AFONSO RODRIGUES

Estamos em um mundo moderno

Estamos em um mundo moderno

“Em nosso mundo moderno, simplesmente não alcançaremos sucesso ou felicidade se não levarmos em consideração as outras pessoas”. (Les Giblin)

O problema é saber o que realmente é um mundo moderno. Enquanto estamos nos encantando com a evolução tecnológica, continuamos vivendo com comportamentos de primatas. Os absurdos a que assistimos ou ouvimos, deveriam nos acordar para a marcha de tartarugas em que vivemos, em relação à nossa evolução racional. O Papa anda pelo mundo procurando mudar o que é impossível mudar através das religiões. Precisamos buscar a salvação onde ela realmente se esconde, que é na Educação. Enquanto não aprendermos como educar, continuaremos primitivos. E nunca evoluiremos enquanto não aprendermos sobre a importância de valorizar as outras pessoas, que é quando seremos valorizados.

Tudo é muito simples. E talvez por isso não conseguimos entender. “Bronca é ferramenta de otário”. Ouvi, e guardei essa frase, no grupo de marujos da Praça Mauá, no Rio de Janeiro, no início dos anos cinquentas do século passado. Por que você se aborrece com alguém que chama você de idiota? Faça isso e você estará se igualando a ele. Em vez de se aborrecer, responda-lhe sem arrufo: Claro que sou um idiota. Só um idiota vai ficar perdendo tempo com um idiota. Assim você não será considerado vizinho de quem o chamou de idiota. Ele na dele, e você na sua. Simples pra dedéu.

Vamos viver nosso fim de semana como devemos vivê-lo, dentro da racionalidade. O mundo nunca será moderno enquanto não agirmos com racionalidade. E esta exige respeito ao próximo. O que quer dizer que somos todos iguais. Não percamos nosso tempo maravilhoso, com atitudes da idade da pedra, gastando nossas vidas com coisas que não nos interessa, mas nos cativa. Somos seres humanos e estes são mais atentos ao negativo. Que é a fogueira de onde devemos escapar com a racionalidade. Vamos nos buscar em nós mesmos. Mas teremos que penetrar, não no nosso corpo, mas em nossa mente. Porque é na nossa mente que está todo o poder que necessitamos para ser feliz.

O Roberto Shinyashiki diz, como título do seu livro: “O sucesso é ser feliz”. E você nunca será uma pessoa bem-sucedida, se não for feliz. Não importa seu potencial financeiro ou social. A felicidade está em cada um de nós. Então vamos viver este fim de semana como ele deve ser vivido, com muito amor, sinceridade, dedicação e respeito às outras pessoas. Só quando nos respeitam sabemos realmente o valor do respeito. E este está no amor. Então vamos amar, para sermos amados ou amadas. A felicidade está dentro de nós. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460