Pendentes
Uma das mais importantes ramificações dentro da Arquitetura, é o estudo de interiores,esta área do curso pensa nos detalhes de cada ambiente, conforme a necessidade e personalidade do cliente. Desta forma estuda-se para que seja feito um ambienteinovador e único, respeitando a função do espaço. Recentemente, as atenções têm se voltado para as luminárias, no qual o mercado tem criado diferentes estilos, cores e formatos para esses objetos.
Tendência
No ano de 2019 a tendência são os pendentes, um tipo de luminária na qual consiste em cabos longos que pendem do teto com a fonte de iluminação na ponta. Possuem uma ótima função decorativa e moderna, além de deixar a luminosidade mais próxima dos pontos de destaque, sendo ideais para iluminar mesas de jantar, bancadas na cozinha, mesas de escritório, quartos, lavabos e outros ambiente. Alguns exemplos das formas que se destacam dentro dessa tendência são: geométrico; esférico; somente lâmpadas; cúpulas; várias direções; fibras naturais; etc.
Novos Projetos
Diferentes de projetos antigos, no qual a lâmpada era apenas centralizada no teto, hoje em dia a iluminação tem ganhado destaques nos projetos de interiores, dando o toque final para a toda a decoração pensada para o ambiente. Por essa razão, é preciso a orientação do Arquiteto, para que auxilie na etapa do planejamento como custo benefício, pontos a destacar no ambiente e a aplicação. Desta maneira, sugere-se pensar no projeto luminotécnico logo no início da reforma ou construção. Isso facilita a execução e ainda evita gastos excessivos.
Iluminação
O momento ideal a começar a pensar na iluminação é logo depois de definir a dimensão de cada ambiente e o layout da casa. A iluminação deve refletir as sensações e funções de cada espaço. Após a escolha do ambiente no qual vai ser aplicado os pendentes e o modelo, analisa- se a referência de altura conforme o local, por exemplo: a altura do pendente da mesa de jantar deve ficar entre 75 e 80 cm acima do tampo da mesa. Em casos de pendentes com alturas diferentes sugere-se a variação entre 75 e 90 cm. Se optar por medir direto do piso, o ideal é que a luminária fique na altura entre 1,60 e 1,70 m.
Espaços internos
Outro ponto a se pensar é o tom da luz dentro dos espaços internos, para isso é preciso saber quais sensações a pessoa quer transmitir no espaço. É comum optar por lâmpadas com temperatura de cor quente para áreas íntimas e sociais, que são ambientes que passam a sensação de aconchego, descanso. E por lâmpada com temperatura de cor fria para áreas de trabalho e cozinha, que são ambientes que exigem mais atenção. A instalação desse produto é muito simples, podendo ser feita perfeitamente com a mesma instalação elétrica das luminárias convencionais.