Bom dia,
Hoje é sexta-feira (01.10). “Pois é, o ponto alto da programação alusiva à visita do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) a Boa Vista, ressaltado por ele mesmo – o anúncio do início da construção do Linhão de Tucuruí-, não passou de um ato meramente formal. O lançamento de uma Pedra Fundamental, não gera qualquer efeito prático, embora simbolicamente possa servir de registro histórico, caso a obra seja efetivamente realizada”. Foi o que disse a Parabólica um jurista, especialista em Direito Constitucional, que também acompanha o imbróglio da construção do Linhão do Tucuruí.
Segundo esse mesmo jurista, caso a obra tenha o início concretizado, por certo que será a obra interditada por ação do Ministério Público Federal, que certamente será concedida pela Justiça Federal. “Os técnicos que fizeram o laudo do Instituto de Meio-Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) identificaram nada menos que 32 danos ambientais irreversíveis, passíveis de indenização aos índios Wamiri-Atroari, que fizeram uma proposta baseada na própria avaliação técnica dos especialistas governamentais, e até hoje não respondida pelo governo e pelo consórcio responsável pela construção e operação do Linhão”, diz o jurista.
MUDANÇA
A partir de hoje Shirley Melville não é mais a representante consular da República Cooperativista da Guiana em Boa Vista. A mudança era esperada desde que houve mudança na presidência daquele país vizinho, mas só no mês passado a então cônsul recebeu om ofício protocolar comunicando sua destituição do cargo. O governo guianense ainda não confirmou o nome do substituto, ou substituta de Shirley Melville, que permaneceu vários anos naquele cargo.
REUNIÃO
Por falar na República Cooperativista da Guiana, o prefeito de Bonfim, Joner Chagas (PR), e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores daquele município, Domingos Costa (PR atravessarão hoje a ponte sobre o rio Tacutú-que liga o Brasil a Guiana-, para uma reunião com autoridades guianenses da fronteira para tentar, mais uma vez, reabrir a fronteira entre os dois países para o livre trânsito de pessoas). Além de prefeito de Lethen estará presente o governador da 9ª Região, Brian Allicock. Também existe a expectativa da participação de um ministro do governo guianense que viria diretamente de Georgetown para participar do encontro.
TEMPORAL
Ainda sobre os últimos acontecimentos no município Bonfim. Um forte vendaval ocorreu ontem, quinta-feira, naquela cidade fronteiriça brasileira. Imagens que chegaram a Parabólica mostra que várias casas foram destelhadas e um número bem grande de árvores tombaram pela força do vento. Felizmente, não há informação sobre a perda de vidas humanas ou de ferimentos graves em pessoas, que ficaram apenas muito assustadas.
PRIMEIRA
Fontes da Parabólica garantem que a Receita Federal do Brasil acaba de autorizar o funcionamento da primeira loja Free Shopping na cidade de Bonfim. Este tipo de comércio, que isenta de tributos federais a venda de produtos importados e nacionais foi criado pelo governo federal para facilitar o desenvolvimento de cidades gêmeas, como é o caso de Bonfim (Brasil) e Lethen (Guiana). A expectativa é que as lojas Free Shopping no Bonfim estimulem ainda mais a vinda de sacoleiros vindos de Manaus que aproveitariam fazer compras em Lethen e na cidade brasileira. Teriam cota dobrada.
FIM DA CORRUPÇÃO
O jornal Gazeta do Povo noticiou um provável encontro para a próxima semana em Brasília envolvendo a participação do ex-presidente Lula da Silva (PT), o ex-presidente José Sarney (MDB), o senador Renan Calheiros (MDB), e os ex- senadores Eunício de Oliveira (MDB) e Romero Jucá (MDB). Sobre a possibilidade desse encontro, um fanático bolsonarista saiu com essa perola de ironia: “Tenho certeza que desse encontro de eminentes políticos brasileiros, todos de ilibada conduta, deve sair uma estratégia, e uma decisão firme de acabar com a corrupção no Brasil”.
ENCAMINHAR
O geólogo e ex-deputado federal Salomão Cruz disse que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) poderia ter aproveitado sua viagem a Boa Vista para dar início concreto à discussão sobre mineração em Roraima: “Ele poderia ter anunciado que iria encaminhar ao Congresso Nacional os quase 1.000 Alvarás/Pedidos de Pesquisa na Terra Yanomami, sobrestados na Agência Nacional de Mineração (ANM); passando a responsabilidade pela liberação ou não dessas áreas para o CN, tudo dentro do que preceitua o Parágrafo terceiro do Art.231, da Constituição Federal”.
CHURRASCO
O agricultor português Jorge Lopes, que planta cebola, melão e melancia na sua fazenda Luzitânea, vai oferecer um churrasco no próximo domingo naquela propriedade como parte dos eventos de comemoração da visita do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, que chega hoje a Boa Vista. O churrasco é destinado aos convidados que estarão no Forte São Joaquim, onde o embaixador vai presidir as homenagens às famílias de origem portuguesa que chegaram a Roraima há mais de um século.