Folha Esports

FOLHA SPORTS 10939

FOLHA SPORTS

PERDEU A LIDERANÇA

O Athletico foi derrotado por 3 a 2 para o Peñarol, na noite desta terça-feira, pela sexta e última rodada da fase de grupos da Libertadores, em um resultado que não foi bom para nenhum dos dois. O Furacão perdeu a liderança do Grupo 6 para o Jorge Wilsterman, que venceu o Colo-Colo e ficou com o primeiro lugar. Com isso, o Athletico fica com a segunda vaga, e o Peñarol diz adeus ao torneio. O jogo foi cheio de gols e viradas a começar já nos primeiros minutos, com o Peñarol abrido o placar com Fomiliano. Mas o Athletico achou o caminho do gol depois dos 30 mimutos com Lucho González e depois Christian fazendo um golaço de fora da área. Só que o jogo não havia acabado. No segundo tempo, o Peñarol voltou a empatar com Kagelmacher e lutando com as suas armas e com muita vontade. E virou no mesmo clima de vontade maior do que técnica. Britos subiu mais que todo mundo e marcou o gol da vitória, mas sem glória.

O Athletico está classificado na segunda colocação do grupo com 11 pontos, que o habilita a ter um adversário (virtualmente) mais forte, classificado em primeiro lugar e decidindo em casa. O Peñarol não consegue se classificar e diz adeus à Libertadores. O sorteio das oitavas de final será realizado na sexta-feira, a partir de 12h. A Libertadores, agora, para por um mês. O jogo de ida das oitavas de final será realizado entre os dias 24 e 26 de novembro. E os jogos de volta, entre 1 e 3 de dezembro. As quartas de final serão em dezembro. Já as semifinais e a final, em janeiro de 2021.

VIRADA NO FINAL

O Santos pode terminar a fase de grupos da Copa Libertadores com a melhor campanha depois de vencer o Defensa y Justicia de virada, por 2 a 1, nesta terça-feira, na Vila Belmiro, pela última rodada do Grupo G. Com gols de Lucas Braga e Marcos Leonardo (Braian Romero abriu o placar), o Peixe não só manteve a invencibilidade no torneio, mas também acabou responsável pela eliminação do Defensa y Justicia, que era vice-líder da chave e acabou ultrapassado pelo Delfín, do Equador, que venceu o Olimpia nesta terça e ficou com a segunda vaga nas oitavas de final. 

A vitória leva o Santos aos 16 pontos, na liderança absoluta do Grupo G e podendo ficar com a melhor campanha da primeira fase. Para isso, precisa torcer para o Palmeiras não vencer o Tigre, nesta quarta. O Delfín ficou em segundo, com 7 pontos. O Defensa, com 6, vai jogar a Copa Sul-Americana. O Olimpia ficou na lanterna, com 5. 

Lucas Braga chora ao marcar pelo Santos

Lucas Braga chora ao marcar pelo Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

VAGA NA SUL-AMERICANA

Já eliminado da Copa Libertadores, o São Paulo goleou o Binacional por 5 a 1, nesta terça-feira, no Morumbi, e assegurou ao menos uma vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana ao terminar em terceiro lugar no Grupo D do torneio. Jogando “para o gasto”, o Tricolor construiu a vitória com facilidade e marcou com Pablo (duas vezes), Vitor Bueno, Arboleda e Brenner – Deza fez o único gol da equipe peruana. Com o prêmio de consolação nas mãos, o São Paulo lamenta o fato de ter sido o único time da chave que perdeu e sofreu gols para o Binacional. River Plate, com 13 pontos, e LDU, com 12, avançam às oitavas de final da Libertadores pelo Grupo D. O São Paulo, com 7, fica em terceiro e vai à Sul-Americana. O Binacional termina na lanterna, com 3, fora das competições continentais em 2020.

Vitor Bueno comemora gol do São Paulo

Vitor Bueno comemora gol do São Paulo (Foto: Staff Images / CONMEBOL)

LIBERTADORES- FLAMENGO

Após a goleada por 5 a 1 sobre o Corinthians, domingo, em São Paulo, o Flamengo chegou a seis jogos disputados nos últimos 14 dias. Agora, existe a chance de diversos jogadores ganharem um descanso na partida contra o Junior Barranquilla, quarta, pela Libertadores. No domingo, a equipe tem um confronto direto com um concorrente pelo título brasileiro, o Internacional. Líder do Grupo A da Libertadores, o Flamengo precisa apenas de um empate com o Barranquilla para terminar a fase com o primeiro lugar assegurado. Os colombianos têm remotas chances de classificação. Alguns atletas em especial estão com um desgaste alto nas últimas semanas, como Isla, que jogou 270 minutos em um intervalo de cinco dias. Thiago Maia é outro candidato. Mas o número de mudanças será maior.

Flamengo Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

Flamengo Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

LBERTADORES- PALMEIRAS

O elenco do Palmeiras finalizou na tarde desta terça-feira, na Academia de Futebol, a preparação para o jogo desta quarta, às 21h30, no Allianz Parque, contra o Tigre, pela Libertadores. O técnico interino Andrey Lopes comandou uma atividade com os titulares para o confronto, acertando os últimos detalhes da equipe. Na sequência houve um trabalho tático, contra os reservas.

Um possível time do Palmeiras para o confronto é Weverton, Mayke, Felipe Melo, Gómez e Viña; Patrick de Paula, Ramires (Danilo), Zé Rafael e Lucas Lima; Wesley (Raphael Veiga) e Luiz Adriano.

