Bom dia,
Hoje é terça-feira (06.07). Ufa! Os números de contaminação e de mortes decorrentes da Covid19 no Brasil estão caindo significativamente. Parece que estamos conseguindo domar esse terrível vírus que surgido na China foi exportado para todos os países do mundo. Apesar do surgimento de algumas cepas, que preocupam a todos, especialmente pela virulência do contágio, a queda dos números no Brasil devem ser comemorada e servir de estimulo para que continuemos da vacinar a população e permanecer de guarda fechada contra o vírus. Pena que este fato, não esteja tendo a necessário repercussão, dado as constantes revelações de possíveis tentativas de desvio de dinheiro público na compra de imunizantes.
É claro, as denúncias de corrupção não revelaram a conclusão de qualquer compra de uma única dose de vacina, mas que houve tentativa, isso parece fora de dúvida. As revelações feita até aqui, no âmbito da CPI do Senador e na imprensa mostra o quanto é fácil para qualquer picareta chegar ao alto escalão da República para tungar o dinheiro público. Que tristeza!
RETALHOS DA MISÉRIA 1
A história é contada por um leitor da Parabólica. Na sexta-feira passada (02.07), ele estava comprando carne num supermercado da cidade quando um migrante venezuelano pediu ao atendente do açougue três reais de picadinho. Pesada o pedido, o rapaz saiu em direção ao caixa, sem olhar o valor da carne pesada. Dera quatro e poucos reais, e como ele não tinha “tanto” dinheiro teve de voltar ao açougue para solicitar a retirada do excesso. Sensibilizado, nosso leitor retirou 10 reais do bolso, e o contrário de retirar parte do produto pesado, mandou colocar mais picadinho no saquinho.
RETALHOS DA MISÉRIA 2
“Estou contando esta história para lembrar como a Venezuela, de uma economia próspera foi transformada numa fábrica de miséria, obrigando sua população a sair do país em busca de um oportunidade de pelo menos ter o de comer. Aquela cena de um rapaz franzino tentando comprar três reais de picadinho, provavelmente para subalimentar sua família, me revelou apenas um retalho do mosaico de miséria que infelicita a população migrante, mesmo de deixar seu país arrasado por uma ditadura corrupta que se recusa a deixar o poder. E ainda tem gente que defende aquele governo corrupto e sanguinário.
COMBUSTÍVEL
A revelação foi feita pelo diretor de Comércio Exterior da Secretária Estadual de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e também presidente da Câmara de Comércio Brasil-Venezuela, Eduardo Oestreicher, em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, no último domingo: estão sendo ultimados entendimentos com a Petrobrás para que um empresário de Roraima possa exportar diesel para a Venezuela. A falta do combustível no estado de Bolivar, necessário para abastecer os caminhões venezuelanos que levam mercadorias brasileiras da fronteira para o interior da Venezuela está prejudicando o comércio entre os dois países. Quem diria?
ACÚMULO DE CARGOS
A conselheira Cilene Lago Salomão, do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR), designou o auditor de Controle Externo, Onaldo Marcelo de Assis Teixeira, para realizar até o dia 23 deste mês, inspeção na Companhia de Água e Esgoto de Roraima (CAER), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e na Universidade Estadual de Roraima (UERR). A inspeção tem o objetivo de apurar possível acúmulo ilegal de cargos, por parte de uma servidora, nessas instituições do governo do Estado, conforme a Portaria Nº 023/2021, referente ao Processo SEI 002254/2021, do qual a conselheira é a relatora.
MORTALIDADE
Segundo os dados que foram levantados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), a partir do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Ministério da Saúde, no Brasil 80% da mortalidade infantil está concentrada em 21% dos municípios localizados, principalmente, na região Norte e Nordeste. No ranking dos estados que concentram maior taxa de mortalidade infantil estão Roraima (20,69%), Amazonas (19,77%), Acre (18,04%), Amapá (16,78%), Sergipe (16,76%) e Bahia (15,27%). Em Roraima, os municípios com a maior taxa são Amajari (49,33%), Alto Alegre (46,41%) e Pacaraima (32,37%).
REAJUSTE
A partir desta terça-feira (6), o preço do litro da gasolina para as distribuidoras está custando R$ 2,69, e o do óleo diesel R$ 2,81. Com isso, os dois combustíveis aumentarão 6% e 3,7%, respectivamente, conforme anunciou a Petrobras, em comunicado nesta segunda-feira (5). Esse é o oitavo aumento desde janeiro deste ano, mas o primeiro na atual gestão do general Joaquim Silva e Luna, que assumiu o cargo de presidente da Petrobras há quase três meses. Agora é aguardar os preços que os donos de postos de combustíveis irão cobrar dos consumidores.
ZEE 1
O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) de Roraima, que está em desenvolvimento há mais de 20 anos, parece que terá relatório final entregue no dia 05 de outubro deste ano, data em que se comemora o aniversário do Estado de Roraima. A informação é do secretário estadual de Agricultura, Aluízio Nascimento, durante entrevista ao programa Agenda da Semana, neste último domingo (4). A aprovação do ZEE-Roraima é imprescindível para que os produtores de Roraima possam utilizar até 50% de suas propriedades localizadas em áreas de floresta, conforme emenda da então senadora Ângela Portela (PDT) ao Código Florestal Brasileiro (CFB).
ZEE 2
O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) é um instrumento que visa conciliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental, mediante uma série de estudos que levam em conta características do solo, clima, fauna e vegetação, entre outros, para identificar as fragilidades e potencialidades de cada área, que ela possa ser explorada de maneira econômica e sustentável, respeitando as leis ambientais. Após a conclusão, o relatório acompanhado de um Projeto de Lei (PL) será enviado a Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Aprovada em âmbito estadual a matéria de ainda de ser submetida ao Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).