Bom dia,
Hoje é sexta-feira (18.3). Aos poucos os dirigentes de partidos políticos no estado começam a revelar os nomes de pré-candidatos a todos os cargos em disputas nas eleições de outubro. E até agora, a opções para todas as vertentes ideológicas e doutrinárias. Mas, há também opções que vão desde escolhas entre profissionais, técnicos, empresários, e até de políticos profissionais. É bom que os eleitores e eleitoras comecem a refletir desde agora. Depois não adianta chorar o leite derramado.
APOIO 1
Do auditor fiscal e pré-candidato ao Senado Federal pelo Podemos Ozeas Colares a Parabólica recebeu a seguinte mensagem, que transcrevemos na íntegra: “Não tenho nada acordado com Denárium”. A reação de Colares foi decorrente de uma nota publicada cá na Coluna dando conta de que o governador Antônio Denárium (PP) poderia ter o apoio na próxima eleição de até três candidatos ao Senado Federal.
APOIO 2
Recém-indicado presidente da Comissão Provisória Estadual do Podemos, o ex-deputado federal Luciano Castro disse a Parabólica que sua preocupação agora é com a formação e consolidação do partido em todo o estado. Afirmou que a meta que lhe foi confiada pela direção nacional do Podemos é a eleição de pelo menos dois deputados federais na eleição de outubro e que o partido vai trabalhar para formar uma boa bancada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). A discussão sobre apoio ao governo do estado vai ocorrer de forma democrática, e respeitada à posição individual de qualquer filiado, segundo Castro, não descartou a possibilidade de apoiar o governador Antônio Denárium.
CANDIDATURA
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que é professor e foi ministro do trabalho, está agora de manhã em Boa Vista. Ele vem para empossar o novo presidente estadual do partido, o empresário Juraci (Escurinho) Santos, que substituirá a ex-senadora Ângela Portela no comando da sigla em Roraima. Escurinho informou a Parabólica que será o candidato pedetista ao governo estadual na próxima eleição de outubro, mas não revelou a estratégia pedetista para disputar o Senado Federal, e as eleições para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Estado. Carlos Lupi vai conceder entrevista logo mais ao meio-dia à Rádio Folha FM 100.3.
NOMINATA 1
O PL do presidente da República Jair Bolsonaro, presidido em Roraima pelo deputado federal Édio Vieira Lopes, virtual candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela ex-prefeita de Boa vista Teresa Surita (MDB), já está com a relação de pré-candidatos à Câmara Federal quase fechada. Segundo informou Édio para a Parabólica esta é a relação: Major Overlan, Rodrigo Catarata, Gleice Mota, Talita do Canal Rural, Édio Jr., Natanael Rodrigues, e Joel Terra. Na próxima segunda-feira (21.03), o PL divulgará mais dois nomes; um do sexo masculino e outro feminino para completar sua nominata à Câmara Federal.
NOMINATA 2
O deputado federal Édio vieira Lopes também adiantou a Parabólica a relação, quase completa dos pré-candidatos do PL a Assembleia Legislativa do Estado (ALE). São eles: Neto (ex-prefeito de Bonfim); Gute Brasil (ex-prefeito de Normandia); Quequeu (vice-prefeito de Bonfim); Adriano (presidente da Câmara Municipal de Rorainópolis); Josimar Severo (da Federação da Agricultura), Otoniel Duarte (pesquisador da Embrapa-RR); Pastor Zezinho (da Igreja Assembleia de Deus de Caroebe); Frank Júnior (Suinocultor); e Yuri Enfermeiro; entre outros.
RESISTÊNCIA
Fontes da Coluna dizem que não está tranquila das hostes do Progressistas do deputado federal Hiram Gonçalves, presidente do partido e pré-candidato ao Senado Federal. Além da saída do ex-deputado federal Luciano Castro, o PP enfrenta resistência internas para a permanência do deputado estadual Marcelo Cabral na sigla. Dois deputados estaduais, Jânio Xingu e Chico Mozart, estariam insatisfeitos com a companhia de Marcelo Cabral, além do próprio Hiram Gonçalves, que não estaria confortável com o apoio explícito que ele teria declarado à candidatura do cunhado Telmário Mota (PROS) ao Senado Federal.