COLUNA PARABÓLICA

Esposas de Mecias, Hiran e Jucá podem disputar cargo de deputada federal

Coluna desta quinta-feira (9) ainda repercute a proximidade de políticos locais com lideranças da extrema direita brasileira

Bom dia!

Constrangimento 1

Embora o processo envolvendo o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa (Republicanos), tramite em segredo de justiça, a divulgação de informações sobre o habeas corpus de outros investigados no Diário Oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) aponta que a desembargadora Tânia Vasconcelos considerou haver constrangimento ilegal na prisão temporária do vereador, no dia 18 de dezembro.

Constrangimento 2

O parlamentar e outras pessoas foram presos durante a Operação Martellus, que investigou um esquema de compra de votos nas eleições municipais. Na decisão, a magistrada argumentou que não havia fatos novos suficientes para justificar a prisão, uma vez que o suposto crime ocorreu mais de dois meses antes da decisão, o que tornava a medida desproporcional.

Urgência

E falando no presidente da Câmara, Genilson Costa solicitou urgência na análise de seis projetos de lei enviados pelo prefeito Arthur Henrique (MDB). As proposições tratam da contratação temporária de profissionais como professores, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos para atender a rede municipal de ensino, além de ajustes no número de vagas para cuidadores escolares.

Bancada

Enquanto isso, no Palácio 9 de Julho, o prefeito Arthur Henrique (MDB) realizou uma primeira reunião oficial com sua bancada de apoio na Câmara Municipal contando com nove vereadores. Ladeando o chefe do Executivo, as vereadoras Aline Rezende (Progressistas), esposa do deputado Coronel Chagas, até ontem líder do Governo na Assembleia, e Bárbara Falcão (Progressistas), cunhada da deputada Ângela Águida Portela (Progressistas), também da base aliada do governador Antonio Denarium (Progressistas).

Serbras

A exoneração da gestora do escritório da Secretaria de Estado de Representação do Governo de Roraima (Serbras) em Manaus, publicada no início deste ano, parece ter sido o prenúncio da desativação do serviço. Há anos se especula sobre o fechamento da representação, mas agora tudo indica que a decisão foi tomada. Comunicados já foram enviados à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), informando que os quase 40 pacientes de Roraima atualmente em tratamento na capital do Estado vizinho não terão mais o suporte oferecido pela estrutura.

Ativo político

No Estado mais bolsonarista do Brasil, a proximidade com lideranças da extrema direita tem sido um ativo político disputado. Um dia desses, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, divulgou uma videochamada sugerindo intimidade com Bolsonaro. Ontem foi a vez do governador Antonio Denarium postar imagens de uma reunião ao lado de Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan e nacionalmente conhecido pela proximidade com Bolsonaro, prometendo trazer uma loja de sua rede para Roraima em breve.

Incêndios

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a prorrogação da atuação da Força Nacional de Segurança Pública em Roraima, para o combate a incêndios florestais e apoio às investigações sobre suas causas. A medida, que também abrange outros estados da região Norte, será realizada em articulação com as polícias Civil, Militar e Federal. Em Roraima, a Força Nacional atuará no Município de Caracaraí, entre 16 de janeiro e 14 de fevereiro de 2025.

Candidaturas femininas

O novo Código Eleitoral, que pode ser votado no Senado no primeiro trimestre de 2025, propõe a reserva de 20% das cadeiras nos legislativos para candidaturas femininas, para corrigir a sub-representação das mulheres nestes espaços. Isso significa que para atingir a cota, a última vaga destinada a um candidato masculino pode ser substituída pela candidata mais votada do mesmo partido. A medida busca garantir mais espaço para mulheres nas câmaras, assembleias e no Congresso, mas pode enfrentar resistência dos que defendem que o sistema proporcional deve priorizar o desempenho individual.

Candidaturas

Por falar em candidaturas femininas, informações de bastidores dão conta de que pelo menos três esposas de parlamentares disputarão vagas à Câmara Federal em 2026. Darbilene Valle (Republicanos), Gerlane Baccarin (Progressistas) e Rosilene Brito (MDB) já começam dar os primeiros passos rumo a construção de suas candidaturas para a próxima eleição. Elas são, respectivamente, esposas dos senadores Mecias de Jesus (Republicanos), Hiran Gonçalves (Progressistas) e do ex-senador Romero Jucá (MDB).

Rápidas

  • João Stédile, dirigente maior do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vai estar presente na posse de Nicolás Maduro, amanhã em Caracas. Ele foi convidado para o evento antes do governo brasileiro.
  • Aliás, sobre a posse do ditador, os governos do Chile e do Paraguai romperam relações diplomáticas com a Venezuela e chamaram de volta seus embaixadores. Não vão ser representados na farsa.
  • Até a Colômbia, País dirigido pela esquerda, não mandará representante para não legitimar a posse do ditador. Já o Brasil legitimará a farsa de Maduro mandando para a solenidade a embaixadora do País, apesar de só ter sido convidado na última hora.
  • Noutro dia, um dos filhos do presidente Lula da Silva (PT) pegou carona num avião da FAB (Força Aérea Brasileira). O fato veio à público, mas agora a Aeronáutica proibiu a divulgação da lista de passageiros em suas aeronaves.
  • Faz muito tempo que se vem alertando para o aumento do fluxo de migrantes venezuelanos para Roraima por conta de mais um mandato de Maduro. Apesar do alerta, o Governo Lula, que está legitimando a posse do ditador, não tomou qualquer providência.
  • Até amanhã.