AFONSO RODRIGUES

Esteja sempre preparado

“Só as pessoas inteligentes procuram para auxiliá-las pessoas mais inteligentes do que elas, deleitando-se em transformar em servidores os que, por natureza, seriam seus superiores”. (Baltasar Gracian)

O Baltazar viveu no século dezessete, mas sabia e observava o crescimento da humanidade, no seu desenvolvimento. Pelo menos é o que acredito, pela maneira como ele se dirigia ao público. O que se encaixa direitinho, no que presenciamos hoje, no desenvolvimento profissional. Vamos ser mais cuidadosos com o nosso desenvolvimento profissional. O sentimento e comportamento do ser humano, continua o mesmo, independentemente da sua formação profissional. As empresas estão mais severas na escolha dos seus funcionários. O que é muito lógico e necessário. Afinal de contas estamos em evolução. E por isso, não basta que você tenha um diploma em tal profissão, o que importa mesmo é sua capacidade no que faz. Já comentei isso por aqui, há mais de trinta anos. Com certeza, você não se lembra mais, se é que leu. Mas falei da experiencia que vivi, na observação, no comportamento das empresas de então. À época, referi-me ao comportamento de duas empresas de ônibus, entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 1953 eu viajei muito naquelas duas empresas de ônibus, de São Pulo para o Rio. E como eu já trabalhava em grandes empresas nos dois Estados, eu observava muito o comportamento, tanto dos funcionários como das empresas. A coisa ainda era elementar, mas me chamava a atenção. Como as empresas, por exemplo, selecionavam os candidatos a funcionários. Elas, pela manhã, colocavam os candidatos em uma sala, e os orientavam a ficarem ali até que o selecionador chegasse. Os candidatos ficavam à vontade, mas, sem saberem, ficavam sendo observados, sem saberem que estavam sendo vistos. E a observação era sobre seus comportamentos. Quando muito depois o selecionador chegava, sentava-se e iniciava a seleção. Os que foram reprovados em razão do seu mau comportamento, já eram dispensados. O restante era examinado. Muitas outras empresas nos dois Estados adotaram o mesmo critério. E funcionou até que anos depois começaram os exames para o treinamento dos Controles de Qualidade e Relações Humanas no Trabalho e na Família.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Hoje não há mais o trancamento em salas fechadas, mas a exigência pela qualidade no preparo continua. Então prepare-se, e treine bastante. As empresas progrediram, e estão, racionalmente, sendo exigentes nos preparos dos seus funcionários. Não importa o que você faz. O que importe e interessa, é como você faz, com sua capacidade e preparo profissional. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460  

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.