Bom dia,
Alerta
Durante o programa Agenda da Semana, o economista Getúlio Cruz alertou mais uma vez sobre o aumento no número de pessoas em situação de rua em frente à Rodoviária Internacional de Boa Vista, nas imediações do Hospital da Criança Santo Antônio e da Praça Simón Bolívar, além de famílias inteiras que se acomodam como podem nos canteiros das avenidas Ville Roy e Nossa Senhora da Consolata. Os governos do Brasil e da Venezuela seguem silentes.
Cultura
O artista plástico Cleodon Marques de Farias participou do Agenda da Semana desse domingo (8), avaliando o mercado da cultura local e sugerindo algumas medidas que poderiam ser encampadas pelos governos estadual e municipal para valorizar os artistas de modo geral. Segundo ele, o Governo do Estado abriu alguns editais e está apoiando a restauração de obras para manter acervos públicos de arte. Ainda durante a entrevista, a jornalista Cida Lacerda sugeriu a criação de um espaço permanente para exposição de obras de artistas locais.
Empreendedorismo 1
O superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, também participou do Agenda da Semana, prestando contas das ações da instituição, no intuito de fortalecer os pequenos negócios como forma de manter e ampliar a geração de emprego e renda em Roraima. Na opinião do gestor, são esses empreendimentos os responsáveis por girar a economia em quase todos os municípios do nosso Estado.
Empreendedorismo 2
Neste sentido, Emerson Baú destacou a mudança de comportamento da atuação do Sebrae em termos de não ficar apenas recebendo atendimento passivo e passar para uma performance mais ativa, procurando os empreendedores para implementar ferramentas para dar vida aos negócios. Ele mencionou convênios com a Junta Comercial e prefeituras municipais, por meio das salas do empreendedor nas localidades.
Exemplo
Elogiável a postura do economista Emerson Baú em destacar uma iniciativa da Prefeitura de Boa Vista voltada a desburocratizar os pequenos negócios, minimizando os processos burocráticos de documentação das empresas. Demonstra que quando o futuro de Roraima está em jogo, não pode haver politização de gestão. Ele, inclusive, adiantou que está propondo uma extensão da legislação da capital aos demais municípios. Baú disse ainda que é preciso mais comprometimento de todos, inclusive dos políticos, para com a facilitação para os pequenos negócios no Estado.
Onde aperta
O senador amazonense Omar Aziz (PSD) disse que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), é retrógada, continua com a mesma atrasada cabeça faz décadas. Ele se referiaàa insistência dela de impedir o re-asfaltamento da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. Alfinetando Marina, Aziz lembrou que sempre esteve ao lado de Lula da Silva (PT) e que o atual presidente prometeu, sim, re-asfaltar aquela rodovia. “É um compromisso dele”, reafirmou o senador. Só para refrescar a memória: em passado recente, Marina Silva chamou Lula da Silva de corrupto.
Wedner
A Coluna registra com pesar o falecimento, ocorrido em Brasília, na última sexta-feira (6), do advogado roraimense Wedner Moreira Cavalcante. Os mais novos e que só chegaram por aqui nas últimas décadas talvez não se lembrem dele, mas, Wedner teve passagem marcante por aqui, antes de fixar residência na capital federal. Entre outras coisas foi atleta, presidente da OAB-RR e fundador do escotismo local. Aliás, poucos jovens hoje ainda sabem o que significa esse movimento, uma escola de civismo, patriotismo e respeito às tradições cristãs de nossa sociedade. As crianças e jovens de agora vivem aprendendo guerra e violência em games eletrônicos.
Santuário
O padre Vanthuy Neto esteve na rádio Folha FM 100.3 para explicar o projeto de criação do Santuário de Aparecida, nascido da demonstração do apoio popular, por meio da participação em eventos religiosos da Igreja Católica, em datas como o Dia de Nossa Senhora Aparecida. O projeto arquitetônico está pronto e foi feito por profissionais que desenharam e construíram o santuário nacional de Aparecida. O religioso, que é o reitor do Santuário, destacou a participação de engenheiros e arquitetos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) no projeto.
Direitos Humanos
Os desembargadores de Roraima, Erick Linhares e Tânia Vasconcelos, foram anunciados como finalistas na 12ª edição do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Eles concorrem com magistrados de Goiás e do Ceará. O trabalho tem como tema “Justiça Itinerante de Roraima: a história de um Judiciário inclusivo”. Os vencedores serão anunciados no dia 6 de novembro, no Rio de Janeiro.