Folha Esports

FOLHA SPORTS 10841

FOLHA SPORTS

GRÊMIO CLASSIFICADO

O Grêmio foi “mortal” no segundo tempo e bateu a Universidad Católica, na noite desta quarta-feira, na Arena, por 2 a 0. O Tricolor cresceu após a conversa no vestiário, aproveitou as chances criadas para definir logo o placar e administrou o resultado após sofrer na etapa inicial. O resultado encaminhou a classificação gremista no Grupo E da Libertadores e confirmou o bom momento na competição, após vitória sobre o rival Inter na semana passada, apesar da irregularidade no Brasileiro. Com a vitória, o Grêmio chegou a 10 pontos no Grupo E e deixou a Universidad Católica com quatro. Como o Inter empatou com o América de Cali, o Tricolor está classificado às oitavas de final da Libertadores.

O Grêmio não vencia dentro de casa desde o dia 9 de agosto, na estreia no Campeonato Brasileiro, quando bateu o Fluminense por 1 a 0. Desde então, são cinco partidas, empates com Corinthians, Fortaleza e Palmeiras e derrotas para Caxias e Sport. O bom resultado na Libertadores quebra a pior sequência em casa da história do estádio e encaminha a classificação do Grêmio.

Alisson Grêmio x Universidad Católica

Alisson Grêmio x Universidad Católica (Foto: Staff Images/Conmebol)

EMPATE NA COLÔMBIA

O Inter deixa a Colômbia com um pé nas oitavas de final da Libertadores. Mas falaremos da matemática do Grupo E em seguida. Porque o semblante fechado e as respostas curtas de Eduardo Coudet na entrevista coletiva após o empate em 0 a 0 com América de Cali, nesta terça-feira, dizem mais sobre o momento vivido pelo clube do que a proximidade da classificação, nesta terça-feira, dizem mais sobre o momento vivido pelo clube do que a proximidade da classificação. A equipe chegou ao quarto jogo seguido sem vitórias em 2020. As duas derrotas e dois empates são a pior sequência sob o comando do argentino. A última vez em que o Inter ficou tanto tempo sem vencer resultou em demissão de treinador, em outubro de 2019. 

E o momento conturbado vai além dos últimos quatro jogos. O Inter fechou setembro com apenas 37% de aproveitamento em nove partidas – foram duas vitórias, quatro empates e três derrotas. O Colorado perdeu a liderança no Brasileirão e também no Grupo E da Libertadores.O número é ainda mais gritante na comparação com o mês anterior. Em agosto, a equipe somou 75% de aproveitamento, com seis vitórias em oito jogos.

O setembro do Inter: 9 jogos 2 vitórias 4 empates 3 derrotas 10 gols feitos 10 gols sofridos 37% de aproveitamento

Leandro Fernández foi expulso e prejudicou equipe em Cali — Foto: Staff Images/CONMEBOL

Leandro Fernández foi expulso e prejudicou equipe em Cali — Foto: Staff Images/CONMEBOL

LIBERTADORES- FLAMENGO 

Em meio a notícias e incertezas por causa da pandemia do coronavírus, Flamengo e Independiente del Valle se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. Se vencer, a equipe rubro-negra, que tem os mesmos nove pontos dos equatorianos, assume a liderança e garante a classificação. No jogo de Quito, na terceira rodada, o Del Valle atropelou o Flamengo e goleou por 5 a 0. Nesta quarta, o Flamengo tem o retorno de nove jogadores que tiveram Covid, além da presença de Gabigol, recuperado de lesão. Já os equatorianos têm oito desfalques por causa da doença.

A equipe terá o retorno de dez jogadores. Nove terminaram a quarentena da Covid- Isla, Matheuzinho, Filipe Luís, Noga, Diego, Michael, Vitinho, Bruno Henrique e Muniz. Gabigol se recuperou de lesão muscular e foi relacionado novamente. A grande dificuldade para Jordi Guerrero, que segue no lugar de Dome, é montar a defesa. Os únicos zagueiros disponíveis são os garotos Natan e Noga. Existe a alternativa de Isla ser colocado na zaga e Matheuzinho ocupar a lateral direita.

Provável escalação do Flamengo para enfrentar o Del Valle — Foto: ge

Provável escalação do Flamengo para enfrentar o Del Valle — Foto: ge

LIBERTADORES – SÃO PAULO

O jogo é uma final para o São Paulo. O time de Fernando Diniz precisa vencer o River Plate para manter chances reais de avançar para as oitavas de final. O Tricolor é o terceiro colocado do Grupo D, com quatro pontos, três a menos do que os argentinos e a oito da LDU, líder da chave e já classificada para as oitavas de final do torneio após a vitória sobre o Binacional, na última terça.  O que dificulta muito a vida do São Paulo é a diferença de saldo de gols para o River Plate, hoje de onze gols – fruto de duas goleadas dos argentinos sobre o Binacional, lanterna do grupo. Por isso, mesmo vencendo o River Plate nesta quarta, o São Paulo ainda dependerá de um tropeço dos argentinos na rodada final, quando eles recebem a LDU em Avellaneda.

