Efeito BolsanaroEstá óbvio que o governo do PT traiu todos os que votaram nele e enveredou pelo mesmo caminho dos demais partidos corruptos que vêm saqueando o Brasil de longas datas. Porém, entre propor mudanças e agir de forma nefasta, atentado contra a democracia, existe uma diferença muito grande.
Aproveitando-se desse momento delicado na economia e na política, forças reacionárias e outras obscuras tentam manipular as pessoas para tentar levar o Brasil para um caminho perigoso, entre eles o do autoritarismo ou mesmo do fascismo, como sugere os seguidores de Bolsanaro e afins.
O “efeito Bolsanaro” nada mais é do que um das estratégias de manipulação em massa, que é a de levar o público a crer que se tornou moda ser estúpido, vulgar e inculto. Esse tipo de manipulação vem ganhando amplo terreno nas redes sociais, com adeptos cada vez mais eufóricos.
Ser estúpido, vulgar e inculto abre portas para outro tipo de manipulação, que é o uso do aspecto emocional no lugar da reflexão. Quem cai nessa armadilha costuma não mais privilegiar a reflexão crítica, preferindo o emocional, optando pela força bruta no lugar de buscar soluções.
Com a inteligência sofrendo um curto-circuito, perdendo a fé na política, na democracia, nos órgãos fiscalizadores, na polícia ou qualquer instrumento baseado nas leis, fica fácil incutir qualquer ideia, desejos, medos e temores, compulsões ou induzir comportamentos. Isso porque o sentido crítico dos indivíduos deixa de existir.
Tudo isso é somado a mais outra técnica de manipulação, que é manter o público na ignorância e na mediocridade. E esse é o perfil perfeito para fazer com que as pessoas sejam incapazes de compreender a realidade, optando por aceitar soluções imediatas, como a própria ditadura ou mesmo decisões como a do impeachment sem refletir sobre consequências futuras.
É por isso que Bolsanaro passa a ser aplaudido por onde anda, pois as pessoas chegaram a um nível de manipulação em que acham modismo ser autoritário e inculto, passando a acreditar que um ditador ou uma ditadura qualquer irá resolver os problemas de forma imediata.
Sem querer compreender a realidade e não prezando mais pela reflexão e a crítica, vão defendendo o fuzilamento, a truculência, a não inteligência, o autoritarismo, a ditadura e a violência policial (mas desde que seja a violência contra os outros, e não contra eles ou os seus, pois quando chega neles aí tem filosofia, direitos humanos, política e reflexão).
Em resumo, o campo está fértil para o fascismo e para a ditadura. Os fãs de Bolsanaro estão aí para comprovar… *JornalistaAcesse: www.roraimadefato.com/main