FOLHA SPORTS
CLÁSSICO PAULISTA
O Corinthians chega para o jogo pressionado pelos três jogos sem vitória e sem marcar gols, que o fazem seguir próximo da zona do rebaixamento. Na 14ª posição com 14 pontos, o Timão está dois acima de Coritiba, Bragantino e Botafogo, times que estão no Z-4. Na sexta posição com 20 pontos, o Santos tenta superar seus desfalques para buscar uma vaga no G-4. O Flamengo, quarto colocado, tem só um ponto a mais que o Peixe. As equipes se enfrentaram apenas uma vez na temporada, também na Neo Química Arena. Em jogo pela primeira fase do Paulistão, o Corinthians venceu por 2 a 0, com gols de Everaldo e Janderson.
Corinthians – Técnico: Dyego Coelho
Convocados para as seleções de Colômbia e Venezuela para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, Cantillo e Otero são os desfalques de Coelho para a partida. Depois de dois empates sem gols contra Atlético-GO e Bragantino, a comissão técnica tenta fazer ajustes para tornar o time mais ofensivo. Cazares, que entrou nos últimos dois jogos, tem boa chance de ser titular.
Quem está fora: Cantillo (seleção colombiana) e Otero (seleção venezuelana).
Santos – Técnico: Cuquinha (Cuca está suspenso)
Será um Santos completamente repaginado diante do Corinthians. O Peixe tem quase um time completo de desfalques (veja abaixo) e teve apenas um treino leve antes do clássico. A tendência é que a linha de zaga seja o setor com menos mudanças.
Quem está fora: Alison (periostite por sobrecarga na perna esquerda), Lucas Veríssimo (edema na panturrilha esquerda), Marinho (desconforto muscular na coxa esquerda), Soteldo (seleção venezuelana), Arthur Gomes e Cuca (suspensos), Carlos Sánchez (ruptura do ligamento do joelho), Raniel (internado com trombose), Vladimir (recuperação de cirurgia no pé), Renyer (transição após cirurgia no joelho).
Foto: ge
FLAMENGO X SPORT
Com os times em boa fase no Brasileiro, Flamengo e Sport se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h15, no Maracanã. Em quarto lugar com 21 pontos, os donos da casa vão em busca da vitória para tentar diminuir a diferença para o líder Atlético-MG. Invicto há quatro rodadas, com três vitórias e um empate, o Sport, quinto colocado com 20 pontos, tem como objetivo entrar de vez para o pelotão de frente da classificação. Para isso, terá uma missão dura no Maracanã. O Flamengo não é superado em casa pelo time pernambucano há dez jogos, quase 20 anos. A última derrota foi no Brasileiro de 2000. Desde então são sete vitórias e três empates.
Foto: ge
Flamengo – técnico Domènec Torrent
Com desfalques importantes, Dome terá que mexer na formação do meio de campo para este jogo. Uma das alternativas é Gerson e Diego serem escalados no setor de criação, e que Thiago Maia volte ao time para atuar ao lado de Arão na marcação. Na zaga, há dúvida sobre a manutenção ou não da dupla de jovens Noga e Natan.
Isla foi convocado pelo Chile mas não conseguiu embarcar porque seu exame para Covid segue positivo. O lateral só poderá ser escalado se a federação chilena, que tenta liberação para sua viagem para o segundo jogo das Eliminatórias, oficializar a desconvocação.
Recuperado de lesão, Pedro Rocha tem chance de voltar a ser relacionado.
Desfalques: Everton Ribeiro, Rodrigo Caio e Arrascaeta estão com suas seleções. Gabigol e João Lucas se recuperam de lesão.
Sport – Técnico: Jair Ventura
O time terá força máxima. Thiago Neves, que deixou o campo reclamando de dores contra o Bahia, treinou normalmente e está liberado. Com isso, a tendência é de que a escalação da última rodada seja repetida.
Jair Ventura também poderá contar com o atacante Rogério. Ele ficou fora da partida anterior porque está emprestado pelo Bahia.
Desfalques: o lateral-direito Raul Prata (transição), e os volantes Betinho (procedimento cardíaco) e Alê Santos (desequilíbrio muscular).
BAHIA X VASCO
O Bahia vem de derrota para o Sport na última rodada. O Tricolor está na beira da zona de rebaixamento e carrega também retrospecto ruim como mandante. O time treinado por Mano Menezes perdeu os últimos quatro jogos que disputou em casa.
O Vasco não vence há três jogos na competição, e Ramon começa a buscar soluções para retomar o bom início no Brasileirão. A equipe perdeu quatro posições na última rodada (aparece na 9ª posição). A retomada passa pelo desempenho de Cano, que vive jejum de gols que já dura cinco partidas.
Times se enfrentam às 19h15 desta quarta-feira — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Bahia – Técnico Mano Menezes
Com dores no pé, Rodriguinho desfalca o time mais uma vez. Com isso, a tendência é que Mano mantenha a base do time que jogou contra o Sport. Também há expectativa que o zagueiro Anderson Martins faça sua estreia pelo time.
