COLUNA PARABÓLICA

Ex-vereador viraliza com vídeos que ironizam promessas irreais

Coluna desta sexta-feira (6) ainda repercute o pedido de Nicoletti para declarar suspeição de juiz eleitoral, que é procurador do Estado

Bom dia,

Grana

Leitor assíduo da Coluna mandou mensagem para um dos editores se dizendo impressionado com a quantidade expressiva de dinheiro em espécie sacado por supostos empresários na “boca do caixa”, em uma agência bancária local, nessa quinta-feira (5). Segundo a fonte, pelo volume de maços de dinheiro, tinha pelo menos R$ 2 milhões sendo levado em mochilas. É dinheiro pra Dedéu, diria o mestre Afonso Rodrigues.

Reflexão 1

O ex-vereador Linoberg Almeida, que disputou a Prefeitura de Boa Vista nas últimas eleições, vem ganhando popularidade nas redes sociais, com vídeos que incentivam a reflexão sobre o próximo processo eleitoral, em outubro. Linoberg tem ressaltado a importância de os eleitores investigarem o histórico dos candidatos, verificando se são realmente ficha limpa e identificando aqueles envolvidos em casos de violência ou que enfrentam ações policiais.

Reflexão 2

Entre os pontos abordados por Linoberg, destaca-se a necessidade de os eleitores identificarem candidatos que realmente entendem de orçamento público. Com humor, ele critica promessas irreais feitas por alguns políticos, que buscam votos com promessas exageradas e inviáveis, como metrô na avenida Ataíde Teive e um túnel no bairro Centenário. E, segundo ele, não se trata de um meme.

Garimpo

A semana se encerra com uma operação da Polícia Federal destinada a prender financiadores do garimpo ilegal na Terra Yanomami. Nos bastidores, o destaque ficou para a possível participação de empresários do setor da construção civil, conhecidos como empreiteiros. Essas figuras têm vínculos próximos a instituições públicas e são apontadas não apenas como financiadoras, mas também como parte de um esquema de lavagem de dinheiro.

Suspeição

O deputado Antônio Nicoletti (União Brasil) pediu a suspeição do juiz eleitoral Cláudio Belmino, que é procurador do Estado de Roraima supostamente nomeado pelo governador Antonio Denarium (Progressistas). O magistrado, por sua vez, rebateu informando que sua nomeação não comprometeria sua imparcialidade e declarou se sentir plenamente apto para julgar os processos eleitorais em questão. Está registrado!

Silêncio

A semana termina com o silêncio do Governo do Estado com relação às razões para o cancelamento administrativo dos contratos assinados entre a Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e a empresa Biosphere Projetos Ambientais S.A, para comercialização dos créditos de carbono oriundos da região do Baixo Rio Branco.

Recurso

A Biosphere promete reagir judicialmente contra o cancelamento do contrato. Os advogados da empresa alegam, entre outras coisas, que não foram citados antes da decisão administrativa para que pudessem fazer a defesa da legalidade do vínculo contratual com a Femarh. Eles alegam falta do devido processo legal e estão dispostos a resistir à quebra do vínculo processual.

Rápidas

Fontes da Coluna dizem que, até hoje, não foram reiniciadas as obras de conclusão da nova sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR). Quando do anúncio de recursos novos para a conclusão foi divulgado que elas seriam iniciadas em sete dias. Já faz dois meses. ### Por falar em obras, corre nos bastidores que, até hoje, a nova sede da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) não foi inaugurada por problemas no projeto e execução da obra. Será? ### É impressionante as imagens feitas ontem em Pacaraima. Milhares de migrantes faziam um cordão humano para entrar em Roraima fugindo da ditadura de Nicolás Maduro que mata, prende e tortura a população. ### Ainda que o governo federal de Lula da Silva (PT) continue em cima do muro em relação à roubalheira na eleição presidencial venezuelana não é crível que sabendo do aumento do fluxo de refugiados para Roraima, decorrente da miséria e perseguição promovida pela ditadura não tenha tomado qualquer providência para enfrentá-lo. ### Amanhã, dia de comemorar a Independência do Brasil, brasileiras e brasileiros estarão nas ruas demonstrando o quanto estamos divididos atualmente. Em Brasília, haverá o desfile cívico-militar, bem enxuto, por conta da fala de recursos para mobilizar tropas e equipamentos para a Esplanada dos Ministérios. ### Já em São Paulo, na Avenida Paulista, terá manifestação para exigir democracia e limite entre os poderes. ### Por falar no desfile de Brasília, o Governo desistiu de prestar homenagem aos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Diz-se que a desistência teve a ver com a reação das lideranças militares. ### Notícia boa: depois do esfriamento da procura de empresário de outros estados brasileiros por terras em Roraima após a mudança de governo, tudo indica que empresários estão chegando por aqui. ### É claro, é preciso apurar, mas o ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida está sendo acusado, até mesmo por sua colega Aniele Franco, do Ministério da Igualdade Racial, de assédio sexual contra mulheres. ### Até segunda-feira.