FOLHA SPORTS
QUEM SEGURA?
A liderança do Atlético-MG no Brasileirão está com cinco pontos de vantagem em relação a Internacional e Palmeiras. E ela ainda poderá ser ainda mais dilatada em relação ao Colorado, já que o Galo tem um jogo a menos (12 em 13ª rodada). O bom momento reflete a diferença do ano passado. O time de Sampaoli já tem os mesmos pontos que a equipe de 2019 somou durante todo o 1º turno. Na última edição dos pontos corridos, o Atlético teve oito vitórias, oito derrotas e três empates ao fim das 19 rodadas da primeira etapa. Era o nono colocado, com 27 pontos. Agora, são 9 vitórias e três derrotas, com um jogo atrasado contra o Athletico-PR da sexta rodada. Em relação aos gols, a campanha atual já é melhor do que a do 1º turno de 2019. A ofensividade do Galo, capaz de virar jogos – como foi contra o Vasco neste domingo – produziu 25 gols em 12 jogos. Mais de dois gols por partida em média. Foram apenas 24 gols em 19 jogos do Brasileirão de 2019.
Atlético-MG x Vasco — Foto: Pedro Souza/Atlético
DE SAÍDA
Dirigentes de Santos e Porto e representantes de Lucas Veríssimo já trocaram contratos e estão na iminência de acertar a transferência do zagueiro para o clube europeu, que pagará 6,5 milhões de euros (R$ 43,1 milhões na cotação atual). A janela de transferências em Portugal se encerra à meia-noite desta terça-feira, no horário local. Todas as partes se acertaram antes da confecção do documento, que prevê o pagamento de 50% do valor à vista, e o restante em duas parcelas, no fim dos meses de abril e outubro de 2021. Em dificuldades financeiras e proibido de registrar novos jogadores por causa de uma dívida de 4 milhões de euros com o Hamburgo, o Santos precisa negociar um jogador e, desde o primeiro semestre, Lucas Veríssimo é o favorito do mercado. Em março, ele passou a trabalhar com os empresários Paulo Pitombeira e Marcelo Pettinatti, que levaram a oferta do Porto à direção.
Lucas Veríssimo, zagueiro do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC
SECA DE GOLS
Após um início de trabalho animador, o Vasco atravessa seu pior momento sob o comando de Ramon Menezes. Mais do que a nítida queda de rendimento, os números retratam a fase ruim da equipe. São cinco jogos sem vencer, incluindo dois empates e três derrotas. O jejum coincide com a seca de Germán Cano. O argentino não marca há cinco jogos. Seu último gol foi justamente na última vitória do Vasco, no 3 a 2 contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, em 13 de setembro. De fato, não parece ser o caso de apontar uma eventual má fase do argentino. Entre os torcedores, não há quem conteste seu goleador. Mas o jejum de cinco jogos chama atenção. Afinal, Cano vivia uma regularidade impressionante. Foram 16 gols na temporada, sete deles no Brasileiro. Após a vitória sobre o Botafogo, a Fifa o apelidou de “Máquina de Gols.
cano, vasco, treino, são januário — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco
VOLTANDO
O atacante Pedro Rocha voltou a treinar com o elenco do Flamengo nesta segunda-feira. O jogador evolui bem após lesão na coxa esquerda, foi reintegrado ao grupo e participou normalmente da atividade pela manhã no Ninho do Urubu. A informação foi divulgada pelo jornal “O Dia”. Com isso, Pedro Rocha tem boas chances de ficar à disposição do técnico Domènec Torrent para a partida contra o Sport, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante não joga desde o dia 5 de setembro, no duelo com o Fortaleza. Por outro lado, Diego Alves continua trabalhando à parte do grupo. O goleiro ainda se recupera de uma lesão no ombro e sente dores no local. Ele já treina no campo, mas não foi integrado ao elenco rubro-negro. Sua presença diante do Sport é dúvida – Hugo Souza vem sendo o titular nas últimas partidas. O Flamengo enfrenta o Sport às 19h15 (de Brasília) desta quarta-feira, no Maracanã. A partida é válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pedro Rocha durante treino do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
PALMEIRAS
Com quatro desfalques e a volta de Gabriel Veron, o Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol na tarde desta segunda-feira. O time de Vanderlei Luxemburgo abriu preparação para o jogo contra o Botafogo, que será disputado na próxima quarta-feira, às 21h30, no Rio de Janeiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Convocados, Weverton, Gabriel Menino, Gustavo Gómez e Matías Viña já se apresentaram para disputa das Eliminatórias Sul-Americanas. O quarteto será ausência por pelo menos duas partidas: Botafogo e São Paulo (dia 10) – o duelo contra o Coritiba está marcado para o dia 14, um dia depois do último jogo das seleções. Recuperado, Gabriel Veron pode ser relacionado mais uma vez. O atacante foi ausência nas partidas contra Bolívar e Ceará por causa de uma entorse no tornozelo sofrida no primeiro tempo do jogo contra o Flamengo, mas trabalhou normalmente nesta segunda-feira. Lucas Lima e Zé Rafael, que cumpriram suspensão automática no sábado, também estão novamente à disposição da comissão técnica.
Um provável Palmeiras para enfrentar o Botafogo nesta quarta-feira tem: Jailson; Marcos Rocha, Felipe Melo, Luan e Renan (Esteves); Patrick de Paula, Bruno Henrique e Raphael Veiga; Wesley, Rony (Gabriel Veron) e Willian.
Treino do Palmeiras desta segunda-feira, na Academia — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras
DE OLHO NO CLÁSSICO
O técnico Dyego Coelho não contará com o volante Victor Cantillo, convocado para os jogos da Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo, e também com o meia Rómulo Otero, que defenderá a Venezuela. Eles perderão ainda o jogo contra Ceará, domingo, e Athletico-PR, na outra quarta. Assim, um provável Corinthians pode ter Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar e Lucas Piton; Xavier (Gabriel); Léo Natel, Roni (Ramiro), Luan e Cazares; Jô.
A equipe tem 14 pontos e ocupa a 14ª posição na tabela do Brasileirão.
Cazares em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
VEM MUDANÇAS
O técnico Fernando Diniz comanda o São Paulo na quarta-feira, diante do Atlético-GO, às 20h30, no Morumbi, pela 14ª rodada do Brasileirão, sob o maior momento de pressão desde que assumiu o clube, em setembro do ano passado.As eliminações no Campeonato Paulista e na Libertadores e as más atuações recentes no Brasileirão colocaram em xeque o trabalho do treinador, antes defendido pela diretoria do clube. E uma dessas mudanças pode ser na formação da equipe. O sistema defensivo é um dos mais criticados nos últimos jogos. Isso porque o São Paulo sofreu gols nos últimos dez jogos. Uma marca que tem incomodado no clube. Embora Fernando Diniz defenda que não é culpa da defesa em si, ela pode sofrer alterações. Uma possibilidade é o retorno de Bruno Alves para atuar ao lado do jovem Diego Costa. A experiência de Bruno Alves e a identificação com a torcida pode ser fundamental nesse momento de instabilidade. O treino desta terça-feira, às 16h, no CT da Barra Funda definirá as possíveis mudanças na equipe. Na sétima colocação do Brasileirão, com 20 pontos ganhos, o São Paulo já não vence há quatro rodadas na competição. Incluindo a Libertadores esse número sobe para sete.
Trellez e Diego Costa em treino do São Paulo — Foto: Reprodução/Twitter