Bom dia,
Hoje é quarta-feira (12.08). Somos um povo bárbaro e de baixíssimo nível de cidadania, infelizmente. Nosso redator deu uma volta, ontem, por alguns centros comerciais de Boa Vista com o objetivo de observar o comportamento da população local com relação ao uso da máscara e distanciamento adequado entre as pessoas. Logo percebeu, e fez contagem para tanto, que menos de 15% das pessoas que entrevam e saiam dos estabelecimentos comerciais usavam máscara adequadamente. O restante simplesmente não a utilizava, ou utilizava no pescoço, ou ainda, não cobriam o nariz como manda a recomendação.
Talvez por conta da fiscalização da Prefeitura de Boa Vista, todos os estabelecimentos observados apresentavam uma placa esclarecendo a obrigatoriedade de utilização da máscara, mas, rigorosamente, não impediam que os clientes sem máscaras neles adentrassem. E o pior, a grande maioria dos atendentes não a utilizavam, ou tal qual os clientes, traziam-na no pescoço ou sem cobrir o nariz. Tal comportamento criminoso é igualmente praticado em estabelecimentos que vendem alimentos, como panificadoras. É uma vergonha, para dizer um mínimo.
BUTANTAN 1
É claro, não possível acusar ou suspeitar sem fortes indícios. Mas, não é desnecessário deixar de citar alguns episódios sem o que pode escapar da observação detalhes, no mínimo curioso. O brasileiro Instituto Butantan, conceituado laboratório estatal -pertence ao governo do estado de São Paulo-, é reconhecidamente um grande desenvolvedor de vacinas, sem dúvida, o maior da América Latina. Aliás, diga-se de passagem, saíram do Butantan as primeiras dezenas de milhões de vacinas contra a Covid19.
BUTANTAN 2
Em parceria com o laboratório chinês Sinovac, o Butantan desenvolveu a vacina Coronavac, como se disse as primeiras vacinas injetadas em brasileiros e brasileiras contra a Covid19. Ainda em parceria com o laboratório chinês, os cientistas do Butantan desenvolveram a Coronavac para crianças a partir de três anos de idade. Em 15.12.21, o instituto brasileiro protocolou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido para utilização de sua vacina contra Covid19 para crianças.
BUTANTAN 3
Os técnicos da Anvisa pediram aos cientistas do Butantan novos dados para que pudessem concluir o pedido de autorização da vacina para crianças. No dia 22.12.21, o Butantan respondeu a Anvisa com os dados conforme solicitado. Ontem, 11.01.22, a Anvisa mandou outra correspondência para o Butantan pedido mais dados sobre a pesquisa que levou a produção da vacina contra a Covid19 para criança. Em tempo: o Brasil já se prepara para receber as primeiras quatro milhões de doses da vacina da norte-americana Pfizer contra o vírus para crianças de 5 a 12 anos. Interessante, não, caro leitor?
INDÚSTRIA
Dois casais de roraimenses, acompanhados de um criança, passaram o mês de dezembro último no tour pela Europa. Saíram daqui com o esquema vacinal completo, mas já para embarcar foram obrigados a fazer a testagem para detectar possível contaminação pelo Covida19. Durante o périplo pelos países europeus (Portugal, França, Inglaterra, Alemanha e Espanha) foram obrigados a fazer várias vezes a mesma testagem e com isso gastaram a bagatela de R$ 40 mil. Nesses país, a testagem só é gratuita para os residentes, e dos turistas são cobrados, em média, 150 euros por cada teste. “É mais uma indústria dessas criadas pela pandemia da Covid19”, desabafou um dos turistas escalpelados.
TCU
O deputado federal roraimense Jonathan de Jesus (PR) é um dos candidatos a vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), criada pela aposentadoria da ministra Ana Arrais, ex-deputada federal pernambucana. Ele tem como concorrentes, o relator do orçamento da União para 2023, deputado federal carioca Hugo Leal (PSD); o deputado federal mineiro Fábio Ramalho (MDB), conhecido como bom anfitrião pelos colegas; e a deputada federal carioca Soraya Santos (PL). É gente de peso no páreo, mas vamos torcer para ter como ministro do TCU o primeiro roraimense.
RÁPIDAS
As primeiras variantes da Covid19 levaram sete meses para contaminar os primeiros 15 milhões de habitantes do Planeta. A Ômicron levou apenas sete dias para contaminar o mesmo número de pessoas. ### E continua, diariamente, o trânsito de imigrantes venezuelanos em direção Sul pela BR-174. E a tal de interiorização da Operação Acolhida? Ninguém fala mais nada. Em tempo: pela Voz do Brasil foi informado, ontem, que já foram interiorizados mais de 60 mil venezuelanos. ### Durou pouco a trégua. Ontem, a Petrobrás anunciou mais reajuste nos preços da gasolina e do diesel. Bolsonaro vai esbravejar. E daí? ### O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) diz que as empresas contratadas para dar manutenção na BR-174 recebem também para fazer a roçagem de suas margens. Mas, fiscalização que é bom, nada. ### Até amanhã.