Bom dia,

EXPECTATIVA

Quem acompanha os bastidores da política está na expectativa para a confirmação de rumores de mudanças no primeiro e segundo escalão do governo do estado esta semana. Os rumores de que os comandos de algumas pastas seriam ajustados logo após o feriado começaram às vésperas do feriado prolongado e foram esquentando dentro das próprias secretarias, fomentados, inclusive, por assessores diretos delas.

DETRAN

Dentre os rumores mais fortes dessas mudanças, uma que já parece certa é a saída de Gueres Mesquita da presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os rumores dão conta de que o substituto seria indicado pelo deputado estadual Jorge Everton (União) no âmbito de uma grande negociação, envolvendo o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado Soldado Sampaio (Republicanos).

CPI 1

A CPI da Grilagem de Terras da Assembleia Legislativa entregou, nesta terça-feira (22), um relatório preliminar ao novo presidente do Iteraima, Ionilson Sampaio, em sua primeira agenda oficial no cargo. O documento recomenda a revogação do acesso da ex-presidente Dilma Costa aos sistemas do órgão, a apuração de títulos ligados a aliados do governador Antonio Denarium (PP) e a exoneração de servidores por suspeitas de envolvimento em irregularidades, entre outras coisas. O presidente da CPI, deputado Jorge Everton (União), afirmou que o relatório preliminar é uma oportunidade para o governo corrigir erros e reparar injustiças.

CPI 2

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), tratou o novo presidente do Iteraima com deferência, destacando sua experiência. No entanto, rechaçou rumores de que a Assembleia ou a CPI tenham influenciado sua indicação. “A nomeação é do governo. Trabalharemos em conjunto, cada um dentro de sua autonomia”, afirmou. É esperar para ver.

CPI 3

Ionilson Sampaio afirmou ter relutado antes de aceitar o cargo, mas pediu voto de confiança da população, destacando sua trajetória e dedicação à causa fundiária durante o período em que atuou como deputado estadual. Ele classificou a CPI como “pedagógica” e se comprometeu a buscar cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e outros órgãos para garantir mais segurança jurídica na titulação de terras em Roraima.

PIZZA

Sobre os rumores de que estaria havendo uma grande negociação política em torno dos resultados da apuração da CPI das Terras, incluindo mudanças no primeiro e segundo escalões da administração estadual o deputado estadual Jorge Everton que a preside disse a Parabólica, em mensagem via whats, que ela não terminará em pizza. Everton revelou inclusive que durante a reunião de ontem, citou nominalmente alguns dos envolvidos nos episódios de titulação irregular de terras públicas pelo Iteraima.

CONTAS

A Assembleia Legislativa de Roraima terá um calhamaço de informações para analisar, com a chegada da prestação de contas do governo do estado referente a 2024, enviada nesta terça-feira (22). O material reúne demonstrativos contábeis e fiscais exigidos pelo Tribunal de Contas, como balanços orçamentários, dívidas, dados sobre precatórios, renúncia de receitas, operações de crédito, e por aí vai.

CONTROLADOR

Além do governador, assinam os documentos o presidente da Comissão de Licitação, Everson Cerdeira; o contador do Estado, Paolo Pereira; e o controlador adjunto, José Carlos dos Prazeres Melo. O titular do cargo, Regys Freitas, foi exonerado recentemente após ser citado em investigações sobre desvios de recursos públicos e está impedido de assumir cargos públicos. O governador ainda não nomeou oficialmente o novo controlador-geral.

BANDEIRA BRANCA 1

A proposta de reforma previdenciária da Prefeitura de Boa Vista continua causando contendas no Legislativo municipal. Na sessão desta terça-feira (22), o tema monopolizou as falas dos vereadores, depois da “bandeira branca” levantada pelo prefeito Arthur Henrique (MDB) em reunião com representantes dos sindicatos. Thiago Reis (PSD) elogiou a atitude da gestão, por indicar a retirada da urgência do projeto e pela promessa de só seguir com a aprovação se houver aval dos servidores. Mas o clima de otimismo não foi unânime. O vereador Marcelo Nunes (PDT) alertou que baixar a guarda agora seria ingenuidade. Para ele, a retirada do caráter de urgência não significa uma mudança real no texto da proposta.

BANDEIRA BRANCA 2

O líder do governo na Casa, Bruno Perez (MDB), reagiu com críticas à oposição, acusando os adversários de criarem um ambiente de pessimismo crônico. Outros membros mais cautelosos da base preferiram recorrer ao discurso do “deixa disso”, numa tentativa de despressurizar o ambiente. Isso posto, a tensão não deve ceder tão cedo, uma vez que a Câmara anunciou para a próxima quinta-feira (24), às 18h, uma audiência pública sobre o projeto do Pressem. O encontro promete.

ROBÓTICA

A Prefeitura de Boa Vista divulgou à imprensa um material exaltando a iniciativa, ainda que sem grandes novidades. O texto destaca que o projeto, mantido há nove anos, atende anualmente 256 alunos das redes pública e privada. Conforme dados mais recentes disponíveis no Portal da Transparência, a Prefeitura homologou, em 2022, um processo licitatório na modalidade registro de preços, destinando cerca de R$ 4,3 milhões para a aquisição de materiais e serviços pedagógicos para a modalidade.

BACKUP

A Secretaria de Governo Digital (Segod) contratou recentemente uma empresa do Ceará, por mais de R$ 5 milhões, para aquisição de uma solução completa de backup, de licenças de software, equipamentos, instalação, até o suporte. A contratação foi realizada por adesão a uma ata de registro de preços do governo do Piauí.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.