Na próxima semana receberemos 2025 com muitas expectativas, de um mundo melhor, sem guerras, com mais generosidade.
Vimos um ano de 2024 cercado de guerras, mas também assistimos muita solidariedade do povo brasileiro quando ocorreu as enchentes no Rio Grande do Sul.
Todos os anos nessa época faço uma pesquisa sobre o que o novo ano pode trazer de positivo. Como sou adepta do esoterismo, gosto de exercitá-lo pesquisando na numerologia, horóscopo ocidental e oriental, orixás, cores, comidas, para saber o que podemos esperar.
Os Orixás que vão reger o ano 2025 são Iansã, Xangô e Obá. Iansã é a senhora dos ventos, tempestades e raios, que representa movimento, transformação e liberdade, e rege o comércio, incentivando negociações justas e prosperidade. É representada no catolicismo por Santa Barbara. Xangô, o orixá da justiça, que não escolhe lados e não pergunta quem está certo ou errado. Sua balança pesa para os dois lados, mas ele castiga mais os mentirosos e malfeitores, no catolicismo é representado por São Jerônimo. E Obá que é um orixá da religião afro-brasileira, que representa a força, a valentia, o poder e o sagrado feminino. É a deusa das águas doces e do mistério, e é considerada a protetora das mulheres que buscam força e proteção. Na religião católica, Obá é sincretizada com Joana D’Arc.
Podemos esperar um ano de 2025 de muita justiça, transformação, prosperidade, mas também um ano que vai mostrar a força da mulher, do sagrado feminino.
As cores para entrar o novo ano são: amarelo e rosa de Iansã, vermelho e branco de Xangô, e Obá com as cores amarelo, marrom e vermelho. As comidas que os orixás gostam são: acarajé, abará, bobó de inhame, abacaxi em calda e arroz doce com canela em pó para Iansã; para Xangô o Beguiri: iguaria elaborada com quiabo, castanha, amendoim, camarão e carne bovina, fartamente regado com azeite de dendê e temperado com pimenta, sal, cebola e cebolinha. E Obá gosta de abará, um bolinho de feijão-fradinho moído, camarão seco e cebola, temperado com azeite de dendê e pimenta, enrolado em folhas de bananeira e cozido em banho-maria.
Passando para o Horóscopo Chinês, 2025 será o Ano da Serpente de Madeira. A serpente é um animal associado à riqueza, fortuna, sabedoria, estratégia e intuição, o seu ano inicia no dia 29 de janeiro.
Segundo a Astrologia, 2025 será regido por Júpiter, trará expansão e crescimento em diversas áreas da vida. Este planeta, conhecido como o grande benfeitor, carregará energias de otimismo, abundância e aprendizado. Os signos regidos por Jupiter são Peixes e Sagitário.
Finalizando com a Numerologia, o ano de 2025 (2 + 0 + 2 + 5 = 9) tem na sua soma o número 9 e ele irá ditar as regras. O número 9 é associado ao altruísmo, compaixão, sabedoria, justiça e encerramento de ciclos (finalizar pendências).
Teremos um novo ano que vai buscar a justiça, ajuda ao próximo, busca espiritual e doação, desapego material.
Passando das previsões para a gastronomia, todos nós temos algumas superstições à meia-noite, e muitas relacionadas com a comida.
Podemos optar pelos pratos tradicionais da ceia, mas tendo em mente que não devemos desperdiçar comida e o menos é sempre a melhor opção, essa é a dica da coluna para sua ceia de fim de ano.
Abuse dos tira-gostos com grãos, para trazer fartura. Pode ser: grão de bico (salada ou homus), trigo (kibe), lentilha (arroz com lentilha ou sopa), muitas nozes, castanha do Pará e de caju. O arroz com lentilha é uma excelente opção para trazer fortuna, mas vale acrescentar no cozimento canela e louro (prosperidade), pimenta biquinho (amor). Outros temperos que podemos usar para atrair boas energias nas preparações são alecrim, sal grosso, cravo.
Não pode faltar a carne de porco na ceia, que é um símbolo de prosperidade, ou peixes e frutos do mar que também simbolizam abundância, sorte e fertilidade.
Desejo muita saúde, paz e realizações para todos os roraimenses no ano de 2025. Que sua mesa seja sempre farta, e que muitas delícias, sabores e temperos estejam presentes na vida de todos.
Nos encontraremos em 2025 com mais Letras Saborosas, ano 14.
Receita do Ano Novo
Antepasto festivo
Ingredientes:
02 berinjelas cortadas em cubos
02 abobrinhas italianas cortadas em cubos
10 dentes de alho
20 tomatinhos cereja
100g de nozes
100g de azeitonas sem caroço cortadas
03 colheres de vinagre de maçã
Alecrim
Sal grosso
Azeite de oliva
Modo de fazer
Colocar numa forma as berinjelas e abobrinhas cortadas, os dentes de alho e os tomates cereja, regar com azeite de oliva, temperar com vinagre de maçã, alecrim e sal grosso. Levar ao forno 180°C por 40 minutos, não deixar ficar seco, mexer de vez enquanto e regar com azeite se necessário.
Quando estiver pronto acrescentar as azeitonas cortadas sem caroço e as nozes, colocar mais azeite e servir. Pode colocar em potes de vidros e guardar na geladeira ou dar de presente.