Como decorar com peças usadas
A decoração com peças usadas está cada vez mais comum e tem se tornado até fator de valorização dos ambientes. Além do fator ecológico, pelo reaproveitamento de peças usadas que de outra forma iriam para o lixo, essa linha de decoração também tem a vantagem de ser mais barata, em alguns casos, e de conferir estilo ao ambiente.
O efeito gerado pela renovação de peças usadas
Ao utilizar peças usadas na decoração, é possível criar o chamado estilo “vintage”, que remete normalmente a algo mais antigo, misturando elementos datados a outros mais contemporâneos.
Contraste
O efeito é de contraste, e esse contraste acaba por valorizar as peças renovadas como se fossem obras de arte. Algumas vezes, no entanto, a decoração segue a linha do reaproveitamento de maneira quase generalizada, e nesse caso o impacto não se dá pelo contraste, e sim pela quantidade.
Sustentabilidade
É uma alternativa mais comum em bares e restaurantes que querem reforçar o conceito de sustentabilidade ou passar idéia de que são lugares estilosos e descolados.
Visual inusitado
Outra possibilidade, caso as peças não sejam antigas, é criar um visual apenas inusitado e diferenciado, com novos usos para objetos diversos que se transformam em artigos decorativos, como raquetes que se transformam em espelhos, chapéus ou talheres que viram luminárias, e por aí vai. Nesse caso, o resultado final pode ser divertido, conferindo um ar alegre ao ambiente.
Onde adquirir móveis usados
Para usar móveis e objetos reaproveitados na decoração de casa, é possível usar objetos existentes em casa, dando a eles uma nova cara ou um novo uso, ou então adquirir peças que estejam sendo doadas ou vendidas em feiras ou pela internet, e então repaginá-las, se quiser.
Como personalizar uma decoração em segunda mão?
A resposta a esta pergunta é: de mil e uma maneiras! Desde pintar mobiliário a estofar sofás/cadeiras, passando por trocar as molduras de pinturas ou fotografias e transformar toalhas de mesa vintage em novas fronhas de almofadas, ou até mesmo dar um novo e/ou inesperado uso a diferentes elementos decorativos… a imaginação e o seu estilo de decoração são os limites.
Inspire-se pelo seu desapego e pelo desapego dos outros! A sua casa agradece.