Docore+BV

Decore BV 19 11 2018 7250

Estilo shabby chic

Decoração com móveis velhos, peças enferrujadas e materiais desgastados – será que dá certo?

Seguindo a inspiração da semana passada, hoje iremos continuar com o estilo de decoração com cara de “antiguinho”. Perdeu o artigo da semana passada? Entre no site da Folha BV e confira lá a diferença entre Vintage e Retrô!

Shabby chic é o termo utilizado para descrever um estilo de decoração que mescla objetos sofisticados e clássicos, com acabamentos desgastados. Decorações com esse estilo são bastante compartilhadas pela internet, e enchem os olhos de quem curte um ambiente luminoso, nostálgico e delicado.

É um estilo que nasceu por volta dos anos 70 na Inglaterra, e recebeu o nome de Shabby Chic por Rachel Ashwell, para descrever essa tendência que estava super em alta na época. Significa “chique gasto” ou “chique desgastado, esfarrapado ou desalinhado”. Eram móveis antigos “reciclados”, pois na época a decoração era inacessível para a maioria das classes sociais, que seguem a linha campestre das majestosas casas de campo da Inglaterra.

Algumas pessoas o chamam de “novo romantismo”, por ter a característica de trazer o valor sentimental e luminosidade aos ambientes, com uma releitura mais atual. Atualmente, com a volta dos elementos vintage na decoração, o shabby chic ficou mais conhecido e solicitado na hora de projetar ambientes e vem com a proposta de utilizar peças com aparência antiga dentro de um contexto contemporâneo, misturando velho e novo, sofisticado versus simples. Pode ser um sofá suntuoso com um jogo de espelhos enferrujados; ou uma mesa de madeira descascada com uma bandeja de metal e por aí vai.

 

O branco é a cor mais utilizada, mas também vale pérola, bege claro, rosa envelhecido, verde água e azul claro. A mobília ou têxteis podem vir em tons contrastantes ou mais escuros. O importante é mostrar o aspecto envelhecido e usado da peça, para que ela se destaque na composição.

Os móveis têm uma aparência antiga, de usados, e possuem linhas curvilíneas e detalhes trabalhados. As peças decorativas são delicadas e dão aquele toque de nostalgia, como espelhos trabalhados, rendas, estampas florais, castiçais e vasos com flores naturais.