Guerra (União Brasil) foi feito pela primeira-dama e conselheira do Tribunal de Contas, Simone Souza.

Popstar

E o presidente da Assembleia, Soldado Sampaio, sentiu na pele o efeito “popstar” do governador, apontado pelo próprio, durante a entrevista do domingo. Na publicação da Parabólica no Instagram da Folha, não faltaram críticas magoadas de seguidores de Denarium à fala do parlamentar. A maioria delas acusando o deputado de ingratidão e chantagem política, por espaço na estrutura do Governo.

Lançamento

E por falar na disputa para a Prefeitura de Boa Vista, o deputado federal Antônio Carlos Nicoletti (União Brasil) fez divulgar o evento de lançamento da sua pré-candidatura, com a presença do presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, na segunda-feira, 20 de maio, às 18h30. Se tudo sair conforme esse planejado, o grupo governista terá mesmo que bater o martelo em torno de um plano B.

Seed

Ontem, circularam em grupos de mensagens prints de postagens do Conselho Nacional de Secretários de Educação, em evento na cidade de Madri, na Espanha, em que a cunhada do governador, Leila Perussolo, que é ex-secretária de Educação, aparece representando Roraima. Há quem diga que o fato confirma a informação de que Denarium está apenas esperando a “poeira baixar” para nomeá-la outra vez.

Bolsonaro

E ontem, um grupo de empresários esteve reunido com o comando regional do Partido Liberal (PL) para tratar da vinda a Boa Vista do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sua esposa Michele Bolsonaro, que deve ocorrer no próximo dia 30, com direito a reuniões com empresários e uma grande concentração popular no Centro Cívico, além do encontro de Michele com mulheres interessadas em ser candidatas nas próximas eleições municipais. O casal vai dormir aqui em Boa Vista.

Protesto

Roraima é o único Estado do Norte que ainda não executou a Lei Paulo Gustavo. São mais de R$ 20 milhões que já deveriam estar movimentando a cena artística local. Por conta disso, a classe artística local estará promovendo um Ato Público nesta terça-feira, 30, logo mais às 9h para exigir a “execução imediata da Lei Paulo Gustavo em Roraima”. Os recursos já estão, faz tempo, na conta do governo estadual.