Bom dia,
Os gênios são inigualáveis. Eles são capazes de antecipar fatos com muito tempo de antecedência apenas pela sensibilidade de sua alma. Raul Seixas, um dos mais geniais compositores do rock brasileiro compôs ainda no Século XX, década de 70, uma inspirada canção, com um dos versos que dizia mais ou menos assim: “A solução para o Brasil eu vou dar/A solução é alugar o Brasil/A Amazônia é o nosso quintal”. O gênio Raul Seixas inspirava-se na questão do endividamento externo brasileiro e apontava como solução “entregar a Amazônia” através de aluguel e dessa forma, sem trabalhar, pagar a enorme divida contraída ao longo do tempo junto a entidades financeiras internacionais.
Pois bem, neste início da terceira década do Século XXI, as previsões de Raulzito parecem se confirmar, mesmo que por razões diferentes. Já não temos tanta dívida internacional a pagar, mas aos poucos, o ambientalismo internacional radical vem dominando nossas elites políticas/culturais, especialmente de esquerda, impulsionando-as a defender a intocabilidade da Amazônia a partir de uma concepção de que sua imensa riqueza vegetal e mineral deve ser preservada para as futuras gerações. Esse movimento ambientalista duro prega crescimento econômico e populacional zero, como estratégia principal para manter a sustentabilidade do Planeta.
A etapa final para a consecução da ideia de “alugar o Brasil” está caminhando muito rapidamente através do esquema de sequestro de carbono, um fundo de vários bilhões de dólares que vai beneficiar principalmente o sistema financeiro internacional e grandes proprietários de terras na Amazônia. O Congresso Nacional brasileiro já aprovou a regulamentação para “alugar” as terras especialmente na Amazônia. Já tem gente sonhando em “alugar” suas fazendas, atar uma rede na varanda de suas mansões e esperar os dólares caírem em suas contas bancárias. Será?
Eleições 2024
O empresário roraimense Rudson Leite, que deve presidir a Federação PV, PC do B e PT, a partir do próximo mês de junho, participou, neste domingo, 7, do programa Agenda da Semana, na rádio Folha FM 100.3, e adiantou que o grupo não deve ter candidatura própria para prefeito, nem em Boa Vista e nem nos demais municípios roraimenses. As discussões sobre esse tema, segundo ele, iniciam na próxima semana.
Tendência 1
Rudson Leite também não adiantou a tendência para apoio a pré-candidaturas já anunciadas para nenhum município, com exceção de Uiramutã, onde o prefeito Benisio de Souza (Rede), conta com a simpatia à sua reeleição. O dirigente partidário informou que nem o PT e nem o PC do B apresentaram qualquer nome para disputa de cargos majoritários, e estão em fase de reconstrução das fileiras locais.
Tendência 2
Rudson informou que o atual vice-prefeito de Pacaraima, Simeão Peixoto, que é do PV, deve deixar a sigla e concorrer à prefeitura daquele município por outro partido, devido à viabilidade. Ele não se posicionou objetivamente quanto a possíveis apoios em Boa Vista, e disse que a mudança de datas no calendário eleitoral atrasou um pouco o início dessa engenharia político-eleitoral.
Potencial 1
O geólogo Salomão Cruz também foi entrevistado durante o Agenda da Semana, sobre o potencial mineral de Roraima, e rebateu a afirmação do ex-presidente Jair Bolsonaro que, em entrevista exclusiva recente ao podcast Papo de Redação, da Folha, afirmou que seríamos a maior província mineral do mundo. Ele afirmou que em solo roraimense temos, com toda certeza, ouro, diamante e cassiterita, mas que não é possível quantificar, mas apenas apontar as regiões.
Potencial 2
O ouro, por exemplo, está em tudo quanto é canto de Roraima, e os diamantes na área de fronteira, disse o geólogo. A afirmação de Bolsonaro, que é apenas uma reverberação do que outros já garantiram, é uma espécie de teoria da conspiração somada a muito sonho. Salomão Cruz disse lamentar que essas pessoas fiquem iludindo a população, quando podiam discutir de fato a pesquisa e exploração mineral no Estado.
Cobrança
Ouvinte da rádio Folha FM 100.3 entrou em contato para reclamar, mais uma vez, das condições precárias da chamada vicinal da Grameira Tanzânia, na BR-174, zona rural de Boa Vista. Segundo ele, as condições de trafegabilidade são péssimas e os moradores da região que precisam da via para escoar produção ou mesmo para se movimentar, somam prejuízos em seus veículos. Está registrado!
Transparência
A Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) divulgou recentemente uma pesquisa com lista de indicadores de transparência em portais. O Pará foi considerado a unidade federativa com portais mais transparentes do País, com 80,4%, seguido de Rondônia, com 79,9%. Roraima está na outra ponta, entre as mais mal avaliadas, com índice de transparência de 39,50%.
Alto Alegre
No dia 20 passado, o promotor Paulo Trindade, do Ministério Público do Estado (MPRR), recomendou que tanto o prefeito de Alto Alegre, quanto o presidente da Câmara daquele município, exonerem servidores ocupantes de cargos comissionados que estejam enquadrados em situação de nepotismo, acúmulo ilegal de cargos e, ainda, quem não estiver efetivamente trabalhando, os chamados fantasmas. Resta saber se foi atendido.