Bom dia,
Hoje é quinta-feira (07.10). Ufa! Enfim, uma boa notícia. O Banco Mundial anunciou ter recalculado a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano de 2021. A nova expectativa é de que o PIB brasileiro – a soma de todas as riquezas produzidas no país durante certo período de tempo-, cresça no corrente ano a uma taxa de 5,7%. É o maior crescimento dos últimos 10 anos. Tomara que seja um crescimento sustentável.
Com a queda no número de casos e de mortes de brasileiros e brasileiras em decorrência da Covid19, o que se espera é um olhar mais otimista sobre o futuro próximo do país. Tal otimismo é fundamental para manter a economia em crescimento, e com isso, a expansão do emprego. Tomara.
EVITÁVEL
Nenhuma violência é justificável, seja contra quem for. Quem a pratica deve responder e pagar pelas consequências, mas os casos seriam bem menos frequentes se houvesse uma ação mais pronta da Justiça contra os abusos. Todos sabem em Roraima que certos políticos pagam, quase sempre com dinheiro público, “profissionais” para assacar contra a honra de seus adversários. Esses “profissionais” são muitas vezes processados na forma da lei, quando recebem a assistência jurídica de seus patrocinadores e aproveitam a lentidão da Justiça para se manterem impunes e em continuada prática criminosa de atacar aqueles que não seguem as regras desses políticos. Todos sabem quem são eles, e são, sem dúvida, corresponsáveis pela violência que daí deveria.
PELAS ALTURAS
E continua com preços nas alturas, e em falta, as matérias-primas da ração para a alimentação animal dos pequenos criadores de Roraima. Cuim e xerém, derivados do arroz, por exemplo, dobraram de preços nos dois últimos meses e para compra-los diretamente das usinas é preciso madrugar nas filas, ou ter alguma proximidade com os proprietários, Dos revendedores o preço é majorado em cerca de 40%. Por conta do preço da ração – uma saca de 40 kg não sai por menos de 110 reais-, muitos pequenos e médios criadores têm dizimado seus rebanhos.
BARULHO
Ainda vai produzir muito barulho essa história da descoberta de contas milionárias em nome do ministro da Economia, Paulo Guedes e familiares, em paraísos fiscais. Também o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, teve contas milionárias também descobertas nesses paraísos fiscais. Os dois afirmam que tais valores foram devidamente declarados à Receita Federal do Brasil (RFB) e precedem suas posses nos respectivos cargos, mas inegavelmente são beneficiados com a continuada queda do Real frente ao Dólar estadunidense. Guedes já foi convocado para se justificar perante o Plenário da Câmara dos Deputados, o que deve ocorrer na próxima semana.
FUSÃO
Com fora anunciado aqui mesmo na Parabólica, o Democratas – que já foi Arena, PDS e PFL-, e o PSL – partido pelo qual foi eleito o presidente Jair Bolsonaro-, realizaram ontem (quarta-feira) em Brasília Convenção conjunta para a fusão entre as duas siglas. O novo partido, que tem isoladamente e por enquanto, a maior bancada na Câmara dos Deputados, vai se chamar Unidos Pelo Brasil, e como também foi antecipado aqui na Coluna, deve fazer oposição ao governo de Jair Bolsonaro. Um de seus líderes, candidato à Presidência da República, Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, é hoje um dos maiores críticos do atual governo.
RÁPIDAS
E o capim às margens da BR-174, continua com alto e muito seco devido à estiagem. É um convite para que o fogaréu comece a dominar o Lavrado. É assim todos os anos, sob o olhar de cúmplice dos órgãos responsáveis por combater o fogo, que neste caso é o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). ### Será que a promessa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de retomar a ideia de construir uma hidroelétrica no rio Cotingo é para valer? Tomara. ### A reconstrução do Forte São Joaquim não será concretizada enquanto a classe política do estado continuar ignorar absolutamente a importância histórica daquele monumento. ### Na visita que o Exercito e a Comunidade de Portugueses em Roraima, com a presença do embaixador de Portugal, realizaram no último domingo (03.10), às ruínas do Forte São Joaquim, não havia a presença de qualquer autoridade do estado e de políticos. A exceção ficou por conta do deputado estadual Marcelo Cabral (sem partido), que estava lá na condição de representante de uma das famílias homenageadas. ### A principal tarefa do presidente de um Banco Central é a de manter o poder aquisitivo da moeda e deixar os juros em patamar civilizado. Não é o que está acontecendo agora: a inflação anda corroendo o salário dos mais pobres e os juros já estão nas alturas. ### A partir de amanhã, parte da imprensa brasileira, engajada na oposição ao governo Bolsonaro, vai ter de procurar outra pauta. É que hoje terminam os depoimentos chatos de testemunhas e investigados, na CPI da Covid do Senado Federal. ### Até amanhã.