Bom dia,
GUARDA MUNICIPAL 1
A sessão da Câmara Municipal de Boa Vista da terça-feira, 14, foi marcada por uma intensa discussão em torno do Projeto de Lei 250/2023, de autoria do vereador Sandro Baré (Republicanos), que proíbe a eliminação dos candidatos do concurso público da Guarda Civil Municipal, convocados para a etapa de exame médico. Uma comissão de candidatos do certame acompanhou os debates na galeria.
GUARDA MUNICIPAL 2
Em seu projeto, Baré admite que mesmo classificados em posição que extrapole a quantidade de vagas previstas, os candidatos do concurso da Guarda Municipal sejam considerados pertencentes ao cadastro reserva, ou seja, revogando do edital do certame o trecho que prevê eliminação de candidatos classificados na primeira etapa além das 270 vagas para ampla concorrência e das 30 destinadas a pessoas com deficiência.
QUASE
O projeto não estava na ordem do dia, mas a Mesa Diretora deixou passar um requerimento para permitir que a proposta fosse votada ainda ontem. Contudo, a sessão encerrou antes do previsto, devido a quatro quedas de energia no prédio, justo enquanto o presidente, vereador Genilson Costa (Solidariedade), defendia a iniciativa. Também deixaram de ser votados os planos de cargos e salários da Guarda Civil Municipal e dos agentes de trânsito de Boa Vista.
EXTRA
Com isso, ficou marcada para esta quinta-feira, 16, uma sessão extraordinária para “limpar a pauta”. Antes da queda de energia, Sandro Baré disse que teve candidato que vendeu a moto para poder pagar R$ 4,5 mil em exames médicos, que são obrigatórios. Para ele, com a aprovação do seu projeto o Município economizaria por não precisar realizar um novo concurso público.
MANOBRA
O vice-líder da Prefeitura na Câmara Municipal, vereador Júlio Medeiros (PV), chamou o projeto de manobra da oposição, e afirmou que a proposta é inconstitucional. Ele comentou que os candidatos estavam cientes quando aceitaram as regras do edital e defendeu que mudar a regra após a divulgação do resultado é ilegal. Já Genilson Costa argumentou que o edital do concurso da GCM foi elaborado de forma errada.
ORÇAMENTO
Bacana a iniciativa da Câmara de Vereadores do município de Bonfim, que convocou não apenas os parlamentares e autoridades, mas o cidadão comum com interesse em discutir o Projeto de Lei Orçamentária para 2024, por meio de uma audiência pública, no dia 21, uma terça-feira, a partir das 17 horas, no plenário da Casa Legislativa. Fica a dica para os demais municípios roraimenses seguirem.
VIAS
A Secretaria Estadual de Infraestrutura publicou no Diário Oficial do último dia 13, a ata de registro de preços no valor de R$ 214.990.000,00, de um pregão para a contratação de uma empresa para executar serviços de conservação, manutenção e recuperação de vias públicas urbanas e rurais em diversos municípios do estado de Roraima. É dinheiro que não acaba mais para obras de tapa-buracos.
AUDIÊNCIA
Ontem, a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados da Câmara Federal aprovou proposta de audiência pública, do deputado José Haroldo Cathedral (PSD), para debater o fluxo migratório e as dificuldades do município de Pacaraima, com relação à saúde, à educação, ao transporte e à segurança pública, por conta da imigração desenfreada. Resta saber se a reunião resultará em algo prático.
MATADOURO
Quando foi construído, nos anos 80 do Século passado, o Matadouro Frigorífico (Mafir) da Codesaima tinha uma área total de mais de 1.500ha. Aos poucos essa área, que incluía, inclusive, espaço para implantar área com pasto de espera para animais na fila de abate, foi sendo invadida por espertalhões até mesmo com a conivência de alguns governos do estado. Agora, abandonado, o que resta de área daquele matadouro está sendo ocupado. Quem passa por lá vê que estão campinando uma imensa área que fica à esquerda do que restou do Mafir.
RÁPIDAS
Ontem, quem trafegava pela BR-174 podia ver vários veículos rebocando barcos em direção à Caracaraí. É gente que se dá o direito de tirar quase uma semana de folga à custa do nosso dinheiro. ### O negócio é o seguinte: hoje é feriado e muitos funcionários públicos vão enforcar o expediente de amanhã (quinta-feira) e de sexta-feira (17). Segunda-feira (20) tem outro feriado municipal, o Dia da Consciência Negra. Logo, trabalho só na terça-feira (21). É mole? ### Sinal dos incêndios que começam a tomar conta do Lavrado, casas e outras construções, nas zonas rural e urbana, já apresentam grande quantidade de cinza. Típica de capim queimado. ### E o presidente do Brasil, Lula da Silva (PT) tenta dar uma força ao candidato peronista Sérgio Massa à presidência da Argentina. ### Até amanhã.