AFONSO RODRIGUES

Fale menos e ouça mais

“A sabedoria verdadeira se percebe, geralmente, pela modéstia e pelo silêncio”. (Napoleon Hill)

Não basta escutar, o mais importante é ouvir. Quando ouvimos com atenção aprendemos o que deveríamos aprender, estando atentos. Sempre voltamos para casa trazendo muito do que aprendemos prestando mais atenção, do que dizendo o que pensamos que sabemos. Falar na hora certa é estar atento para aprender, transmitindo o que abemos. Mas, vamos ser cautelosos para não parecermos ignorantes no dever de compartilhar o que sabemos. Expresse sempre seus conhecimentos, mas na hora certa, com a certeza de que está sendo instrutor. Mas, cuidado para não exagerar, tornando a conversa um bla-bla-blá inútil. Seja modesto, ou modesta, sobretudo nas suas falas. Nada com o desejo de parecer o dono da cocada preta. A simplicidade é a medalha que nos mostra no que verdadeiramente somos. Vá caminhando pelas veredas da superioridade, aprendendo com os superiores. E estes podem estar naqueles que nos parecem estar no andar inferior. É na observação que aprendemos a respeitar os outros no que eles são.

Vamos valorizar mais as nossas vidas, dando-lhes a atenção que elas exigem para fazer por nós o que queremos dela. E viver a vida é estar de bem com a vida, vivendo com inteligência, cada momento da vida. E viver bem é estar de bem com você mesmo, ou mesma. Sorria mais para as pessoas. Porque é mais importante sorrir para elas do que sorrir delas. Veja o que mais lhe agrada, e se não estiver correspondendo com o valor da simplicidade, corrija-se e vá em frente, sempre se valorizando no que você realmente é. E não esquecendo que todos nós somos o que pensamos. O Victor Hugo já disse: “Devemos ser o que não somos, mas sem deixar de ser o que somos”. Este é o caminho do sucesso. E sucesso é ser verdadeiramente feliz.

Aproveite cada minuto do dia, hoje, sem perder tempo com pensamentos negativos. É bem verdade que não podemos evitar pensamentos que chegam sem que os esperemos. Mas o mais importante é que não devemos acolhê-los nem lhes dar atenção. O sofrimento não nos leva a lugar nenhum, a não ser à derrota. E não temos por que nos derrotar, a nós mesmos. Então vamos ser mais valorosos com o valor que nos damos. Ultimamente temos tido uma avalanche de más notícias que nos preocupam. Mas é exatamente isso que devemos evitar. Nada de preocupação com coisas que não podemos evitar. Elas fazem parte da vida, e por isso devemos as receber com calma no conhecimento do nosso valor, como superiores. Se somos o que pensamos, vamos pensar no melhor, sem perder tempo com o pior. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460