Bom dia,

A campanha presidencial de segundo turno caminha para a reta final e quase ninguém acredita que haverá clima para a discussão dos grandes problemas que afligem a população brasileira. O cenário indica que tudo seguirá com troca de acusações entre os dois candidatos, afinal, a questão parece caminhar para as questões ideológicas, de costumes, e muito pouco do modelo econômico que melhor serve ao país. Tem candidato prometendo quase ladrilhar de brilhantes as ruas e avenidas para a população brasileira passear.

SEM EMPENHO

O governador reeleito Antônio Denárium (PP) prometeu ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa o segundo turno com Lula da Silva (PT) ampliar a margem de votos de quase 70%. Segundo informações de bastidores a promessa não será fácil de ser cumprida, mesmo que se faça justiça ao reconhecer que o governador e sua equipe mais próxima não venham medindo esforço para pedir votos a Jair Bolsonaro. O que parece evidente é que a maioria dos companheiros de palanque de Denárium no primeiro turno, inclusive os eleitos estão fazendo corpo mole e pouco interessados em ajuda-lo na empreitada de conseguir mais votos para Bolsonaro no próximo dia 30.10.

NO MURO

Fontes da Parabólica garantem que vários políticos de direita, inclusive eleitos na esteira do bolsonarismo, andam em cima do muro esperando o resultado da eleição presidencial no segundo turno. “Eles embora tenham mostrado a cara no primeiro turno para aproveitar a popularidade do presidente no estado, agora estão calados para não ficarem mal num eventual governo de Lula da Silva (PT). Aliás, fisiologia parece ser a característica maior desses políticos. Pouco importa o tipo de política que um eventual governo de Lula da Silva venha trazer consequências ruins para Roraima”, disse um bolsonarista para a Coluna.

MUDOU

Ainda sobre a campanha para presidente da República nesse segundo turno em Roraima. Fontes da Parabólica garantem que já tem parlamentares eleitos no espectro da direita que liberaram alguns de seus seguidores mais próximos para fazer campanha, até mesmo explícita, para o petista Lula da Silva. Assim, não será surpresa se essa gente mudar de partido numa eventual vitória da esquerda no segundo turno da eleição presidencial. É bom lembrar que o PT e demais partidos de esquerda não elegeram qualquer representante pata o Senado Federal, Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Estado (ALE). O namoro com esses partidos já está escancarado por esses parlamentares e não será surpresa se até o final de 2023 surgir pelo menos um representante deles entre os parlamentares eleitos.

CALADOS

Os políticos do MDB e PL – que é o partido de Bolsonaro-, tantos os que foram eleitos quanto os derrotados andam calados sobre a eleição de segundo turno para a presidência da República. É bom não esquecer que o presidente da República manifestou apoio público e até pediu votos para Antônio Denárium para o governo e Hiram Gonçalves para o Senado Federal. Isso, segundo fontes da Parabólica, seguramente restou mágoas por conta da manifestação de Bolsonaro no primeiro turno, o que dizem eles, não foi o combinado com o presidente nacional do PL, Waldemar da Costa Neto, parece também estar quase sumido neste segundo turno, ao contrário de Gleyce Hoffman, a presidente nacional do PT, que aparece em todo lugar com Lula da Silva, como uma espécie de “Papagaio de Pirata”.  

MUDANÇAS

Aos poucos o prefeito Arthur Henrique (MDB) faz mudanças na sua equipe de primeiro e segundo escalão sinalizando que terá um plano de governo diferente  para os próximos dois anos de sua gestão. Seus correligionários dizem que o prefeito está colocando gente mais próxima dele para assumir o controle efetivo da máquina administrativa municipal. O prefeito estaria empenhado em entregar mais resultados nos próximos dezoito meses para disputar a reeleição para continuar comandando a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) por mais quatro anos a partir 2025. Ele deve enfrentar adversários das forças políticas que saíram vencedores nas eleições deste ano.

REELEIÇÃO

Embora os principais líderes emedebistas falem que o candidato do grupo político para a PMBV na eleição de 2024 seja o atual prefeito Arthur Henrique, que tentará a reeleição; nem todos apostam nesta hipótese. Tem muita gente acreditando que a ex-prefeita Teresa Surita (MDB) será. ao final e ao cabo, novamente candidata para voltar a comandar a PMBV a partir de janeiro de 2025. Pelo menos um emedebista, de menor escalão, disse a Coluna que já tem conversas nesse sentido. “Os adversários virão muito forte e o histórico eleitoral da Teresa nas eleições para a Prefeitura de Boa Vista pode falar mais alto na hora de escolher a candidatura do grupo” disse o emedebista.