Desfalques: Rodriguinho e João Pedro estão machucados;
Vasco – Técnico Ramon Menezes
O Vasco terá desfalques importantes em Salvador. Benítez e Andrey estão suspensos e não enfrentam o Bahia. A tendência é que Marcos Júnior, Bruno Gomes e Fellipe Bastos formem o meio de campo. Na lateral-direita, Yago Pikachu deve voltar após perder posição contra o Atlético-MG. Ele é o favorito na disputa com Miranda.
Desfalques: Benítez e Andrey (suspensos) e Juninho (lesão na coxa)
SÃO PAULO X ATL-GO
O técnico Fernando Diniz vai mudar a escalação do time titular para enfrentar o Atlético-GO, nesta quarta-feira, às 20h30, no Morumbi, pela 14ª rodada do Brasileirão.
Desta forma, o time titular do São Paulo no treino desta terça-feira, no CT da Barra Funda, foi o seguinte: Tiago Volpi; Juanfran, Diego Costa, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara, Daniel Alves e Igor Gomes; Vitor Bueno e Brenner.
Brenner treinou entre os titulares do São Paulo nesta terça-feira, no CT da Barra Funda — Foto: Divulgação/São Paulo
PALMEIRAS
O elenco do Palmeiras finalizou na tarde desta terça-feira, na Academia de Futebol, a preparação para o jogo desta quarta, às 21h30, contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez o atacante Luiz Adriano e o lateral-esquerdo Lucas Esteves devem ficar fora do time. A dupla foi a campo para o aquecimento, mas não participou do treino com bola com os companheiros. Ambos continuam em transição física. A lateral esquerda é um problema para o técnico Vanderlei Luxemburgo. Sem Matías Viña, que está com a seleção do Uruguai, o treinador pode improvisar o meia-atacante Gustavo Scarpa. Outra opção é o garoto Renan, de 18 anos, que atua como zagueiro e também como lateral.
Um provável time para o jogo é Jailson; Marcos Rocha, Felipe Melo, Luan e Renan (Gustavo Scarpa); Patrick de Paula, Bruno Henrique e Raphael Veiga; Rony, Willian e Wesley.
Treino do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras
BOTAFOGO
O Botafogo não vence há dez partidas e se aproxima de um recorde histórico: o maior período sem vitórias foi em 2004, com 11 jogos. Depois de uma estreia com empate, o nono do Bota no Brasileirão, Bruno Lazaroni busca seu primeiro êxito à frente da equipe e contará com o retorno de Keisuke Honda para isso. Em busca de sua primeira vitória à frente do Botafogo, Bruno Lazaroni terá um reforço importante para o jogo contra o Palmeiras: Keisuke Honda, recuperado de entorse no tornozelo, está liberado. Quem também fica à disposição do técnico é o lateral-esquerdo Guilherme Santos, que ficou fora durante um mês por conta de uma lesão na coxa esquerda. O atacante Kelvin, recém-contratado, já teve o nome publicado no BID da CBF e pode estrear. Gatito Fernandez, com a seleção paraguaia, segue fora do time.
Quem está fora: Gatito (seleção paraguaia), Lucas Barros (cirurgia no joelho), Marcinho (cirurgia no joelho), Davi Araújo (desgaste físico), Bruno Nazario (lesão no tornozelo) e Barrandeguy (suspenso).
Foto: ge
SELEÇÃO BRASILEIRA
Na tarde desta terça-feira, primeiro dia com todos os jogadores convocados na Granja Comary, o técnico Tite deu pistas da provável escalação da seleção brasileira. O Brasil enfrenta a Bolívia, sexta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. Em treino tático, Tite montou dois times, um com a defesa habitualmente titular e outro com o que parecia ser o ataque principal. Sem a presença de goleiros, a escalação indicada foi: Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro e Bruno Guimarães; Everton Cebolinha, Philippe Coutinho e Neymar; Roberto Firmino.
Técnico Tite, da Seleção, durante treino na Granja Comary — Foto: Lucas Figueiredo / CBF
NBA – FINAIS
Depois de ir à lona no último domingo ao ser nocauteado por um valente Miami Heat que teve em Jimmy Butler um heroi, o Los Angeles Lakers se recompôs e venceu o jogo 4 das finais da NBA por 102 a 96. O triunfo do time californiano veio a despeito da volta de Bam Adebayo, melhor jogador das finais do Leste e ausente dos jogos 2 e 3 das finais por causa de uma lesão no pescoço.
Se do lado do time da Flórida Jimmy Butler, Tyler Herro, Bam Adebayo e Duncan Robinson corresponderam, no lado amarelo, LeBron regeu o ataque com 28 pontos e 8 assistências. Além de anotar 22 pontos, Anthony Davis foi fenomenal na defesa com 4 tocos e um extraordinário trabalho defensivo durante toda a partida. Os Lakers abrem 3 a 1, e se vencerem na sexta-feira, faturam o seu 17º título da NBA, se igualando ao Boston Celtics em número de conquistas.
Los Angeles Lakers x Miami Heat – jogo 4 — Foto: Andrew D. Bernstein/Getty Images