BOM INTENTO Em denúncia anônima, um leitor relatou que viu, no fim de semana, algumas máquinas trabalhando na estrada do Água Boa, na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista. “Meu espanto se deu em virtude de não ter encontrado nenhuma placa informando tal obra. Os trabalhadores me disseram que seria uma obra da Prefeitura, mas os macacões que usavam eram do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)”, escreveu.
SOLARSobre a produção de energia solar, o leitor Gilberto Marcelino comentou: “Há muito se sabe que a energia fotovoltaica é bastante prática e eficiente. Há muito também se sabe que o preço de implantação é proibitivo à quase totalidade da população. Enquanto esses custos não forem reduzidos, essa alternativa ficará em terceiro plano”.
CONCURSOSO leitor Gleberson A. Pontes apoia o projeto de lei que proíbe que concursos públicos de órgãos estaduais sejam aplicados em cidades de outros estados: “Quem está mais ao Sul do Brasil pensa que Roraima é Rondônia. É só inserir uma matéria como geografia. Daí você sabe que o candidato ao menos se interessou em saber onde fica e como é o local onde ele pretende fazer o concurso. Isso não é um impedimento, e sim valorização que o governo deve exigir para quem vai colaborar para o desenvolvimento do Estado”.
CESÁREASQuanto à redução no número de partos cesarianos, o leitor identificado como Sousa disse que isso só ocorre porque as futuras mães preferem ter os filhos com parteiras, como acontecia antigamente. “Chega a hora de a criança nascer, o médico examina e diz: ‘vai pra casa porque não está na hora do nascimento’. Aí a grávida tem duas opções: chamar uma parteira ou ter o bebê em casa com a ajuda de familiares. A maternidade já foi bem melhor do que hoje”, comentou.