Editorial Planejem algumas regras para a conversa, por exemplo:
Sair um pouco para respirar caso as emoções e o nervosismo tomem de conta da situação, pois é melhor ter uma pausa e prosseguir, em seguida, de maneira mais relaxada do que acabar uma reunião com um problema ainda maior.
A temática ‘Educação Financeira para casais’ volta a ser abordada na nossa coluna essa semana. O assunto vem sendo discutido aqui há duas edições trazendo dicas de como os casais devem lidar com o dinheiro. A tarefa não é fácil, ass conversas sobre as finanças do casal devem ser bem honestas em relação à situação monetária da família e suas preocupações com o futuro, aquilo que vocês desejam alcançar no tempo em que estiverem juntos. Os casais têm que ter um projeto de vida juntos e os dois devem estar em sintonia para poder alcançar cada meta.
Educação financeira para casais
O casamento só pode dar certo quando o verdadeiro sentido da união prevalece. É aonde afala de particularidades e individualidades devem ser respeitadas e toleradas. O assunto dinheiro está entre eles. Lidar com as finanças do casal é um processo natural que ao longo do relacionamento podem se transformar em problemas.
Durante o relacionamento, é preciso que um acabe cedendo um pouco da sua individualidade e as afinidades se reforcem. Sendo assim se não houver os entendimentos os conflitos certamente surgirão.
Com o casamento serão dois salários, duas cabeças pensantes ou duas formas de lidarcom o dinheiro, então imaginem a quantidade de dificuldades que ocorreram se cadaum tiver os próprios objetivos financeiros.
Para não haver desentendimentos
O melhor a se fazer é definir qual dos dois orçamento está mais organizado e prático para gestão das contas. As contas bancárias devem ser agrupadas aos poucos para que juntos possam organizar as finanças conforme a nova situação.
Cartão de crédito
Uma outra solução é que o cartão de credito sejam juntos afim de pagar uma única
anuidade e aproveitar melhor os programas de milhagem e vantagens oferecidos.
Planejem algumas regras para a conversa
Sair um pouco para respirar caso as emoções e o nervosismo tomem de conta da situação, pois é melhor ter uma pausa e prosseguir, em seguida, de maneira mais relaxada do que acabar uma reunião com um problema ainda maior.
Elabore metas
O caminho é seguir aquele que melhor se traduz na essência do sentido do casamento –
unir e compartilhar, mas para isso é preciso:
– Construírem os sonhos e planos em comum;
– Elaborarem e respeitarem um orçamento familiar;
– Terem disciplina em relação aos investimentos e fugir do endividamento;
– Manter as contas em dia, bem como a conversa sobre receitas e despesas;
– e claro, comemorarem e celebrarem as conquistas sejam elas individuais por mérito
ou por objetivos definidos em comum.