Lustre ou pendente, qual escolher?
Quando fazemos projetos de interiores aqui no escritório é bem comum o cliente falar que quer um pendente na mesa de jantar, ou um lustre no hall de entrada do escritório. Mas afinal, o que é um lustre ou um pendente? Tem diferença entre um e outro? Como escolher qual usar?
Tanto o lustre quanto o pendente são luminárias de teto, que apresentam uma peça central que fica suspensa no ar. A diferença entre as duas é basicamente que os lustres são compostos por “braços” que sustentam as lâmpadas e se unem a uma estrutura central, e os pendentes são peças únicas, com apenas uma ligação entre a superfície e a base. Ambos são fortes componentes numa decoração e a sua escolha pode abrilhantar ou arruinar o ambiente.
O que considerar na hora de escolher:
1) Volume e proporção.
Ajuste o tamanho do pendente ou do lustre de acordo com o tamanho do ambiente. Quem tem pé direito muito alto pode se favorecer de peças mais compridas. Mesas grandes pedem peças mais largas, ou então várias peças pequenas juntas.
2) Modelos e estilos.
É preciso que a peça combine com o ambiente, com o design dos móveis, com a arquitetura e com a decoração. E também com algo que muita gente esquece – deve combinar com as outras luminárias também! Tanto em cores e materiais, como em estilo.
3) Efeito de luz
Defina o efeito de iluminação que você deseja. Quer jogar um facho de luz para baixo, para iluminar uma mesa? Vá para a seção de pendentes. Deseja uma iluminação mais distribuída e suave? Pode ir dando uma olhada nos lustres. Essa não é uma regra geral, pois depende muito da luminária – há pendentes que dão uma iluminação distribuída e lustres com pontos focais e vice-versa. Atente-se para o efeito da luminária que você está escolhendo.
4) Lustres
Funcionam muito bem estilos tradicionais de decoração e em ambientes mais formais, como sala de jantar e sala de estar. Fica um charme em closets, salões de beleza e estúdios de maquiagem.
5) Pendentes
Pendentes normalmente estão associados a estilos mais modernos e fornece uma iluminação mais pontual. Tem a vantagem de fornecer diferentes tipos de combinações, podendo-se utilizar vários pendentes no mesmo ambiente, fazendo um grupo, variando-se a altura entre eles, as cores, os tamanhos ou modelos.
Lustres
(
Pendentes