Economizando

Economizando 12196

INFIDELIDADE FINANCEIRA!

Infidelidade Financeira, isso mesmo, você não leu errado. Segundo a especialista financeira Annalisa Blando Dal Zotto, diretora-geral da Par Mais, a infidelidade financeira é o segundo motivo que mais causa divórcios entre casais no mundo. Pra mim isso é assustador, como duas pessoas que decidem se relacionar e dividir a vida, construir uma família, chegam a se divorciar por infidelidade financeira?

Entender qual a relação do seu parceiro com o dinheiro e conversarem sobre os objetivos em comum é essencial para um relacionamento saudável, financeiramente falando.

Se você não tem o hábito de conversar sobre dinheiro no seu relacionamento, corre que ainda dá tempo. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizou uma pesquisa em 30 países sobre preceitos financeiros, foram levados em conta conhecimento, comportamento e atitude com relação ao dinheiro (e pasmem), o Brasil ficou na 27ª posição.

Se você já está em busca de educação financeira (se ainda não está, comece agora), deve dividir isso com seu parceiro, ou vai querer entrar naquela estatística de divorcio por falta de diálogo sobre o dinheiro?

Mas de fato o que é a infidelidade financeira? Quando você omite o valor de uma compra para seu parceiro, quando você faz dívidas sem antes falar com seu parceiro, quando você sozinho toma decisões com relação ao dinheiro, quando você gasta desnecessariamente e afeta o orçamento familiar, você está traindo seu parceiro. Sim, isso é uma traição.

Ao esconder informações sobre o dinheiro, você está dando início a um grande problema no relacionamento. Que fique claro que cada casal tem sua maneira de lidar com as finanças, há alguns que preferem separar as contas e os salários e está tudo certo, veja o que melhor funciona para você.

Mas se você que está lendo tem planos em comum com seu companheiro, como casa própria, festa de casamento etc. é primordial definirem o orçamento juntos, decidam o quanto poupar e investir para alcançar seus objetivos.

O dinheiro ainda é um tema tabu, seus pais não conversaram com você sobre dinheiro, você não conversa com seu parceiro sobre dinheiro, talvez você também não vá conversar com seus filhos sobre dinheiro, e isso vira uma bola de neve gigante, a educação financeira é essencial.

Mas Jádila, e se ao invés de gastar, eu poupar e não falar com meu parceiro? Infidelidade financeira do mesmo jeito. Entenda, gastar, poupar, investir, tudo que você faça com relação ao dinheiro e omita do seu companheiro é infidelidade financeira.

Pra finalizar, veja só essa pesquisa: o SPC Brasil realizou uma pesquisa em todas as capitais brasileiras, ouvindo somente as mulheres, e segundo o resultado 37,50% dos casais brigam pela falta de planejamento financeiro, e  31,5% pela própria falta de dinheiro.

O dinheiro afeta sim o relacionamento, e você precisa entender isso o quanto antes.