AFONSO RODRIGUES

Depende de como vemos

“A beleza não é qualidade própria das coisas. Ela existe no espirito que as contempla; e cada espirito percebe uma beleza diferente”. (Gabriel Chalita)

A beleza é fundamental para a felicidade, e esta vem na alegria. Se você está muito preocupada com sua beleza, ótimo, mas tenha cuidado com o exagero. Cada um vê a coisa de acordo com o seu desenvolvimento espiritual. O que não deve preocupar. O importante é que vivamos a vida com alegria, para que sejamos felizes. E quando somos felizes nada nos atormenta. Porque dependemos da nossa evolução. O que nos leva a evoluir sempre. E só conseguiremos isso com paz, amor e respeito aos outros. O que é muito simples. É só nos respeitar a nós mesmos e ir em frente. E ir em frente é estar sempre na caminhada do progresso, sobretudo o racional. Vá pensando isso, mas sem arrufos. Com calma e respeito. E só nos respeitamos quando nos amamos. Já sabemos que só damos o que temos. E se é assim não poderemos amar o outro se não amarmos a nós mesmo.

Todos nós estamos preparados para a vida. Senão não viveríamos. Só inda não damos tanta importância ao andamento sereno da canoa em que nos encontramos. E a escolha é de cada um. E você é um, ou uma. Então faça por você o que você deseja para ser feliz. E você é a única pessoa que tem o poder de fazer você feliz ou infeliz. Então não fique botando nos outros, a culpa pelos seus desgostos. Tenha sempre em mente que quando você se aborrece com um tolo, você está se igualando a ele. Lembre-se da fala do Jaime Costa, na peça teatral Compra-se um marido”: “Não há bobo mais bobo do que o bobo que pensa que eu sou bobo”. Não pense sobre você, baseado ou baseada, no que os outros pensam sobre você. Simples pra dedéu.

Se você está no trabalho ou na família, não importa. O que importa mesmo é que você esteja com você. E quando estamos conosco mesmo estamos para os outros, mas sem entrega. Estar com os outros é estar sempre atento ao dever que temos conosco, estando sempre aliado aos outros, mas sem vínculo. Não fosse assim não seríamos todos iguais nas diferenças. Que é o que somos e nem sempre sabemos distinguir as diferenças. Viva seu dia como ele deve ser vivido; com amor, respeito e dedicação ao próximo, dedicando-lhe o melhor que temos em nós mesmos, que é o amor. O amor ao próximo é a qualidade que não devemos ignorar nem menosprezar. Vamos ser mais cuidadosos nas análises que fazemos sobre o amor e a liberdade. Estamos sempre confundindo amor com desejo, e liberdade com libertinagem. Vamos cuidar mais da nossa racionalidade, para que sejamos realmente racionais. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460