AFONSO RODRIGUES

Democracia Ășnica

“Somos o Ășnico caso de democracia que condenados por corrupção legislam contra os juĂ­zes que os condenaram”. (Joaquim Barbosa)

Não sei se o Joaquim Barbosa estará sorrindo, hoje. Mas, acho que sim. Nada mudou, e pelo que vemos não mudará. Mas vamos fazer nossa parte e fazer o que deve ser feito dentro dela. Mas não nos esqueçamos de que nada será possível, sem uma Educação à altura. E não estou vendo grupos caminhando em direção à Educação. Então vamos acordar e caminhar em trilhas desconhecidas. Porque, na verdade, elas não são desconhecidas, mas ignoradas. Vamos nos preparar para o futuro. Mesmo porque somos nós, eleitores, os responsáveis pelo nosso futuro. E se somos responsáveis, vamos nos responsabilizar. Mudemos a posição do espelho para que possamos ver melhor, nossa posição diante do maior problema que temos no Brasil, que é o amadurecimento na política. Continuamos os mesmos de antigamente. E os defeitos não os ignoramos, só não estamos preparados para combatê-los. E o combate tem que ser pacífico. E a desordem pode estar, porque está, onde ela deveria ser banida. Deu pra sacar o papo? Então vamos acordar para nossa obrigação de nos educarmos para a cidadania. E comecemos pelo mais elementar. E o fato é que ainda não acordamos para o fato de não podermos ser cidadãos sem respeito à cidadania. E não há cidadania, em uma sociedade civilizada, com a obrigatoriedade no voto. O cidadão não vota por obrigação, e sim por dever. E o dever não se casa com a obrigação.

Vá refletindo, mas sem aborrecimentos. Apenas faça o que você deve fazer melhor, no que você está fazendo agora. Inclusive no pensar. Quando somos civilizados não perdemos tampo com o negativo. Sorria sempre e você será sempre feliz. Não permita que acontecimentos desagradáveis estraguem seu dia. Veja sempre as coisas pelo lado alegre, sadio, e confortável para sua mente. Porque é dela que você tira o melhor de sua vida. E só quando acreditamos nisso é que conseguimos ser feliz. E todos nós temos a felicidade ao nosso alcance. Mas precisamos nos educar racionalmente. Os racionais não cometem irracionalidades. Vamos ser felizes e fazer com que o mundo se sinta feliz com nossa felicidade. Vamos criar uma política, sem mira na riqueza material. Afinal, somos responsáveis pelos nossos descendentes. Vamos cuidar do futuro deles. Mesmo porque, provavelmente, ainda iremos viver parte do mundo que eles viverão. Não deixemos de fazer nossa parte fazendo o melhor que pudermos fazer. E sempre podemos, desde que acreditemos. Vamos amadurecer racionalmente para viver dentro da racionalidade. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.