Lucas Lima e Emerson Santos em disputa no treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco\ Ag. Palmeiras

Lucas Lima e Emerson Santos em disputa no treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco\ Ag. Palmeiras

DISSE NÃO

O Palmeiras desistiu da contratação do técnico espanhol Miguel Angel Ramírez, do Independente del Valle, do Equador. Após as reuniões desta terça-feira, em Quito, com o treinador mantendo a ideia de deixar o clube equatoriano somente após a campanha na Libertadores, o Palmeiras encerrou as negociações a desistiu de contratá-lo.  Agora a diretoria do Palmeiras partirá em outra direção para contratar um novo treinador. Vários nomes foram analisados desde a saída de Vanderlei Luxemburgo. A tendência, neste momento, é que a preferência siga por um técnico estrangeiro. Enquanto não resolve seu novo comandante, o Verdão volta a campo às 21h30 desta quarta-feira, contra o Tigre, no Allia
nz Parque, pela Libertadores. O interino Andrey Lopes seguirá dirigindo a equipe.

Miguel Ángel Ramírez, técnico do Independiente del Valle — Foto: Luis Vera/Getty Images

Miguel Ángel Ramírez, técnico do Independiente del Valle — Foto: Luis Vera/Getty Images

LIGA DOS CAMPEÕES

Se o Barcelona procurava uma estreia na Liga dos Campeões para acalmar os ânimos, encontrou. Fez 5 a 1 no Ferencváros, o campeão húngaro, nesta terça-feira, pelo Grupo G, no Camp Nou, numa noite em que teve gol para quase todo mundo. Messi, Ansu Fati, Philippe Coutinho, Pedri e Dembélé marcaram. Kharatin descontou de pênalti. Uma goleada para renovar energias para o clássico contra o Real Madrid no sábado.

Depois de ficar fora da última edição, o Manchester United teve um retorno triunfal na Liga dos Campeões da Europa. Nesta terça-feira, a equipe tricampeã da competição teve boa atuação e venceu o PSG, atual vice, por 2 a 1 em pleno Parque dos Príncipes. Bruno Fernandes e Rashford marcaram para o time inglês, e o gol dos franceses foi contra, de Martial.

Rashford comemora gol da vitória do Manchester United sobre o PSG

Rashford comemora gol da vitória do Manchester United sobre o PSG (Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes)

A Juventus começou a sua campanha na Liga dos Campeões 2020/21 com uma vitória nesta terça-feira sem sustos sobre o Dínamo de Kiev, por 2 a 0, no Estádio Olímpico da capital ucraniana. Os dois gols foram marcados pelo atacante Morata, ambos no segundo tempo.

Juventus vence o Dínamo de Kiev por 2 a 0 na abertura da Liga dos Campeões

Juventus vence o Dínamo de Kiev por 2 a 0 na abertura da Liga dos Campeões (Foto: Getty Images)

SÉRIE B

Era o duelo da melhor defesa contra o então melhor ataque. Mas quem olha o placar final vai pensar que apenas um time que entrou em campo nesta terça-feira à noite no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, ostenta essas marcas. Estamos falando do novo líder da Série B – pelo menos por uma noite. Em atuação irretocável, a Chapecoense manteve a solidez defensiva e mostrou uma força ofensiva de dar inveja à Ponte Preta para fazer 5 a 0 num duelo direto pelas primeiras colocações. A maior goleada da atual edição foi construída por Paulinho Moccelin, Busanello, no primeiro tempo, Anselmo Ramon, Alisson (contra) e Lucas Tocantins. Uma exibição que carimba o rótulo de forte candidato ao acesso para os catarinenses e coloca um ponto de interrogação sobre a real capacidade da Macaca na busca pela vaga à elite.

Ponte Preta x Chapecoense

Ponte Preta x Chapecoense (Foto: Marcio Cunha/ACF)

A estrela de Felipão brilhou, e o Cruzeiro venceu o Operário-PR, por 1 a 0, nesta terça-feira, no Germano Krüger, pela 17ª rodada da Série B do Brasileiro. Na reestreia do treinador, a Raposa quebrou um jejum de quatro jogos e ganhou com gol de Arthur Caíke, no segundo tempo. No fim, o goleiro Fábio evitou o empate do Fantasma. O time mineiro se recupera e aumenta a pressão no Fantasma, que só ganhou um dos últimos oito jogos.Com a vitória, o Cruzeiro sobe para a 17ª posição e agora tem 16 pontos, um abaixo do Guarani, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Já o Operário-PR fica em 10º, com 22 pontos, e pode perder colocações no complemento da rodada.

Operário-PR x Cruzeiro

Operário-PR x Cruzeiro (Foto: JOãO VITOR REZENDE BORBA/AGIF)

NADA FEITO

O STJD indeferiu o pedido do SãoPaulo solicitando a anulação da partida contra o Atlético-MG, disputada dia 3 de setembro, no Mineirão, pela sétima rodada Campeonato Brasileiro. O time perdeu por 3 a 0. O clube alega que houve erro de direito na anulação do gol de Luciano pelo VAR. De acordo com o despacho de Otávio Noronha, presidente do STJD, o clube perdeu o prazo legal para entrar com o pedido da impugnação da partida. O artigo 85 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) determina prazo de dois dias após a entrada da súmula na CBF para que a reclamação seja entregue ao tribunal.

– De outro giro, registre-se que é inviável a esta altura aplicação do princípio da fungibilidade, pela mesma razão que reforça a necessária extinção de plano da pretensão aqui vindicada. É que o artigo 85 do CBJD dispõe que a Impugnação ao resultado de partida deverá ser protocolada no tribunal em até dois dias da entrada da súmula na entidade de administração do desporto, e como consta da própria exordial, referido prazo já se esvaiu mais de 40 dias antes do aforamento deste procedimento – afirma trecho do documento.

Luciano teve gol anulado em São Paulo x Atlético-MG — Foto: SporTV

Luciano teve gol anulado em São Paulo x Atlético-MG — Foto: SporTV