ARQUITETURA DE PAZ E REFLEXÃO
No dia 21 foi comemorado o Dia Mundial da Religião. Esta data tem o objetivo de promover o respeito, tolerância e diálogo entre as diversas religiões existentes no mundo, que pregam como princípio a bondade.
Assim, para celebrar essa ideia de amizade e respeito, trouxemos para a Decore+BV dessa semana alguns ambientes inspiradores, que propiciam paz e reflexão.
As grandes catedrais, mesquitas, sinagogas, templos, entre outros edifícios religiosos, são prédios que prevalecem na história e encantam até hoje mesmo após centenas de anos. Para essa semana selecionamos alguns espaços sagrados inovadores – arquiteturas contemporâneas que fazem uso de técnicas atuais para expressar sentimentos que perduram na humanidade por séculos.
Capela Bruder Klaus – Alemanha
Uma capela minimalista, com interior de concreto revestido com madeira carbonizada. A iluminação vem de uma abertura no telhado e é refletida para dentro por pequenas contas de vidro embutidas nas paredes.
Mesquita Sancaklar – Istambul
O interior da mesquita mostra-se como uma alusão a uma ampla caverna, trazem sensação de magnitude, dando inspiração para orar e estar sozinho com o divino. As fissuras no teto dão dramaticidade e permitem que a luz do dia seja filtrada na sala de oração.
Templo Bahá’í – Chile
Como a fé bahá’í não possui nenhum estilo arquitetônico específico, o arquiteto Siamak Hariri teve total liberdade para desenvolver o projeto. Ele desenvolveu uma forma construída em proporções perfeitas que retornam às antigas concepções de uma geometria sagrada que vem da natureza. Essa forma possui nove lados (na fé baháí, o número 9 simboliza completude e perfeição), e foi feita de maneira a permitir que a luz emanasse pelas paredes do templo.
Meiso no Mori – Japão
Meiso no Mori significa “floresta de meditação”. O seu telhado curvo remete às formas sinuosas das montanhas dos seus arredores e às nuvens leves acima.
apela do Silêncio – Finlândia
O exterior da capela parece uma escultura gigante e encanta os olhos e a alma. Dentro, a luz natural vem de pequenas janelas que circundam o teto, iluminando indiretamente o interior. O projeto foi pensado para que a pessoa pudesse se isolar de tudo ao redor e entrar em sintonia com sua própria quietude.
Capela La Estancia – México
Uma construção toda em painéis de vidro, que permitem circulação de ar, além de ficar totalmente harmônica com os jardins.Essa construção contrasta com a Capela do Pôr do Sol, projeto do mesmo escritório de arquitetura, BNKR Arquitectura.Enquanto a Capela La Estancia celebra a vida, a Capela Pôr do Sol lamenta a morte.
Capela Pôr do Sol – México
Esta obra foi construída toda em concreto com as paredes vazadas para entrada de iluminação e circulação de ar. Sua forma permite que se integre à paisagem ao seu redor, parecendo apenas mais uma pedra no terreno. A posição do projeto foi feito de maneira para que o sol se ponha bem atrás da cruz do altar, o que faz com que a capela seja ainda mais bela!