Bom dia,

Hoje é sexta-feira (25.03). O processo eleitoral está colocando em segundo plano o recente desempenho da economia brasileira. O Brasil não anda tão mal assim das pernas como andam preconizando alguns candidatos à Presidência da República. Em balado pelos juros altos; pelas escaramuças na Ucrânia; e pelo cada vez maior envolvimento dos Estados Unidos no conflito nosso país virou uma espécie de porto seguro, pelo menos para o capital financeiro internacional que pulula no curto prazo entre países minimamente estáveis, como é o caso do Brasil.

O reflexo desse cenário vem observado na valorização do real e no desempenho da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) que tem subido, na média, quase todas as últimas semanas. Pena que as lideranças políticas, que estão no governo e fora dele, não tenham a menor disposição de transformar esses ganhos de curto prazo, num cenário de mais otimismo para recuperar a trajetória de crescimento sustentável que marcou a economia brasileira no Século XX.   

AUDIÊNCIA

O governador Antônio Denárium (PP) está desde ontem em Brasília, e nas redes sociais ele fez questão de dizer que viajou mais uma vez em voo comercial, com direito até a postagem de fotos feitas no interior da aeronave. Denárium vai se encontrar logo mais às 10h com o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) no Palácio do Planalto. Acompanharão o governador a Secretária-Chefe da Representação de Roraima em Brasília Gerlane Bacarin; o deputado federal Hiram Gonçalves (presidente estadual do PP); Deilson Bolsonaro (secretário Estadual de Assuntos Federativos); Weber Negreiros (secretário estadual de Comunicação; e Rogério Viana ( assessor da governadoria). Pela composição da comitiva governamental é fácil deduzir que na pauta da conversa com Bolsonaro, além de temas ligados a administração, vai rolar política eleitoral.

INDENIZAÇÃO

Além da conversa com Bolsonaro, o governador Antônio Denárium foi a Brasília para tentar destravar a questão da verba indenizatória que a União Federal terá de repassar a Roraima por conta dos gastos iniciais com o atendimento aos primeiros migrantes venezuelanos ainda no governo de Suely Campos. A decisão desse ressarcimento foi do Supremo Tribunal Federal (STF) faz mais de dois anos. A comitiva de Denárium vai ser recebida pelo ministro-chefe Bruno Bianco Morais, da Advocacia-Geral da União (AGU) às 12h para tentar destravar o repasse indenizatório para o governo de Roraima. A Comitiva estará ainda maior com a presença do procurador, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) Marcelo Mendes.

FILIAÇÃO

Dos quatro deputados federais que vão concorrer à reeleição, apenas Ottaci Nascimento, que concorreu à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) em 2020 pelo Solidariedade, ainda não definiu o destino partidário para 2022. Fontes da Parabólica garantem que ele deve se filiar no Progressista, do governador Antônio Denárium. As mesmas fontes dizem que o acerto de Ottaci para se filiar ao PP foi costurado por ele mesmo junto ao ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República e presidente nacional, licenciado, do partido senador Ciro Nogueira; e ao presidente da Câmara Federal Arthur Lira (PP-AL).

RÁPIDAS

Aproveitando sua viagem a Brasília o governador Antônio Denárium vai também tratar da voz com uma fonoaudióloga brasiliense, certamente para enfrentar a campanha eleitoral. ### Pois é, nunca o dólar esteve tão barato em relação ao real nos últimos dois anos como agora. ### As confusões que arranja nas áreas políticas e administrativas não têm permitido a Jair Bolsonaro melhorar sua popularidade em função da diminuição do desemprego, da queda do dólar e do aumento das exportações. ### Em função das escaramuças na Ucrânia, o presidente estadunidense Joe Biden parece um galo velho de briga disposto a abater o adversário. Ele está desde ontem na Europa articulando medidas econômicas e militares contra a Rússia. ### A mudança na presidência da Codesaima não foi combinada com o deputado estadual Jânio Xingu (PP) que foi o autor da indicação da presidente anterior. ### Lula da Silva anda dizendo que Dilma Rousseff e José Dirceu não farão parte de seu eventual governo a partir de 2023. Será? ### Até segunda-feira.