CASACOR Brasília 2018
Seguindo a rota da nossa viagem ao Rio Grande do Sul, aproveitamos a parada em Brasília para visitar a CASACOR. Mais uma mostra de arquitetura, design e decoração para vocês curtirem!
A CASACOR Brasília foi feita na Casa Manchete, um edifício projetado por Oscar Niemeyer. Com mais de 5 mil m² de ambientes, a mostra desse ano, como todas as demais CASACOR do país e do exterior, teve como conceito base a Casa Viva. São projetos, portanto, que mostram recantos dedicados ao bem-estar, celebração, laços de afeto e conexão com a natureza. Dentre os 39 ambientes, selecionamos os nossos 5 favoritos. Confira a seguir!
Espaço do empreendedor – Sérgio Borges
Espaço corporativo pensado para que seja propício à criatividade. Para facilitar a interação entre as pessoas e permitir que as ideias possam fluir com maior liberdade, posicionaram-se poltronas e sofás estrategicamente, enquanto que sofás com encosto mais alto garantem a privacidade. As cores são marcantes, porém sóbrias, e favorecem o trabalho dos empreendedores e criam uma atmosfera estimulante.
A entrada é um túnel de 7 metros revestido com madeira e placas cimentícias, que conduz de maneira quase teatral o visitante para um caminho de abertura a novas ideias.
Lobby das artes/ Bilheteria – Gilson Freire
Tendência em diversos ambientes das mais variadas mostras de arquitetura que visitamos – a utilização de elementos naturais, como madeira, cimento e pedra. A iluminação cênica evidencia os materiais e as obras de arte selecionadas, como as obras do fotógrafo Gabriel Wickbold.
Casa de Vidro – Estúdio Orla
Aqui no nosso escritório, na OpenDoor Arquitetura, nossa paixão maior são os projetos comerciais. E, claro, tivemos que colocar na nossa lista de favoritos a cafeteria da mostra. Neste ambiente, a inspiração foi o charme cosmopolita de Nova York, algo que pode ser percebido pelo uso de elementos industriais, vidro e madeira. O conceito de “florestas urbanas” foi explorado através do telhado feito a partir de plantas, com o objetivo de conectar os clientes à natureza.
Estúdio Casa – Ângela Cambraia
Um exemplo de como um ambiente projetado tem a cara do seu dono. Aqui, o espaço foi concebido para uma jovem artista e emana a sua personalidade em cada detalhe. Destaque para a cama suspensa, possibilitada pelo pé direito duplo.
Refúgio Veredas – Studio Denise Zuba
São 500 m² com cozinha, sala de estar, jantar, jardim, suíte, banheiro e closet – todos ambientes baseados em referências mineiras, portuguesas e brasilienses.
O cerrado está presente através da vegetação natural, nas imagens artísticas do fotógrafo brasiliense Bento Viana e em peças produzidas na região. O ambiente evoca os sertões mineiros e Portugal, com uma árvore oliveira de 200 anos. Destaque para a obra de arte no teto sobre a cama.