PUBLICAÇÃO
A reportagem ‘Estudantes de RR conquistam 1º lugar em Feira de Ciências’ foi comentada pelo leitor Raimundo Erasmo. “Parabéns garotos! É deste tipo de aluno e professora que o Brasil precisa! Tenho interesse, caso a professora ainda não tenha feito, de auxiliá-los a publicar esta descoberta numa revista internacional”.
VALORIZAR
Sobre o mesmo tema, o leitor Augusto Bornéo de Castro Lima comentou: “Excelente notícia! É preciso trazê-los à Capital e apresentar o projeto, é preciso valorizar mais a prática científica nas escolas”.
ENERGIA SOLAR I
Já o leitor Amadeu Rocha Triani comentou a notícia ‘Seminário vai discutir potencialidade e viabilidade em RR’. “Ao integrar os espaços já modificados, a energia solar não compromete as propriedades urbanas, rurais, comunidades indígenas e os ecossistemas. É viável economicamente, não polui a atmosfera, não produz ruídos, é inesgotável e está regulamentada para ser interligada à rede pública. Isso possibilitaria a substituição das termelétricas, geração de créditos de carbono, regulação dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas já instaladas, adiamento de construções de novas barragens na Amazônia, evitando assim impactos ambientais, econômicos e sociais em todo seu entorno”.
ENERGIA SOLAR II
E continua… “Quando a geração de energia elétrica fotovoltaica ultrapassar a demanda local, possibilitará exportar o excedente, assim que o Estado deixar de ser isolado do Sistema Integrado Nacional. A pesquisa tem como objeto de estudo uma residência no bairro Paraviana que utilizou espaço disponível para instalar e gerar energia fotovoltaica por um período de 25 anos. A instalação da energia solar demonstrou-se viável economicamente para complementar a demanda, se comparado com a implantação de uma termelétrica com potência igual, além de colaborar para o equilíbrio da balança comercial, melhorar o Produto Interno Bruto e contribuir para a preservação do meio ambiente”.