Docore+BV

DECORE BV 11 11 2019 9268

Ladrilhos: Pisos cheios de personalidade

Duráveis e coloridos, ladrilhos hidráulicos surgiram com o Império Bizantino e voltaram com força total direto para a passarela de arquitetura e design de interiores, agregando grafismos charmosos e versáteis, compondo pisos e enriquecendo os projetos.

Mas, qual é a diferença do ladrilho hidráulico para as cerâmicas e porcelanatos?

A principal diferença do seu processo produtivo artesanal resulta em um produto que não é nem cerâmica nem porcelanato, mas um pré-moldado de concreto.

Resistência

O termo ‘hidráulico’ vem de sua característica de resistência (impacto, desgaste e abrasão) surgir através da sua imersão em água.

Queridinhos

Os ladrilhos hidráulicos são os novos queridinhos, pois além do charme que levam ao ambiente, um de seus atributos é a sua durabilidade, além de poderem ser utilizados tanto em áreas internas como áreas externas.

Benefícios

E não para por aí! Outra qualidade dessas peças e que são antiderrapantes, logo, oferecem alta resistência a zonas de tráfego intenso, o que os torna indicados para calçadas, praças, garagens, estacionamentos, rampas para automóveis, ambientes internos, bordas de piscinas, entre outros, oferecendo segurança para as pessoas mesmo quando molhados.

Manutenção

Sua manutenção e cuidados são simples, devendo-se limpar os ladrilhos apenas com água e sabão neutro, evitando produtos ácidos para que sua beleza seja preservada por um tempo maior.

O que é o ladrilho hidráulico?

Trata-se de um revestimento artesanal também conhecido como mosaico ou piso hidráulico. Para sua fabricação, a indústria usa cimento, areia, pó de mármore e pigmentos. Diferentemente da cerâmica comum, seu processo de cura utiliza apenas água. Ou seja, ele não é queimado.

Origem

A origem do ladrilho hidráulico é extremamente nobre. Sua inspiração é a arquitetura bizantina, que usava aqueles mosaicos maravilhosos como revestimentos para as paredes dos luxuosos palácios europeus.

Mas ele também já apareceu em outros momentos na decoração brasileira. Nos anos 20 e nos anos 50, ele fez parte de muitos projetos residenciais, marcando uma época de grande desenvolvimento.