Docore+BV

DECORE BV 22 04 2019 8040

URBAN JUNGLE: Quer inserir suas plantas favoritas nos ambientes internos? Veja nossas dicas!

Urban Jungle, também conhecida como floresta urbana, consiste em encher cada pedacinho dos ambientes com plantas ou hortas caseiras. O conceito é enaltecer a interação com a natureza, purificar o ar e ajudar na saúde e no bem-estar. Sem contar a vivacidade que elas trazem para a decoração com seus tons coloridos.

Para manter as plantinhas vivas e bonitas, você não precisa ser um profissional de paisagismo. Porém, é necessário tomar alguns cuidados diários que vão além de regar e expor a vegetação à luz solar. Por isso, reunimos algumas dicas simples para você poder transformar um cantinho seu em uma floresta particular.

Para áreas externas, como varandas e sacadas, são recomendadas espécies que se adequem a mudanças de temperatura. Suculentas, cactos, cedrinhos e trepadeiras são as plantas mais indicadas, além do queridinho jardim vertical, que pode ter sistema de irrigação integrado para facilitar o tratamento.

Já para os espaços mais fechados, como cozinhas, salas de estar e dormitórios, é preciso um pouquinho mais de atenção, porque geralmente não contam com a luz solar direta, e são pouquíssimas as plantas internas que podem ser regadas diariamente. Para essas áreas, opte pelas espécies que não sentem tanto a falta de água e luz, como Espada-de-São-Jorge, Costela-de-Adão, Samambaia e Pau-d’água.

Quantas vezes regar sua Urban Jungle? Depende. Cada espécie tem uma necessidade. Por isso, é essencial se atentar a esse detalhe antes de montar sua florestinha. Uma dica é verificar se a terra está molhada, antes de regar as plantas. O ideal é sempre manter uma certa umidade sem encharcar e aguar com uma quantidade que não escorra para fora, pois isso faz com que se lave a terra, retirando os nutrientes.

Adubar não é um “bicho de sete cabeças”. Ao comprar uma espécie, pergunte ao florista com que frequência ela deve ser adubada. Afinal, para que sua plantinha cresça forte, a terra precisa ter os nutrientes repostos periodicamente. Ou seja, intercalar a adubação NPK 10-10-10 com húmus de minhoca e bokashi (fertilizante de farelos orgânicos) pode ser uma boa prática. Outra dica é ir além dos vasinhos ou vasões apoiados no chão, as plantas podem ser colocadas em prateleiras, suportes metálicos, objetos reutilizados e estantes. Outra opção é pendurá-las no teto por hangers. O charme é utilizar uma boa quantidade e variedade de espécies para permitir diferentes texturas e volumes. Assim que você cria a sensação de floresta.

Onde estiver, a Urban Jungle vai chamar a atenção e harmonizar. Pode trazer ares delicados, despojados e até vintage. Mas lembre-se: independente da área ou da espécie, a manutenção e o cuidado com as plantas devem ser constantes.