Saiba como elaborar uma vitrine de sucesso Uma vitrine de sucesso é um dos passos fundamentais para o bom resultado nas vendas de uma loja. Além de ser o cartão de visitas da loja, a vitrine é um dos principais recursos de comunicação do varejo com seu público-alvo. Se for bem pensada e planejada, a vitrine amplia as chances de atrair o consumidor, seja em datas comemorativas ou não.
Pesquisas apontam que lojas que investem no planejamento de suas vitrines têm chances de aumentar o seu faturamento em até 70%.
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O papel da decoração cenográfica da vitrine é contar uma história, fazer uma conexão com o produto exposto. E a vitrine quando elaborada com todos os cuidados quanto ao público-alvo tem grandes chances de se tornar mais atrativa.
Para isso é importante compreender três etapas indispensáveis e fundamentais na hora de decorar e organizar a exposição dos produtos em uma vitrine: 1. Estratégia
Elaborar um conceito estratégico para a vitrine aumenta as chances de impressionar os consumidores. Especialistas no assunto indicam que, o consumo de qualquer produto pelas pessoas ocorre por dois aspectos: emoção e necessidade. O segredo para traçar uma estratégia eficaz ao elaborar vitrines é fazer com que o cliente sinta emoção por algo que também necessita de verdade.
Em um exemplo recente, criamos o conceito e o projeto para a vitrine da loja Versátil, localizada na Avenida Ville Roy. Com um tema especial para o dia dos namorados, onde o partido estratégico que definiu todo o conceito foi a ideia de que os clientes pudessem expressar o seu amor. Os clientes foram convidados a enviar fotos e frases pelas redes sociais da loja e isso seria reproduzido durante todo o período que antecipa o dia dos namorados em televisores espalhados pela loja e na vitrine, que também recebeu uma cenografia remetendo a ideia de uma explosão com quase 1.200 cartas, saindo de uma sacola gigante da loja. O resultado é uma experiência empolgante de poder declarar o seu amor em público de uma forma diferenciada em uma vitrine com um conceito que remete ao ato de expressão de sentimentos de amor.
De acordo com Renata Moreira, Consultora de imagem e Gerente da loja Versátil, a campanha em conjunto com a vitrine, criou uma ligação mais próxima entre os clientes e a loja. E os resultados estão sendo satisfatórios.
2. Público-Alvo Conhecer o perfil do seu cliente é fundamental para entender se a sua estratégia realmente será eficaz, além disso, os produtos em exposição devem estar em sintonia o com perfil do seu público e de acordo a necessidade de procura de um determinado tipo de produto. Isso está diretamente ligado com datas comemorativas e sazonalidades de coleções. 3. Composição Exibir um produto em conjunto com outros de forma adequada ínsita às compras e os consumidores estão cada vez mais exigentes. Então é muito importante tomar alguns cuidados para evitar erros na hora de expor os produtos.
A vitrine deve ser renovada constantemente e com produtos disponíveis no estoque da loja, as peças devem ser bem coordenadas. É interessante separá-las por blocos de cores e texturas, colocando sempre uma peça de um tom mais forte próximo a outra peça de tons neutros, fazendo com que a vitrine tenha harmonia e uma unidade visual.
Se você vai trabalhar uma vitrine conceitual, o produto até pode ficar em segundo plano. Porém quando sua vitrine não for conceitual e sim, comercial, visa vender um produto, ou uma linha de produtos, estes devem ser definidos previamente, pois todos os outros elementos da vitrine devem surgir a partir dele. Temas, cores, formas, tudo girando em torno do produto.
A vitrine também pode ter um conceito Life Style onde a junção de vários produtos como um mosaico demonstra um conceito de estilo proposto pela loja ou a apresentação de uma nova tendência.