Provável São Paulo para enfrentar o River Plate — Foto: ge

Provável São Paulo para enfrentar o River Plate — Foto: ge

LIBERTADORES- PALMEIRAS

Palmeiras e Bolívar se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h15 (horário de Brasília), no Allianz Parque, em jogo válido pela penúltima rodada do Grupo B da Libertadores. Líder da chave com dez pontos, o Verdão precisa de um ponto para avançar às oitavas de final da competição sul-americana pelo quarto ano consecutivo – o time palmeirense participa do torneio pela quinta vez seguida.  Invicto há 18 jogos, os palmeirenses vêm de sequência de cinco empates consecutivos em jogos na arena. Os problemas ofensivos voltaram a pressionar o trabalho de Vanderlei Luxemburgo. O Bolívar ainda tem chances de classificação. Os bolivianos estão na terceira posição com quatro pontos, três atrás do Guaraní.

Provável escalação do Palmeiras contra o Bolívar — Foto: ge

Provável escalação do Palmeiras contra o Bolívar — Foto: ge

JOGO ATRASADO

O Campeonato Bra
sileiro começou no dia 8 de agosto e já tem 12 rodadas disputadas, mas, nesta quarta-feira, Corinthians e Atlético-GO “voltam ao passado” para jogar pela primeira rodada do torneio, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo.  A partida teve de ser remarcada por conta do conflito de datas com as finais do Campeonato Paulista, quando o Timão perdeu o título para o Palmeiras. O Corinthians chega para o jogo com o objetivo claro de se livrar dos perigos apresentados pela zona do rebaixamento. Na 15ª posição com 12 pontos, o Timão está apenas um acima de Botafogo e Bragantino, times que estão no topo do Z-4. Se vencer a partida, pula para a 11ª posição. Não muito longe, o Atlético-GO é 13º com 13 pontos e ainda paga o preço pelo início ruim no Brasileirão, quando ficou seis jogos sem vitória entre a terceira e a oitava rodadas. O Dragão espera conquistar um bom resultado para se afastar do Z-4 e colar na metade de cima da tabela de classificação.

Provável escalação do Corinthians para enfrentar o Atlético-GO — Foto: Ge.globo

Provável escalação do Corinthians para enfrentar o Atlético-GO — Foto: Ge.globo

FINAL NBA

O Los Angeles Lakers amassou seus adversários nesses playoffs da NBA e chega à grande final da temporada 2019/20 faminto por um título que não vem desde 2010. A equipe californiana derrubou Blazers, Rockets e Nuggets com três inapeláveis 4 a 1, e, no embalo dos craques LeBron James e Anthony Davis, vai em busca de seu 17º título, que pode ter sabor especial. Se a festa for roxa e amarela, o time californiano iguala o rival histórico Boston Celtics em número de conquistas.

O Miami Heat correu por fora, surpreendeu e chega à final com a pompa de ser o time que derrubou o Milwaukee Bucks do MVP Giannis Antetokounmpo. Além disso, desbancou o talentoso time do Boston Celtics. Se completar uma terceira façanha e chocar a NBA ao bater os Lakers, o Heat vai ser o primeiro time desde os Rockets de 1995 a ganhar um título tendo se classificado ao mata-mata em 5º ou em posição inferior.

Los Angeles Lakers Depois de ter a melhor campanha do Oeste na temporada regular, o L.A. Lakers venceu os três duelos de playoffs por 4 a 1 (contra Blazers, Rockets e Nuggets).

Miami Heat O time liderado por Jimmy Butler foi apenas a 5ª melhor campanha do Leste. Nos playoffs, varreu os Pacers por 4 a 0, venceu os Bucks por 4 a 1, e eliminou os Celtics, 4 a 2

Agenda da série

(1º Oeste) Lakers 0 x 0 Heat (5º Leste) Jogo 1: Quarta-feira, 30/9, Lakers x Heat, 22h Jogo 2: Sexta-feira, 2/10, Lakers x Heat, 22h Jogo 3: Domingo, 4/10, Heat x Lakers, 20h30 Jogo 4: Terça, 6/10, Heat x Lakers, 22h

LeBron James e Jimmy Butler - NBA — Foto: Getty Images

LeBron James e Jimmy Butler – NBA — Foto: Getty Images